Em relação à cicatrização óssea e aos enxertos ósseos, coloq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q648697 Odontologia

Em relação à cicatrização óssea e aos enxertos ósseos, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo, de acordo com Lindhe et al. (2010), e assinale a opção correta.

( ) Existem certos fatores que podem interferir na formação do tecido ósseo após a lesão, tais como: falha na proliferação dos vasos sanguíneos para o interior do defeito e crescimento de um tecido não-ósseo ou fibroso com alta atividade proliferativa.

( ) A cicatrização do defeito ósseo envolve as seguintes fases: coagulação sanguínea, limpeza do defeito, formação tecidual, e modelamento/remodelamento tecidual.

( ) A osteocondução envolve a formação de um novo osso pela diferenciação local de células mesenquimais indiferenciadas em células formadoras de osso. Esta diferenciação ocorre sob a influência de um ou mais agentes indutores, a exemplo das proteínas ósseas morfogenéticas (BMP).

( ) A cicatrização do tecido ósseo lesado geralmente leva a formação de um tecido que difere em relação a morfologia ou a função do tecido original. Esse tipo de cicatrização é chamado de regeneração.

( ) A Osteogênese ocorre quando osteoblastos e células precursoras de osteoblastos viáveis são transplantados, como material de enxerto, para dentro do defeito ósseo, onde podem estabelecer centros de formação óssea.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra E, pois as afirmativas verdadeiras são: existem certos fatores que podem interferir na formação do tecido ósseo após a lesão, tais como falha na proliferação dos vasos sanguíneos para o interior do defeito e crescimento de um tecido não-ósseo ou fibroso com alta atividade proliferativa; a cicatrização do defeito ósseo envolve as seguintes fases: coagulação sanguínea, limpeza do defeito, formação tecidual, e modelamento/remodelamento tecidual; e a osteogênese ocorre quando osteoblastos e células precursoras de osteoblastos viáveis são transplantados, como material de enxerto, para dentro do defeito ósseo, onde podem estabelecer centros de formação óssea. As afirmativas falsas são: a cicatrização do tecido ósseo lesado geralmente leva a formação de um tecido que difere em relação a morfologia ou a função do tecido original. Esse tipo de cicatrização é chamado de regeneração e a osteocondução envolve a formação de um novo osso pela diferenciação local de células mesenquimais indiferenciadas em células formadoras de osso. Esta diferenciação ocorre sob a influência de um ou mais agentes indutores, a exemplo das proteínas ósseas morfogenéticas (BMP).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo