Questões Militares Sobre anomalias dentárias e de tecidos moles em odontologia

Foram encontradas 86 questões

Q2262316 Odontologia
Paciente de 34 anos, sexo masculino, saudável, apresenta um nódulo firme, séssil, de superfície lisa, medindo cerca de 1,0 cm de diâmetro na região posterior da língua, próximo ao forame cego. O exame microscópico revela um aumento de volume bem circunscrito de osso denso lamelar, circundado por tecido conjuntivo denso. Sabendo se tratar de um crescimento semelhante a uma neoplasia de tecido microscopicamente normal em uma localização anormal, a hipótese de diagnóstico e o respectivo tratamento da lesão são:
Alternativas
Q2262307 Odontologia
Paciente de 4 meses, sexo masculino, apresenta estado de desnutrição e foi diagnosticado com lesão de Riga-Fede.
O procedimento a ser realizado para a resolução dessa condição é a
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262246 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta informação relacionada aos danos traumáticos aos tecidos moles orais que caracterizam a contusão.
Alternativas
Q2090482 Odontologia
Defeitos de desenvolvimento da região oral e maxilofacial compreendem uma série de alterações que apresentam uma grande diversidade de características clínicas e de evolução. Sobre os defeitos de desenvolvimento que apresentam associação com síndromes, analise as afirmativas a seguir.
I. O lábio duplo, a blefarocalásia e o aumento atóxico da tireoide compreendem a síndrome de Melkersson-Rosenthal. II. A síndrome de Treacher-Collins é uma craniossinostose que apresenta caracteristicamente nas radiografias do crânio um aspecto de metal martelado.
III. A síndrome de Van der Woude é a forma mais comum de fendas (labial e palatina) sindrômicas. IV. A macroglossia é um achado comum na síndrome de Beckwith-Wiedemann.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2051960 Odontologia
Após exame clínico de uma criança, o Cirurgião Dentista observou hipoplasia de esmalte nos dentes 11 e 21. Em qual ciclo vital do dente isso ocorre, gerando um desenvolvimento inadequado e determinando uma má-formação básica da mineralização?
Alternativas
Q2050371 Odontologia
Referente à distração osteogênica com finalidade de reabilitação oral, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A osteotomia horizontal deve ser posicionada de modo a construir um segmento de transporte, sem comprometer a integridade do osso remanescente; ter altura óssea mínima de 4 mm para maxila (2 mm basal e 2 mm disco de distração) e 10 mm para mandíbula (somente osso basal).
II. A formação óssea será mais previsível se a osteotomia horizontal incluir o espaço medular em vez de apenas o osso cortical.
III. O segmento deve ser transportado até ser obtida uma sobrecorreção tridimensional de 40-50%. A magnitude da sobrecorreção necessária é relacionada à amplitude do movimento de distração. Pode ser considerada razoável, por exemplo, uma correção de 5mm para um defeito de 10mm.
IV. Em pacientes mais velhos ou comprometidos, a taxa de distração deve ser reduzida para 0,5mm 2 vezes ao dia, ou mesmo 0,5mm por dia, para evitar ruptura ou rachadura das fibras de colágeno tipo I na câmara de distração.
Alternativas
Q1986606 Odontologia
Segundo Lindhe et al. (2018), com relação ao tecido ósseo é correto afirmar que:  
Alternativas
Q1646163 Odontologia
As anomalias dentárias são alterações que ocorrem durante o crescimento e desenvolvimento das estruturas anatômicas que compõem os dentes e que seguem padrões hereditários ou adquiridos. As anomalias: amelogênese imperfeita, incisivos laterais conoides, dentinodisplasia e odontoma ocorrem, respectivamente, no período da odontogênese de
Alternativas
Q1619976 Odontologia
As fissuras de lábio e palato são displasias orofaciais. A ocorrência desses defeitos de desenvolvimento está relacionada com os diferentes estágios de desenvolvimento do embrião humano. Sobre essas displasias da região bucal e maxilofacial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) as características listadas a seguir.

( ) A formação de fendas é um dos defeitos hereditários mais frequentes nos seres humanos. ( ) A porção central da face começa a ser desenvolvida por volta do final do quarto mês de desenvolvimento do bebê. ( ) Com relação ao lábio duplo, o aparecimento dessa anomalia é mais frequente no lábio superior do que no lábio inferior. ( ) As fissuras de lábio e de palato são má formações fisiológicas distintas que acontecem em momentos embriológicos diferentes. ( ) Exostoses são definidas como protuberâncias ósseas localizadas de origem benigna. As exostoses orais mais conhecidas são o tórus palatino e o tórus mandibular.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q1013709 Odontologia
Sobre as anomalias dentárias de desenvolvimento, segundo White e Pharoah (2015), marque a opção correta.
Alternativas
Q1013673 Odontologia

Correlacione as anormalidades dentárias, segundo Regezi (2013), às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


ANORMALIDADES DENTÁRIAS

I- Concrescência.

II- Fusão.

III- Geminação.

IV- Dilaceração.

V- Taurodontia.


CARACTERÍSTICAS

( ) É a fusão de dois dentes a partir de um único órgão do esmalte.

( ) É a união de dois germes dentários em desenvolvimento, resultando em uma única estrutura, aumentada.

( ) É uma forma de fusão em que os dentes adjacentes são unidos pelo cemento.

( ) O dente apresenta coroa alongada ou furca apicalmente deslocada, resultando no aumento da câmara pulpar.

( ) Variação no formato radicular, com a curvatura ou angulação acentuada.

Alternativas
Q1012501 Odontologia

Com relação às anormalidades dos arcos dentários, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O dente anquilosado fica “submerso” devido à diminuição na velocidade de erupção com relação a seus vizinhos.

( ) Os desvios no número de dentes na dentição decídua são raros; eles são regularmente encontrados na dentição permanente.

( ) O apinhamento raramente ocorre na dentição decídua completa. Já o apinhamento na região de incisivos e caninos inferiores é muito comum na dentição adulta.

( ) A sequência da frequência de agenesia é: terceiros molares, segundos pré-molares inferiores, incisivos laterais superiores e segundos pré-molares superiores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Q1012300 Odontologia
O processo inflamatório caracterizado por uma lesão reversível nos tecidos moles, ao redor do implante em função, é denominado de
Alternativas
Q1009971 Odontologia

O desenvolvimento do esmalte dentário pode ser classificado em três estágios: formação da matriz orgânica; mineralização da matriz e maturação do esmalte. As anomalias envolvendo o esmalte podem surgir em qualquer das etapas germinativas. De acordo com WATANABE & ARITA (2012), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) Dente de Turner: Hipoplasia de esmalte dos dentes permanentes causada pela sífilis congênita.

( ) Dente de Hutchinson: Hipoplasia causada pelo trauma ou infecção local do dente decíduo.

( ) Amelogênese imperfeita: Anomalia genética, na qual a estrutura do esmalte dos dentes decíduos e permanentes é hipoplásica. Em alguns casos a radiopacidade do esmalte é muito semelhante ao de dentina.

( ) Displasia dentinária: tem origem hereditária de caráter autossômico dominante. Formação da dentina atípica com morfologia pulpar anormal. Raízes cônicas, rombas, curtas e malformadas.

Alternativas
Q1009963 Odontologia

Em relação as anomalias dentárias hiperplasiantes, segundo ALVARES & TAVANO (2009), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) O número e local de aparecimento dos dentes supranumerários são muito variáveis. Eles são menos comuns na dentição decídua, e quando nela ocorrem se localizam na região dos incisivos inferiores.

( ) Na dentição permanente, o supranumerário mais frequente é o “mesiodens”, um incisivo supranumerário superior localizado na linha média, em sua maioria pequeno, eumorfo e conóide, às vezes duplo ou mesmo tríplice.

( ) No exame radiográfico dos maxilares, quando detectada a presença de grande número de dentes supranumerários, deve-se pesquisar outros sinais e sintomas, pois pode tratar-se de um portador de displasia ectodérmica hereditária.

( ) As raízes supranumerárias podem ser eumorfas e dismorfas. Os dentes anteriores superiores são os que apresentam raízes supranumerárias mais freqüentemente, com forma e tamanho extremamente variáveis.

( ) As cúspides supranumerárias são achados relativamente comuns. Sua presença é atribuída a uma manifestação de atavismo, pois em alguns estudos antropológicos notou-se que os dentes de nossos ancestrais apresentavam uma superfície oclusal mais complexa.

Alternativas
Q858298 Odontologia

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.

A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos de algodão, encontradas também em portadores da síndrome de Gardner.

Alternativas
Q821614 Odontologia

Existe uma neoplasia representada por massa densamente mineralizada a qual em 70% dos casos, se encontra junto à raiz de molar inferior e apresenta sintomatologia dolorosa em dois terços (2/3) dos casos. Sua imagem radiográfica é radiopaca, envolta por delgado halo radiolúcido, com reabsorção radicular e perda de definição do contorno externo da raiz envolvida.

Essa neoplasia tem o nome de

Alternativas
Q821610 Odontologia
A alteração de nódulos radiopacos bem definidos, geralmente encontrados na região de furca ou próximos à junção amelocementária de molares permanentes, comunicando-se com a dentina subjacente, sem aderência ao tecido conjuntivo periodontal circundante é chamada de
Alternativas
Q821600 Odontologia

Um paciente com dentição permanente completa apresenta coroa do dente 42 com tamanho aumentado no sentido mesio-distal, em comparação com o dente homólogo. Sua borda incisal apresenta forma alterada, com ocorrência de um sulco na região central. O exame periapical desse dente demonstrou conduto radicular único e volumoso, além de bifurcação na porção superior da câmara pulpar.

Qual anomalia apresenta esse paciente?

Alternativas
Q821597 Odontologia
Qual das características abaixo indica a ocorrência de Taurodontia?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: E
5: C
6: E
7: B
8: B
9: C
10: E
11: C
12: A
13: A
14: D
15: D
16: C
17: C
18: C
19: D
20: D