Questões Militares Sobre defesa sanitária em veterinária

Foram encontradas 67 questões

Q2023708 Veterinária
O mormo é uma das mais antigas doenças infectocontagiosas de equídeos e tem especial atenção no campo da saúde pública por se tratar de uma zoonose.
Sobre o mormo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Veterinária |
Q2020069 Veterinária
A afinidade da Brucella abortus com a placenta e o feto, principalmente pelos trofoblastos corioalantoideanos, tem sido relacionada `a presença de
Alternativas
Q1883951 Veterinária
A Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013 alterou a lista de doenças passíveis da aplicação de medidas de defesa sanitária animal, as quais são de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial – SVO, para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal (MAPA, 2021).

Sobre as doenças de notificação obrigatória ao SVO, em aves, relacione os tipos de litas abaixo com as doenças correspondestes: 

1. Doenças erradicadas ou nunca registradas no país, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial.
2. Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito.
3. Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado.
4. Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado.
( ) Doença de Newcastle e Laringotraqueíte infecciosa aviária.
( ) Micoplasmoses e Clamidiose aviária.
( ) Influenza aviária e Febre do Nilo Ocidental.
( ) Coriza aviária, Doença de Marek e Doença de Gumboro.

A relação correta, na ordem apresentada, é
Alternativas
Q1883950 Veterinária
A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do MAPA. Sobre a Febre Aftosa, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) As espécies susceptíveis à Febre Aftosa são aquelas da subordem Ruminantia, da família Suidae, da ordem Artiodactyla, que compreende animais domésticos como bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e animais silvestres como javalis, capivaras, cervídeos, bisão, búfalo africano, elefantes, girafas, lhamas, alpacas, camelos bactrianos.
( ) O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.
( ) O agente etiológico (Picornavírus) possui os sorotipos: O, A, C, SAT 1, SAT 2, SAT 3 e Ásia 1. No Brasil, somente foram detectados os sorotipos O, A e C e SAT 1.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883947 Veterinária
O Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) atua em consonância com o Código Sanitário para Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e em harmonia com o setor produtivo, estabelecendo medidas de prevenção, controle e vigilância das principais doenças avícolas de impacto tanto em saúde pública como em saúde animal. De acordo com o PNSA, cada estabelecimento avícola deve ter seu próprio cronograma de vacinação, podendo incluir vacinas para outras enfermidades além daquelas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde que essas sejam permitidas e registradas no Ministério (MAPA, 2021). 
Sobre as vacinações previstas no PNSA, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) Doença de Marek: a vacinação é obrigatória nos estabelecimentos incubatórios de reprodução, antes da expedição das aves de um dia.
( ) Doença de Newcastle: as aves reprodutoras e de postura comercial devem realizar vacinação sistemática contra a doença de Newcastle, inclusive as aves SPF (Specific Pathogen Free).
( ) Salmoneloses: as granjas de reprodução do tipo linhas puras, bisavós, avós e SPF não são autorizadas a utilizar vacinação de qualquer natureza contra salmonelas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883943 Veterinária
“A estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT é baseada na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para essas doenças e na definição e aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco. A eficácia de um programa nacional de promoção de saúde animal depende em parte da qualidade e padronização dos meios de diagnósticos utilizados.”
(MAPA, 2021)

No contexto do PNCEBT, sobre os testes de diagnóstico indireto aprovados para Brucelose, seus critérios de utilização e interpretação, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) O Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), é de fácil execução, porém pouco sensível, e constitui-se como o único teste de rotina realizado por médicos veterinários habilitados.
( ) O 2-Mercaptoetanol (2-ME) é um teste confirmatório a que podem ser submetidos os animais que reagirem ao AAT. É mais específico e deve ser executado em laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
( ) O Teste de Fixação de Complemento (FC), é realizado em laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária para efeitos de trânsito nacional de animais e para diagnóstico de casos inconclusivos ao teste do 2-ME.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883936 Veterinária
“O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças em bovinos e bubalinos, visando a erradicação. O regulamento técnico do PNCEBT, instituído em 2001 foi revisto pela Instrução Normativa SDA nº 10, de 03/03/2017. Os testes de diagnóstico de brucelose e de tuberculose utilizado pelo PNCEBT colocam o Brasil em sintonia com os padrões internacionais e, em particular, com as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).”
(MAPA, 2021)

No contexto do PNCEBT, sobre os testes de diagnóstico indireto aprovados para Tuberculose, seus critérios de utilização e interpretação, analise os itens a seguir:

I. O teste cervical simples é adotado como prova de rotina, sendo realizado com inoculação intradérmica de tuberculina PPD bovina, na região cervical ou na região escapular dos animais, devendo a inoculação ser efetuada de um mesmo lado em todos os animais do estabelecimento de criação que estão sendo testados.
II. O teste da prega caudal é utilizado exclusivamente em gado de corte, como prova de rotina, sendo que qualquer aumento de espessura na prega inoculada classificará o animal como reagente.
III. O teste cervical comparativo, que utiliza a inoculação intradérmica de tuberculina PPD bovina, nas dosagens de 0,1 mL e 0,5 mL, pode ser utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste cervical simples ou ao teste da prega caudal ou como prova de rotina em rebanhos com histórico de reações inespecíficas, em estabelecimentos certificados como livres e em estabelecimentos com criação de bubalinos, visando garantir boa especificidade diagnóstica.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820540 Veterinária
As doenças erradicadas ou nunca registradas no país, que requerem a notificação imediata ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento de qualquer caso suspeito ou diagnóstico laboratorial, estão incluídas na categoria 1. Assinale a alternativa que apresenta uma doença que pertence a essa categoria.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Veterinária |
Q1777201 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta uma doença que requer notificação mensal de qualquer caso confirmado, conforme proposto pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil.
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Veterinária |
Q1777200 Veterinária
Atualmente, o Serviço Veterinário do Brasil utiliza quatro síndromes configuradas no sistema estabelecido pelo Centro Panamericano de Febre Aftosa – PANAFTOSA. Assinale a alternativa que apresenta uma doença com diagnóstico diferencial disponível no Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica – SivCont para as doenças- -alvo da síndrome vesicular.
Alternativas
Q1669397 Veterinária
São doenças de notificação obrigatória em equinos, EXCETO:
Alternativas
Q1669379 Veterinária
Em relação à anemia infecciosa equina NÃO é correto afirmar:
Alternativas
Q1664625 Veterinária
A anemia infecciosa equina é uma doença altamente contagiosa, sem tratamento, causada por:
Alternativas
Q1620011 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta uma doença que requer notificação mensal de qualquer caso confirmado, conforme proposto pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil.
Alternativas
Q1620010 Veterinária
Atualmente, o Serviço Veterinário do Brasil utiliza quatro síndromes configuradas no sistema estabelecido pelo Centro Panamericano de Febre Aftosa – PANAFTOSA. Assinale a alternativa que apresenta uma doença com diagnóstico diferencial disponível no Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica – SivCont para as doenças-alvo da síndrome vesicular.
Alternativas
Q1045458 Veterinária
Assinale a alternativa referente às doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito.
Alternativas
Q1045452 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir, referentes ao controle e profilaxia da brucelose bovina.
I. Os animais com o diagnóstico positivo devem ser marcados com um “P” contido em um círculo de 8cm de diâmetro.
II. O controle da brucelose bovina baseia-se na vacinação de bezerros e bezerras com a amostra B19 da Brucella abortus.
III. A legislação prevê a certificação voluntária de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose, aplicada a rebanhos leiteiros, e a certificação voluntária de estabelecimentos monitorados para brucelose e tuberculose, aplicada a rebanhos de corte.
Assinale
Alternativas
Q1045448 Veterinária
Tuberculose bovina é uma doença de notificação compulsória, e os meios de diagnóstico, controle e profilaxia são fiscalizados e preconizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com base nos conhecimentos dos meios de diagnóstico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1045444 Veterinária
Para a manutenção da sanidade animal, cabe ao médico veterinário conhecimento sobre as doenças importantes para a defesa sanitária animal. Em ruminantes, merecem destaque febre aftosa, febre catarral maligna, encefalopatia espongiforme bovina, maedi-visna e raiva, cujas etiologias são, respectivamente,
Alternativas
Q1045438 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir, referentes à Anemia Infecciosa Equina (AIE).
I. O agente etiológico é um Adenovírus, pertencente à família Retroviridade.
II. A legislação brasileira de saúde animal considera AIE como doença de notificação obrigatória.
III. Na fase aguda, o animal doente pode apresentar febre, trombocitopenia e/ou anemia.
IV. O sacrifício dos animais doentes é realizado após a confirmação da doença, por meio do detecção da anemia no exame hematológico.
Assinale
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: A
5: A
6: B
7: B
8: B
9: E
10: B
11: A
12: B
13: A
14: E
15: B
16: A
17: A
18: A
19: E
20: C