Estudos demonstram que, no Brasil, um em cada cinco jovens ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045987 Odontologia
Estudos demonstram que, no Brasil, um em cada cinco jovens utilizam cigarros eletrônicos. Sua utilização expõe o organismo a uma variedade de produtos químicos, como nanopartículas de metal, além de carcinógenos e substâncias citotóxicas, potencialmente causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares. Além disso, a utilização de cigarros eletrônicos leva a um risco quatro vezes maior do que o uso do cigarro convencional. Sobre o câncer de boca, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão aborda a relação entre o uso de cigarros eletrônicos e o câncer de boca, envolvendo conceitos de prevenção em saúde pública e fatores de risco associados ao tabagismo e alcoolismo.

Para resolver esta questão, é necessário compreender os níveis de prevenção (primária, secundária e terciária) e os fatores de risco para o câncer bucal, especialmente relacionados ao tabagismo e ao consumo de álcool.

Alternativa Correta: C

A alternativa C afirma que implementar medidas para reduzir o uso de cigarros eletrônicos é uma medida de prevenção primária, mais especificamente de proteção específica. Prevenção primária foca em evitar a ocorrência da doença, e proteção específica refere-se a ações que reduzam a exposição a fatores de risco conhecidos, como o uso de cigarros eletrônicos, que contêm substâncias potencialmente cancerígenas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Esta alternativa está incorreta porque coloca o tabagismo como o terceiro fator mais relevante, atrás das radiações solares e alcoolismo, o que não é preciso. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de boca.

B: A afirmação de que não há outras associações confirmadas é incorreta. O tabagismo e o álcool são conhecidos por terem um efeito potencializador entre si, aumentando significativamente o risco de câncer bucal.

D: Apesar de a educação sobre riscos ser uma forma de promover saúde, a fase pré-patogênica refere-se à prevenção e não à promoção de saúde de forma inespecífica. A educação específica é uma forma de proteção específica.

E: Campanhas de conscientização são medidas de prevenção primária, não secundária. Prevenção secundária envolve intervenções que acontecem após o início da doença, como diagnóstico precoce e tratamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Discordo do gabarito. Acho a D mais correta do que a C.

A orientação sobre a redução do números de cigarro trará benefícios que não são direcionados para uma ou duas doenças específicas, portanto, é inespecífica. É diferente da fluoretação das águas, a qual estará protegendo especificamente contra a cárie, ou da vacinação.

Considerei essa ação da assertiva dada como correta mais de promoção de saúde (inespecífica), já que trará benefícios contra diversas doenças (cardiovasculares, pulmonares, câncer, etc)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo