Questões Militares Sobre patologia clínica em medicina

Foram encontradas 190 questões

Q2559586 Medicina
A degeneração hialina consiste no acúmulo de material proteico e acidófilo nas células, que resulta da condensação de filamentos intermediários ou do acúmulo de material viral; outras vezes, o material hialino depositado é constituído por proteínas endocitadas. Marque a opção em que o processo patológico não constitui degeneração hialina
Alternativas
Q2559584 Medicina
Representa aspecto microscópico da Doença de Rosai Dorfmann:
Alternativas
Q2559581 Medicina
Analise as assertivas abaixo quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Esquistossomose mansônica.

I. As manifestações clı́nicas da esquistossomose variam segundo a espécie do parasito, da carga parasitária e de determinantes do hospedeiro. No Brasil, a infecção por S. mansoni causa principalmente as formas hepatointestinal (discreta) e hepatoesplênica (grave). Manifestações menos comuns (pulmonares, do sistema nervoso, renais) resultam da migração anômala de vermes e/ou de ovos.
II. Nos indivıduos de áreas endêmicas, manifestações clınicas na fase aguda da infecção são discretas (dermatite com prurido, pápulas e vermelhidão na pele no local de penetração das cercárias) ou ausentes. Febre irregular, fadiga, mialgia, tosse não produtiva, eosinofilia acentuada e cefaleia podem estar presentes. A maioria dos pacientes recupera-se espontaneamente depois de 4 a 10 semanas.
III. Microscopicamente, a forma crônica pode apresentar granuloma do tipo exsudativo em torno de ovos viáveis de S. mansoni. Há extensa necrose de aspecto fibrinoide central, circundada por macrófagos epitelioides, com eosinófilos de permeio.
IV. Em áreas endêmicas, a minoria dos indivı́duos com infecção crônica pelo S. mansoni (10% dos casos) é assintomática ou apresenta manifestações clınicas discretas; formas crônicas graves ocorrem em 50% das pessoas infectadas.


Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2471313 Medicina
Sobre as parasitoses intestinais, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2471273 Medicina
Com relação à qualidade da imagem radiológica, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263431 Medicina
Assinale a alternativa que corretamente apresenta a resposta compensatória esperada nos distúrbios simples da acidose metabólica.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263428 Medicina
Nitritos normalmente não são encontrados na urina. Muitas bactérias uropatogênicas gram negativas são capazes de reduzir nitratos em nitritos pela ação da enzima nitrato redutase presente nessas bactérias.

Assinale a alternativa que indica corretamente a bactéria que é incompetente para produzir nitritos. 
Alternativas
Q2262946 Medicina
Paciente de sexo feminino com diagnóstico de β-talassemia é encaminhada para o ambulatório de hematologia para seguimento clínico. Queixa-se de crises de dor em flanco direito de ocorrência esporádica e úlceras crônicas em membros inferiores. Nunca recebeu transfusão de concentrado de hemácias. Ao exame físico, apresenta hepatoesplenomegalia moderada. Os exames laboratoriais mostram Hb 8,6 g/dL; Ht 25%; 90000 plaquetas/mm³; BI (bilirrubina indireta) 4 mg/dL; ferritina 800 ng/mL e DHL (desidrogenase lática) 600 U/L. Ultrassonografia de abdome inferior mostra duas massas em retroperitôneo de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
Com relação ao caso apresentado, é correto afirmar que se trata de β-talassemia
Alternativas
Q2262942 Medicina
Aloanticorpos maternos contra antígenos eritrocitários que não RhD são capazes de causar hemólise clinicamente significativa das hemácias fetais e dos recém-nascidos, conhecida como doença hemolítica do recém-nascido (DHRN). Uma vez que um aloanticorpo é identificado, testes apropriados e estimativas de risco para o feto são essenciais para os cuidados obstétricos.
Assinale a alternativa que contém o antígeno que, além do RhD, é mais comumente implicado DHRN.
Alternativas
Q2262028 Medicina
Em relação à fisiopatologia da colopatia isquêmica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2262019 Medicina
Homem, 30 anos, praticante de halterofilismo dá entrada no pronto atendimento com histórico de vômitos com sangue vivo há cerca de 2 horas. Refere histórico de doença do refluxo gastroesofágico há muitos anos e teve diagnóstico recente de hérnia hiatal durante uma endoscopia de rotina. Refere início súbito do quadro de hematêmese durante apresentação em um campeonato regional do qual participava. Deu entrada estável com PA 110x85 mmHg e FC 97 bpm. Ao exame: Descorado +/4+, abdome indolor e flácido. Presença de hérnia umbilical. Sem outros achados.
De acordo com o quadro clínico proposto, qual a causa mais provável do sangramento?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260365 Medicina
A doença hepática aguda pelo vírus B ocorre em indivíduos infectados 30 a 180 dias após a contaminação. Na evolução laboratorial da fase aguda encontramos
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260364 Medicina
Adolescente, 14 anos de idade, morador de rua há 6 meses, queixa-se dores no corpo e tosse, inicialmente seca e depois produtiva há cerca de 4 meses. Relata tabagismo diário e uso de álcool várias vezes por semana. Ao exame está emagrecido, ausculta cardiopulmonar sem alterações, roncos quando tosse a pedido. Realizada radiografia de tórax, tem infiltrado intersticial e aumento da trama brônquica. A conduta indicada para o quadro apresentado é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260359 Medicina
Recém-nascido, 3 dias de vida, idade gestacional de 36 semanas, peso de nascimento 2 700 g, Apgar 6/8, tem BT = 14,2 mg/dL, mãe e recém-nascido tem tipagem sanguínea O Rh positivo. A perda de peso até o terceiro dia foi de 8,5 %. A conduta indicada para o quadro descrito é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260355 Medicina
Menina, 5 anos de idade, queixa-se de dor para urinar e perda urinária nas roupas há 3 dias. Afebril, tem hiperemia intensa em genitais, chora ao lavar a região. Em atendimento colheu urina I e urocultura por jato médio. Com resultado de nitrito positivo e mais de 1000000 de leucócitos/ mm3, foi medicada com amoxicilina-clavulanato, por 10 dias com melhora da dor em 2 dias. Na urocultura houve crescimento de 150000 UFC/ mm3 de E. coli, com sensibilidade a todos os antibióticos testados. Realizou controle após o tratamento, a urina I apresentou resultado normal e houve crescimento de 30000 UFC/ mm3, também sensível a todos os antibióticos testados. Diante do quadro clínico e exames laboratoriais, o diagnóstico e a conduta indicados são respectivamente:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Neurologia |
Q2260291 Medicina
Paciente feminina, 69 anos, diabética e hipertensa, foi levada ao consultório por familiares com relato de perda de memória progressiva de início há cerca de 2 anos. Filha refere que a paciente esquece onde deixa as chaves, tem atrasado contas e esquece o fogão aceso. Conjuntamente, passou a apresentar dificuldade de marcha e, há seis meses, não tem conseguido chegar a tempo ao banheiro para urinar. Ao exame físico neurológico, observa-se marcha de base alargada, mini-mental de 22 e sem outras alterações. Diante deste quadro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2259702 Medicina
Mulher de 30 anos, previamente saudável, apresenta febre, fraqueza, dor abdominal e diarreia. Os sinais vitais na apresentação são notáveis para pressão arterial de 180 x 110 mmHg. Os exames laboratoriais iniciais são normais, exceto por uma leve leucocitose de 13.000/mm3 com predominância de neutrófilos. Culturas de fezes e testes de toxina são negativos. Três dias depois, ela desenvolve confusão, trombocitopenia com contagem de plaquetas abaixo de 30.000/mm3 e injúria renal aguda. O esfregaço de sangue periférico mostra um número muito alto de esquizócitos.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, o próximo passo mais apropriado no manejo dessa paciente é
Alternativas
Q2259682 Medicina
Homem de 63 anos é internado com quadro de tosse, hipoxemia e dispneia. A tomografia evidencia lesão pulmonar sugestiva de câncer de pulmão, com extenso derrame pleural unilateral à direita. A toracocentese realizada 5 dias antes removeu 1200 mL de líquido sanguinolento, com alívio do quadro. A radiografia de tórax de acompanhamento documenta expansão incompleta do pulmão direito, com ar parcialmente substituindo o líquido pleural removido. Ele evolui com recidiva da dispneia e a nova radiografia mostra novamente um volumoso derrame pleural do mesmo lado.
Nesse momento, o manejo mais adequado é
Alternativas
Q2259666 Medicina
É correto afirmar acerca do valor da amilase e lipase séricas no diagnóstico de pancreatite aguda:
Alternativas
Q2259338 Medicina
Paciente de 32 anos, vítima de trauma esplênico, foi levado ao centro cirúrgico para laparotomia exploradora. O anestesiologista optou pela realização de uma tromboelastografia. No teste padrão desse exame, o ativador de contato utilizado é
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: A
6: C
7: A
8: B
9: B
10: A
11: E
12: C
13: A
14: E
15: D
16: A
17: B
18: D
19: A
20: D