Questões Militares de Nutrição - Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional

Foram encontradas 1 questões

Q2090929 Nutrição
A insegurança alimentar e a sua expressão extrema — a fome, podem ser decorrentes de desigualdades sociais locais ou regionais, mas também podem ser fruto das iniquidades históricas e globais de sistemas econômicos e sociais que deixam à margem das conquistas da civilização centenas de milhões de indivíduos. Sobre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil e seus diferentes indicadores de avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Métodos que avaliam o consumo alimentar individual, por meio da frequência semanal ou do recordatório das últimas 24 horas, são considerados medidas indiretas de segurança alimentar. As facilidades operacionais e o baixo custo ao seu uso em pesquisas populacionais levam a uma ampla utilização dessas técnicas.
( ) Para mensuração direta da segurança alimentar no âmbito da família ou do domicílio, tem-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), que capta a dimensão do acesso a uma alimentação de qualidade e quantidade suficientes vivida pela família, inclusive a preocupação relativa ao acesso a alimentos no futuro próximo. Classifica os domicílios em três níveis: segurança alimentar, insegurança leve e insegurança grave.
( ) No Brasil, segundo dados oriundos da Folha de Balanço de Alimentos, não falta alimento para população. A disponibilidade calórica per capita está aumentando, ou seja, tecnicamente há alimento suficiente para toda a população.
( ) O indicador mais tradicional de disponibilidade de alimento é a folha de balanço de alimentos, elaborada pela FAO. Esse indicador avalia se há ou não alimento disponível para que as necessidades nutricionais da população sejam supridas. Porém, a partir deste indicador não é possível captar diferenças de consumo que possam existir entre grupos específicos.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: D