Questões Militares de Odontologia - Cariologia
Foram encontradas 257 questões
( ) Selamento provisório com cimento temporário. ( ) Medicação local com corticosteroide. ( ) Medicação sistêmica com Ibuprofeno de 6/6 horas. ( ) Pulpectomia do canal mais amplo.
A sequência correta em que ocorre o processo é:
O texto refere-se ao adoçante
A descrição é compatível com o seguinte meio de uso do fluoreto:
O texto refere-se a:
São fatores que ajudam no controle da progressão da doença cárie, EXCETO:
( ) O flúor mantido na cavidade bucal é capaz de interferir na prevenção da cárie e, embora não impeça a iniciação da doença, é extremamente eficiente em reduzir sua progressão.
( ) A eficácia preventiva do flúor ocorre pela sua exposição no período de formação dos dentes, não tendo relevância o contato do flúor com a superfície do esmalte ao longo da vida.
( ) Os fluoretos presentes na água de consumo podem trazer efeitos benéficos e maléficos à saúde, dependendo da quantidade existente.
( ) Os níveis ideais de flúor na água variam entre 0,6mg/l de água a 0,8mg/l.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
I. O diâmetro e a densidade dos túbulos dentinários aumentam mais próximo da polpa, levando a um aumento na permeabilidade dentinária com a redução da espessura da dentina remanescente. II. A esclerose dentinária refere-se a um aumento da largura da dentina intertubular. III. O trióxido agregado mineral pode ser utilizado para capeamento pulpar direto de exposições pulpares por cárie. IV. A formação de dentina terciária é a primeira defesa contra micro-organismos envolvidos na cárie.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Cáries que se iniciam em superfícies lisas dos dentes, nas faces vestibulares ou linguais, mesmo onde haja cavitação, com pequeno envolvimento da dentina, podem ser controladas, frequentemente, pelo paciente, de modo que o desenvolvimento da cárie seja detido. ( ) Todas as lesões de cáries limitadas às faces proximais dos dentes posteriores devem ser restauradas. ( ) Somente as lesões cariosas de raiz que envolvam a dentina necessitam de tratamento restaurador. ( ) Em casos de cáries de cicatrículas e fissuras de esmalte e que envolvam incipientemente a dentina, o uso de selantes permite a interrupção do progresso da doença, se o selante se mantiver intacto.
A sequência está correta em
I. Em uma tomada radiográfica periapical, com a gestante corretamente protegida com avental de chumbo e colar cervical, a dose que o feto recebe é igual a 0,0001 mGʏ. II. Quanto aos efeitos dos raios X na grávida, o feto pode receber até 50 mGʏ sem que sofra dano algum, segundo o National Council of Radiation Protection. III. A suplementação de flúor na gestação só deve ser uma prática recomendada, se a água de abastecimento público não for fluoretada. IV. A sedação mínima, com agonistas de receptores de benzodiazepínicos, devem ser evitados em mulheres grávidas pelo risco de efeitos teratogênicos.
Está correto o que se afirma apenas em