Em relação as anomalias dentárias hiperplasiantes, segundo A...
Em relação as anomalias dentárias hiperplasiantes, segundo ALVARES & TAVANO (2009), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.
( ) O número e local de aparecimento dos dentes supranumerários são muito variáveis. Eles são menos comuns na dentição decídua, e quando nela ocorrem se localizam na região dos incisivos inferiores.
( ) Na dentição permanente, o supranumerário mais frequente é o “mesiodens”, um incisivo supranumerário superior localizado na linha média, em sua maioria pequeno, eumorfo e conóide, às vezes duplo ou mesmo tríplice.
( ) No exame radiográfico dos maxilares, quando detectada a presença de grande número de dentes supranumerários, deve-se pesquisar outros sinais e sintomas, pois pode tratar-se de um portador de displasia ectodérmica hereditária.
( ) As raízes supranumerárias podem ser eumorfas e dismorfas. Os dentes anteriores superiores são os que apresentam raízes supranumerárias mais freqüentemente, com forma e tamanho extremamente variáveis.
( ) As cúspides supranumerárias são achados relativamente comuns. Sua presença é atribuída a uma manifestação de atavismo, pois em alguns estudos antropológicos notou-se que os dentes de nossos ancestrais apresentavam uma superfície oclusal mais complexa.