Questões Militares de Veterinária - Clínica Médica para Pequenos Animais

Foram encontradas 177 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172739 Veterinária
Através do exame clínico de um animal com dermatopatia, pode-se avaliar a condição do pelame e as características das lesões de pele, sendo que certas lesões podem ser observadas em determinadas doenças/condições. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172737 Veterinária
Para o tratamento da fase crônica domiciliar da insuficiência cardíaca congestiva no estágio C, em cães, o mais indiciado é a utilização das seguintes drogas farmacológicas. Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172736 Veterinária
Ao exame ultrassonográfico da próstata de um cão castrado, foram observados aumento de volume assimétrico, contorno irregular, presença de mineralizações intraparenquimatosas, visibilizadas pela presença de imagens hiperecóicas com sombreamento acústico posterior, lineares e irregulares. O diagnóstico provável e a conduta para diagnóstico são, respectivamente. Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Veterinária |
Q2172734 Veterinária
Com relação à ceratoconjuntivite seca (CCS) no cão, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2090892 Veterinária
Assinale, a seguir, dermatopatia que apresenta predisposição genética em sua manifestação. 
Alternativas
Q2090891 Veterinária
Assinale, a seguir, os sinais clínicos apresentados por um cão acometido por ceratoconjuntivite seca.
Alternativas
Q2090886 Veterinária
Endocardite é uma infecção que acomete as válvulas cardíacas ou os tecidos endocárdicos. A bacteremia persistente, transitória ou recidivante causa a infecção endocárdica. Sobre a endocardite infecciosa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090883 Veterinária
A Encefalopatia Hepática (EH) é um distúrbio metabólico que acomete o Sistema Nervoso Central (SNC), secundário à doença hepática. São considerações relacionadas à encefalopatia hepática, EXCETO:
Alternativas
Q2090882 Veterinária
São consideradas doenças causadoras de poliúria e polidipsia em cães e gatos, EXCETO:
Alternativas
Q2090879 Veterinária
O pavilhão auricular consiste na parte plana da cartilagem auricular, coberta por pele em ambos os lados. A maioria das doenças de pele pode afetar o pavilhão auricular nos cães e gatos, podendo, também, lesionar outras partes do corpo. São dermatoses pruriginosas do pavilhão auricular de cães e gatos, EXCETO: 
Alternativas
Q2090877 Veterinária
A urina dos cães é uma solução complexa e, sob determinadas condições, pode ocorrer a cristalização dos sais presentes e a formação de urólitos. Sobre as características dos urólitos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2090876 Veterinária
NÃO se trata de um parasita do trato alimentar de pequenos animais:
Alternativas
Q2090875 Veterinária
A azotemia é definida como o aumento da concentração sanguínea de compostos nitrogenados não proteicos, geralmente ureia e creatinina. Assinale, a seguir, a azotemia quanto à origem pré-renal, renal ou pós-renal:
Alternativas
Q2090872 Veterinária
O termo síndrome nefrótica é tradicionalmente empregado para descrever pacientes com as seguintes alterações:
Alternativas
Q2090869 Veterinária
A insuficiência cardíaca é uma condição fisiopatológica que se torna clinicamente aparente quando a cardiopatia provoca disfunção sistólica, diastólica ou ambas, grave o suficiente para provocar sinais clínicos em repouso ou durante esforço físico. São possíveis achados clínicos de insuficiência cardíaca, EXCETO:
Alternativas
Q2090866 Veterinária
São fatores que podem contribuir para obstrução das vias aéreas menores em gatos com doença bronquial, EXCETO:
Alternativas
Q2090865 Veterinária
Em cães e gatos, a função primária do intestino delgado é participar da digestão e da absorção de nutrientes. As doenças intestinais crônicas geralmente alteram a função normal do intestino delgado, causando insuficiência generalizada de digestão e absorção de nutrientes. Sobre as Enteropatias Perdedoras de Proteínas (EPP), assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2090862 Veterinária
Sobre a lipidose hepática felina, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090861 Veterinária
Um cão shih tzu, de três anos de idade, foi atendido com histórico de prurido intenso, crônico, inicialmente alesional, em regiões perioral, cervical e interdígitos, além de otite de repetição. Sabe-se que o cão mora em apartamento, come ração comercial e faz controle periódico de ectoparasitas. Ao exame físico apresenta eritema e hiperqueratose em interdígitos e lábios inferiores, eritema cervical ventral e liquenificação de face côncava de pavilhões auriculares com secreção ceruminosa no interior dos condutos. Considerando o caso hipotético e as dermatopatias alérgicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090860 Veterinária
Sobre a esporotricose, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma zoonose e pode ser causada por várias espécies de Sporothrix. No Brasil, o S. Schenckii é a espécie mais relatada.
II. A infecção ocorre por inoculação do fungo na pele através de solo e vegetais contaminados, por traumas por mordedura ou arranhadura e, menos frequentemente, por inalação.
III. O diagnóstico diferencial inclui micobacteriose; algose; leishmaniose; criptococose; neoplasia; e, nocardiose.
IV. Devido à gravidade e ao alto potencial de transmissibilidade da esporotricose felina, a eutanásia pode estar indicada em situações de resposta insatisfatória à terapia ou à incapacidade de tratamento em animais errantes e de comportamento agressivo.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: C
5: D
6: E
7: A
8: E
9: B
10: B
11: D
12: D
13: D
14: E
15: E
16: B
17: A
18: E
19: B
20: E