Questões Militares
Sobre lesões da mucosa oral em odontologia
Foram encontradas 91 questões
1. Linha alba
2. Queilite actínica
3. Leucoedema
4. Líquen plano reticular
( ) É uma alteração pálida branco-acinzentada e vermelha no lábio inferior, potencialmente maligna, que geralmente ocorre em homens adultos com histórico de exposição crônica à luz ultravioleta.
( ) É uma condição comum da mucosa oral de etiologia desconhecida e representa mais uma variação da normalidade do que uma doença; caracteriza-se pela aparência difusa, opalescente e branco-acinzentada cremosa da mucosa; a superfície apresenta-se frequentemente pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosidades; as lesões não são destacáveis e, geralmente, acometem a mucosa jugal bilateralmente.
( ) É uma alteração comum da mucosa jugal, geralmente bilateral, e associada à pressão, irritação por fricção ou trauma de sucção das superfícies vestibulares dos dentes.
( ) É uma alteração em geral assintomática, envolvendo a região posterior da mucosa jugal bilateralmente, podendo acometer outras áreas da mucosa bucal; apresenta padrão característico de linhas brancas entrelaçadas, conhecido como estrias de Wickham.
A descrição refere-se a
( ) O ideal para todos os pacientes é aquele que apresenta 100% de atividade inibidora da COX-2 e nenhum efeito sobre a COX-1. ( ) A COX-2 desempenha importante papel na regulação renal da excreção de sal através da renina. ( ) O uso dos inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal, mas sem risco simultâneo de doença vascular. ( ) A inibição da produção de tromboxano A2 plaquetária pelos inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) aumenta o risco de trombose e, consequentemente, de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
A sequência está correta em
I. Dentre os subsítios para o carcinoma orofaríngeo, a região de base de língua é o local preferido para os carcinomas associados ao papilomavírus humano. II. No momento do diagnóstico, a proporção de casos com metástase cervical é maior nos casos de carcinoma de orofaringe papilomavírus humano positivo do que nos casos de carcinomas de língua. III. Os carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos apresentam melhores resultados terapêuticos em comparação com os carcinomas papilomavírus humano negativos. IV. Carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos com frequência são muito diferenciados e queratinizantes.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) A gengiva é um local frequentemente acometido. ( ) Raramente regridem independente do tratamento empregado. ( ) Apresentam forte predileção por homens. ( ) Apresentam grande associação com o uso do tabaco.
A sequência está correta em
Algumas deficiências vitamínicas podem estar associadas às manifestações orais e dentárias.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A deficiência de ácido ascórbico pode estar associada ao sangramento gengival.
( ) A deficiência de riboflavina pode estar associada à queilite angular.
( ) A deficiência de niacina pode estar associada à glossite.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
( ) É uma doença inflamatória que acomete as mucosas oral, genital e ocular.
( ) As lesões na cavidade oral são semelhantes às lesões da estomatite aftosa recorrente.
( ) É uma doença sexualmente transmissível.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A leucoplasia verrucosa proliferativa é uma lesão ________________ que requer _______________. A taxa de transformação maligna é _________________.
Considerando lesões bucais em pacientes com HIV, assinale a alternativa correta.
Estomatite é o nome que se dá a qualquer processo inflamatório que acomete a mucosa da boca. Em jovens, a mais comum é a infecção pelo HSV-1. A doença, conhecida como gengivoestomatite herpética, em geral se manifesta quando o organismo entra pela primeira vez em contato com esse vírus, o que pode acontecer em qualquer idade.
Em relação à gengivoestomatite herpética primária, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença é autolimitante, com surto de duração de 7 a 10 dias.
II. A gengivite herpética primária pode manifestar-se ocasionalmente, sem a formação de vesículas.
III. A doença não é contagiosa e é determinada principalmente pela baixa imunidade dos indivíduos acometidos.
IV. A doença geralmente acomete crianças entre 8 e 12 anos, sendo que, na maioria dos indivíduos, a condição é sintomática.
Está correto apenas o que se afirma em