Questões Militares de Veterinária - Biossegurança em Veterinária
Foram encontradas 14 questões
Em um laboratório em que os organismos rotineiramente manipulados não são transmitidos por meio de aerossóis, mas são utilizadas barreiras primárias como proteção facial, aventais e luvas para reduzir o risco de exposição dos funcionários, assinale a opção que indica seu nível mínimo de biossegurança (NB).
Assinale a alternativa que indica um microrganismo em que os exemplares de sua cultura estão incluídos na categoria A da IATA.
De acordo com a classificação e risco de agentes biológicos, como relatado pelo Ministério da Saúde, enumere as afirmativas da segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Classe
1. Classe de risco 2.
2. Classe de risco 3.
3. Classe de risco 4.
4. Classe de risco especial.
Descrição
( ) Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes.
( ) Abrange agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas.
( ) Inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas.
( ) Abrange os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem medidas de tratamento e/ou de prevenção.
Levando em consideração as diretrizes para o trabalho em contenção com agentes biológicos, assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.
“A baciloscopia para detecção de ____________________pode ser realizada em laboratório NB 2 utilizando Cabine de Segurança Biológica (CSB), mesmo este agente sendo classificado como da Classe de Risco 3.”
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, biossegurança requer um conjunto de ações para prevenção, controle, redução ou eliminação de riscos à saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente. Analise as afirmativas abaixo sobre biossegurança, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O transporte de material biológico entre laboratórios dentro de um campus ou no mesmo prédio deve ser feito em dois recipientes, um interno e outro externo, ambos vedados, e contendo informação sobre o tipo de material transportado, o nome e o endereço do remetente e destinatário.
( ) Laboratórios NB-2 são considerados ambientes de contenção, e destinam-se ao trabalho com agentes biológicos da classe de risco 2, moderado risco individual e limitado risco para a comunidade, a exemplo de Ehrlichia spp. ou Mycoplasma spp. .
( ) Em laboratórios NB-1, toda a equipe deve ser treinada para ações de biossegurança. É vedado o consumo e a presença de alimentos (salvo se os alimentos forem o material analisado) e é proibida a pipetagem com a boca, mas nos NB-1 os jalecos podem ser usados fora do ambiente laboratorial.
Considerando que a classificação de risco (CR) de agentes biológicos que não têm potencial causador de doença em seres humanos e animais é CR-1, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Vinca roseua
2. Poxvirus - varíola
3. Bifidobacterium bifidum
4. Salmonella spp.
5. Flavivirus — febre do oeste do Nilo
( ) CR-2: agentes biológicos com potencial causador de infecções no homem ou nos animais, mas com capacidade limitada de disseminação; há contra eles métodos terapêuticos e profiláticos eficazes.
( ) CR-3: agentes biológicos transmissíveis por inalação e/ou capazes de causar patologias potencialmente letais no homem ou nos animais; há contra eles medidas de tratamento e/ou de prevenção.
( ) CR-4: agentes biológicos dissemináveis pelo ar, no meio ambiente e em comunidades, com alto poder de transmissão por inalação, ou cuja transmissibilidade é desconhecida, não havendo contra eles recursos profiláticos ou terapêuticos eficazes.