Questões Militares Sobre cistos e tumores em odontologia

Foram encontradas 136 questões

Q2475267 Odontologia
“Também conhecido como cisto folicular, é um cisto odontogênico caracterizado pelo acúmulo de líquido entre a coroa de um dente não erupcionado e o epitélio reduzido do órgão do esmalte que a circunda. Radiograficamente, caracteriza-se por uma área radiolúcida, unilocular, que envolve a coroa de um dente não erupcionado.” Assinale a alternativa CORRETA, à qual se refere a descrição acima: 
Alternativas
Q2262322 Odontologia
O tratamento mais comum para o cisto dentígero é
Alternativas
Q2262321 Odontologia
Cisto odontogênico de desenvolvimento que surge dos restos celulares da lâmina dentária. O diagnóstico e o tratamento adequados são importantes por três razões: (1) ele é reconhecido como mais agressivo que qualquer outro cisto odontogênico; (2) ele tem o mais alto índice de recorrência entre os outros cistos odontogênicos; e (3) a associação à síndrome do carcinoma nevoide basocelular exige que o clínico examine um paciente com múltiplos cistos nas maxilas para inspeção física que pode vir a diagnosticar essa síndrome.
A descrição refere-se ao
Alternativas
Q2262318 Odontologia
O câncer de lábio é um dos mais comuns da região de cabeça e pescoço, e também um dos mais facilmente diagnosticados, em geral, com um bom prognóstico.
Em relação ao Sistema tumor/nódulo/metástase para o câncer de lábio, um tumor de 1 cm, com único nódulo ipsilateral de 1 cm e nenhuma metástase a distância, é classificado:
Alternativas
Q2262317 Odontologia
Paciente de 7 anos, sexo masculino, se queixa de dor e mobilidade dentária na região superior posterior da maxila do lado esquerdo. No exame clínico intraoral se observa aumento de volume gengival na região referida. A radiografia mostra destruição radiolúcida do osso, com margens irregulares e mal definidas. Características histopatológicas mostram um padrão de “céu estrelado”, um fenômeno causado pela presença de macrófagos dentro do tecido tumoral.
Sabendo se tratar de uma malignidade originada nos linfócitos B, a hipótese de diagnóstico e respectivo tratamento da lesão são:
Alternativas
Q2262316 Odontologia
Paciente de 34 anos, sexo masculino, saudável, apresenta um nódulo firme, séssil, de superfície lisa, medindo cerca de 1,0 cm de diâmetro na região posterior da língua, próximo ao forame cego. O exame microscópico revela um aumento de volume bem circunscrito de osso denso lamelar, circundado por tecido conjuntivo denso. Sabendo se tratar de um crescimento semelhante a uma neoplasia de tecido microscopicamente normal em uma localização anormal, a hipótese de diagnóstico e o respectivo tratamento da lesão são:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262245 Odontologia
Assinale a alternativa que contém apenas tumores de ectomesênquima odontogênico.
Alternativas
Q2258035 Odontologia
Com relação ao câncer de boca, analise as afirmativas a seguir.
I. O carcinoma espinocelular é o tumor maligno mais comum. II. A maioria dos casos é diagnosticada no estágio inicial. III. No caso das lesões labiais, a prevenção primária passa pelo controle da exposição à radiação UV solar.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico Saúde Bucal |
Q2173449 Odontologia
O câncer de boca tem o seu desenvolvimento estimulado pela interação de fatores ambientais e fatores do hospedeiro. O conhecimento sobre os fatores de risco do câncer de boca é importante na medida em que orienta o profissional na busca de indivíduos que possam apresentar exposição a um ou mais fatores. Assinale a alternativa CORRETA que identifica alguns dos fatores externos mais associados à gênese do câncer de boca: 
Alternativas
Q2172641 Odontologia
Em relação ao adenoma pleomórfico, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2172632 Odontologia
Dentre os tumores abaixo, o que apresenta menor agressividade local e menor potencial de recidiva após o tratamento cirúrgico é: 
Alternativas
Q2172630 Odontologia
Tumor que comumente apresenta expansão rápida e indolor do osso envolvido, geralmente acometendo pacientes entre 25 e 30 anos, sem predileção por gênero, radiotransparente uni ou multilocular, com finas trabéculas arranjadas em ângulo reto como “raquete de tênis ou degraus de escada”. Análise histopatológica demonstra que o tumor é constituído de células arredondadas, fusiformes e estreladas dispostas em abundante estroma mixóide frouxo.
O enunciado refere-se à seguinte lesão:
Alternativas
Q2090503 Odontologia
Cistos e tumores odontogênicos podem provocar, nas radiografias da maxila e da mandíbula, o aparecimento de lesões mistas (radiotransparente-radiopaca). Tais áreas radiopacas, muitas vezes, são resultado da manutenção da relação indutora de formação de tecido dentário existente entre epitélio e o mesênquima, que podem estar presentes nessas patologias. Relacione adequadamente a origem do material calcificado (radiopaco) com a patologia de origem odontogênica.
1. Tumor odontogênico cístico calcificante. 2. Tumor odontogênico adenomatoide. 3. Tumor odontogênico epitelial calcificante. 4. Tumor odontogênico escamoso.
( ) Calcificação no interior do material amiloide. ( ) Calcificação no interior das células fantasmas. ( ) Calcificação distrófica. ( ) Material dentinoide.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090481 Odontologia
Subsítios para o carcinoma orofaríngeo incluem palato mole, base de língua, região tonsilar e parede posterior da faringe. Sobre o carcinoma epidermoide orofaríngeo, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre os subsítios para o carcinoma orofaríngeo, a região de base de língua é o local preferido para os carcinomas associados ao papilomavírus humano. II. No momento do diagnóstico, a proporção de casos com metástase cervical é maior nos casos de carcinoma de orofaringe papilomavírus humano positivo do que nos casos de carcinomas de língua. III. Os carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos apresentam melhores resultados terapêuticos em comparação com os carcinomas papilomavírus humano negativos. IV. Carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos com frequência são muito diferenciados e queratinizantes.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2051972 Odontologia
Em casos de cistos de erupção, também denominados hematomas de erupção, indica-se
Alternativas
Q2050355 Odontologia
Paciente do gênero feminino, 28 anos, em exame de imagem, descobriu uma lesão radiolúcida bem definida, unilocular, associada ao dente 23 retido, com calcificações irregulares no seu interior. Foi realizada biópsia excisional, e o exame anatomopatológico mostrou células basais do epitélio de revestimento colunares semelhantes a ameloblastos, camada sobreposta de epitélio frouxamente organizado e presença de “célulasfantasmas” dentro do epitélio. Assinale a alternativa que apresenta o correto diagnóstico para o caso.
Alternativas
Q2050336 Odontologia
Paciente de 37 anos de idade, sexo masculino, tabagista, etilista, apresenta-se para tratamento odontológico. Ao exame clínico, percebe-se uma lesão exofítica de aproximadamente 0,5 mm no palato mole, com múltiplas projeções pequenas de superfície branca. À palpação, a lesão apresenta consistência amolecida. É assintomática, pediculada, com aspecto de “couve-flor”. Assinale a alternativa que apresenta a melhor suspeita clínica e o tratamento indicado para a lesão descrita.
Alternativas
Q2045987 Odontologia
Estudos demonstram que, no Brasil, um em cada cinco jovens utilizam cigarros eletrônicos. Sua utilização expõe o organismo a uma variedade de produtos químicos, como nanopartículas de metal, além de carcinógenos e substâncias citotóxicas, potencialmente causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares. Além disso, a utilização de cigarros eletrônicos leva a um risco quatro vezes maior do que o uso do cigarro convencional. Sobre o câncer de boca, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2045954 Odontologia
Cistos dentígeros frequentemente acometem terceiros molares inferiores. Podem ser assintomáticos e, muitas vezes, são descobertos em exames radiográficos de rotina. Assinale a alternativa que apresenta as características radiográficas típicas de um cisto dentígero relacionado a terceiros molares. 
Alternativas
Q2025838 Odontologia
Marque a alternativa CORRETA para a descrição abaixo:

“Neoplasma Odontogênico Verdadeiro, sendo um Tumor Odontogênico de natureza epitelial, localmente invasivo, podendo apresentar aspecto radiográfico unicístico ou multilocular não havendo predileção por sexo e mais frequentemente encontrado em pacientes na faixa etária entre 30 e 70 anos”.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: A
6: B
7: A
8: E
9: A
10: A
11: B
12: D
13: E
14: C
15: E
16: A
17: E
18: C
19: A
20: B