Questões Militares de Veterinária - Imunologia e Vacina

Foram encontradas 27 questões

Q2047400 Veterinária
O principal foco de atenção no tratamento dos helmintos parasitos de cães e gatos está na mãe e na ninhada. O protocolo de vermifugação indicado para cães filhotes é
Alternativas
Q2047389 Veterinária
O esquema vacinal inicial contra cinomose para um cão adulto que não foi vacinado enquanto filhote é
Alternativas
Q2023691 Veterinária
As vacinas conhecidas como V8 usadas na vacinação de cães conferem proteção contra doenças graves e até mortais. Elas também são chamadas de polivalentes e seu reforço é anual.
Assinale a opção que indica duas doenças para as quais a vacina V8 confere proteção.
Alternativas
Q2023676 Veterinária
As vacinas podem ser divididas em vivas e inativadas e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Comparando as vacinas vivas às inativadas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2023675 Veterinária
As hipersensibilidades são lesões patológicas desencadeadas por respostas imunes e podem ser classificadas em quatro tipos principais, com base em seus mecanismos patogênicos.
É correto afirmar que a doença hemolítica do recém-nascido é um exemplo de hipersensibilidade
Alternativas
Q1883952 Veterinária
De acordo com o regulamento técnico para produção e controle de qualidade da vacina contra a brucelose e antígenos para diagnóstico da brucelose (Instrução Normativa N° 15, de 19 de fevereiro de 2004), analise os itens a seguir:

I. A vacina, utilizada para o controle da brucelose bovina e bubalina no Brasil é obtida a partir de culturas de referência certificadas de Brucella abortus B19, comercializada na forma viva, liofilizada, acompanhada do respectivo diluente e de uso veterinário exclusivo.
II. Além de Brucella abortus B19, outras cepas também poderão ser utilizadas para a fabricação de vacinas contra a brucelose bovina e bubalina, desde que aprovadas pelo MAPA.
III. Os antígenos para o diagnóstico sorológico da brucelose bovina e bubalina, causada por espécies do gênero Brucella (B. abortus, B. melitensis e B. suis), são preparados a partir de culturas de referência certificadas de Brucella abortus 1119-3, inativadas e padronizadas conforme normas estabelecidas pelo MAPA.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1883947 Veterinária
O Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) atua em consonância com o Código Sanitário para Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e em harmonia com o setor produtivo, estabelecendo medidas de prevenção, controle e vigilância das principais doenças avícolas de impacto tanto em saúde pública como em saúde animal. De acordo com o PNSA, cada estabelecimento avícola deve ter seu próprio cronograma de vacinação, podendo incluir vacinas para outras enfermidades além daquelas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde que essas sejam permitidas e registradas no Ministério (MAPA, 2021). 
Sobre as vacinações previstas no PNSA, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:

( ) Doença de Marek: a vacinação é obrigatória nos estabelecimentos incubatórios de reprodução, antes da expedição das aves de um dia.
( ) Doença de Newcastle: as aves reprodutoras e de postura comercial devem realizar vacinação sistemática contra a doença de Newcastle, inclusive as aves SPF (Specific Pathogen Free).
( ) Salmoneloses: as granjas de reprodução do tipo linhas puras, bisavós, avós e SPF não são autorizadas a utilizar vacinação de qualquer natureza contra salmonelas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Veterinária |
Q1777236 Veterinária
Ao montar um programa de vacinação voltado a um plantel de equinos, deve-se levar em consideração que a
Alternativas
Q1669399 Veterinária
Sobre o processo de imunização de um animal é correto afirmar que:
Alternativas
Q1006811 Veterinária
Como componente da vacina múltipla administrada a cães de diversas marcas, temos antígenos de Adenovirus tipo II que causa doença respiratória, mas que também fornece proteção cruzada para:
Alternativas
Q1006804 Veterinária

Com relação aos acidentes com serpentes peçonhentas, correlacione a coluna da esquerda com a da direita de acordo com o tipo de serpente e seu respectivo soro antiofídico:


Agentes

1. Surucucu pico-de-jaca.

2. Cascavel.

3. Coral verdadeira.

4. Jararaca.


Mecanismos Fisiopatológicos

( ) Anti botrópico-laquético.

( ) Anti botrópico.

( ) Anti elapídico.

( ) Anti crotálico.

Alternativas
Q870053 Veterinária

Em relação à imunologia veterinária, julgue o item a seguir.

A ativação dos mecanismos envolvidos na resposta imune adquirida ocorre independentemente de sua exposição prévia aos antígenos do agente infeccioso.

Alternativas
Q870052 Veterinária

Em relação à imunologia veterinária, julgue o item a seguir.

O processamento prévio de antígenos microbianos por células apresentadoras de antígenos permite o reconhecimento desses elementos proteicos por linfócitos T.

Alternativas
Q870051 Veterinária

Em relação à imunologia veterinária, julgue o item a seguir.

Na resposta imune inata contra agentes virais, atuam as células dendríticas, o interferon tipo I, as células natural killer e os componentes ativos do sistema complemento.

Alternativas
Q774157 Veterinária
Com relação às características de agentes infecciosos, assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo. “A ____________ de um agente infeccioso para humanos e animais é um dos critérios de maior importância. Uma das formas de medi-la é a taxa de fatalidade da patologia induzida pelo microrganismo, que pode vir a causar morte ou condição incapacitante a longo prazo.”
Alternativas
Q636853 Veterinária
Na anemia infecciosa equina e na adenovirose canina (hepatite infecciosa canina) observa-se, em alguns casos, a glomerulonefrite resultante da deposição de imunocomplexos nas membranas basais dos glomérulos. Esta lesão renal é uma consequência adversa da resposta imune aos vírus, caracterizada por uma reação de
Alternativas
Q636852 Veterinária
A citotoxicidade mediada por células T (CD8+ ) constitui o principal mecanismo pelo qual se consegue a destruição de vírus. Quando o antígeno endógeno é transportado para a superfície celular conjugado com moléculas do complexo de histocompatibilidade da classe I (MHC classe I) as células infectadas com vírus são reconhecidas e destruídas pelas CD8+ , isto em virtude
Alternativas
Q635033 Veterinária
 As vacinas bivalentes utilizadas na prevenção da leptospirose canina contêm de preferência_________ , e os antígenos dos sorovares__________ e ___________ são essenciais para a proteção. Atualmente, as vacinas tetravalentes incluem os sorovares _______ e _______.
Alternativas
Q587427 Veterinária
A demodicose generalizada canina é uma dermatose primária causada pela excessiva proliferação do Demodex canis, associada à desordem imunológica caracterizada por
Alternativas
Q587423 Veterinária
Na dermatite por picada de pulga ocorre, nos cães, uma reação de hipersensibilidade do tipo IV decorrente da
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: B
6: C
7: A
8: A
9: D
10: C
11: B
12: E
13: C
14: C
15: C
16: D
17: C
18: A
19: D
20: B