Questões Militares
Sobre resoluções do cfm em medicina
Foram encontradas 30 questões
Médico tem seu nome publicado em revista de saúde em sua cidade com os seguintes dizeres: Dr. Fulano foi eleito o “Médico do ano”. Mediante o exposto, o que deverá o médico em questão fazer:
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, após a doação, o doador deve aguardar, aproximadamente, ________ horas antes de realizar qualquer esforço físico, especialmente com o membro relacionado à doação.
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, sobre preparação de componentes sanguíneos, a validade
dos concentrados de hemácias congeladas é de ________ anos, contados da data da doação do sangue.
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, sobre a coleta de sangue do doador e da preparação de componentes sanguíneos, o tempo de coleta não será superior a _______ minutos, sendo o tempo ideal de até _______ minutos.
A sequência de números que preenche corretamente as lacunas é:
I. Não serão selecionados os candidatos à doação que apresentarem perda de peso inexplicável superior a 10% (dez por cento) da massa corporal nos 6 (seis) meses que antecederem a doação.
II. Para ser selecionado para doação, o candidato deve ter, no mínimo, peso de 50 kg (cinquenta quilogramas).
III. Para doença de Chagas, o candidato com antecedente epidemiológico de contato domiciliar com triatomíneo em área endêmica ou com diagnóstico clínico ou laboratorial desta patologia é inapto à doação de sangue por 12 (doze) meses.
IV. Na aferição da pressão arterial do candidato, a pressão sistólica não deve ser maior que 180 mmHg (cento e oitenta milímetros de mercúrio) e a pressão diastólica não deve ser maior que 100 mmHg (cem milímetros de mercúrio).
Estão corretas apenas as assertivas
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, em caso de exsanguíneo transfusão, para a seleção do componente sanguíneo, será utilizado em recém-nascidos, normalmente, sangue total colhido há menos de ________ dias.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 158, de 04 de fevereiro de 2016. Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos. Brasília, 2016.
Sobre os exames de qualificação no sangue do doador, analise as assertivas abaixo.
I. Pelo menos durante os 6 (seis) próximos meses após a doação, será conservada (plasmateca ou soroteca) uma alíquota da amostra de plasma ou soro de cada doação de sangue em temperatura igual ou inferior a -20° C (vinte graus Celsius negativos).
II. É recomendada a realização da fenotipagem de antígenos eritrocitários dos sistemas Rh (D, C, c, E, e) e Kell (K1) nas amostras de sangue de doadores, conforme as demandas do serviço de hemoterapia.
III. É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, AIDS e CMV.
IV. Nas regiões endêmicas de malária, com transmissão ativa, independente da incidência parasitária da doença, será realizado teste para detecção do plasmódio ou de antígenos plasmodiais.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Com base na Portaria n. 158, de 04 de fevereiro de 2016, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, a gestação é motivo de inaptidão temporária para a doação de sangue até _________ após o parto.
Sobre sedação, assinale a afirmativa correta.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
I. O médico é considerado imprudente quando seus atos ou condutas são caracterizados pela intempestividade, precipitação, insensatez ou inconsideração.
II. O médico é considerado negligente quando age com inação, indolência, inércia e passividade.
III. O médico é omisso quando não observa os deveres que as circunstâncias exigem.
Está correto o que se afirma em