Questões Militares Sobre lesões da mucosa oral em odontologia

Foram encontradas 91 questões

Q2475266 Odontologia
Considerando as lesões ou alterações dos tecidos orais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Linha alba
2. Queilite actínica
3. Leucoedema
4. Líquen plano reticular

( ) É uma alteração pálida branco-acinzentada e vermelha no lábio inferior, potencialmente maligna, que geralmente ocorre em homens adultos com histórico de exposição crônica à luz ultravioleta.
( ) É uma condição comum da mucosa oral de etiologia desconhecida e representa mais uma variação da normalidade do que uma doença; caracteriza-se pela aparência difusa, opalescente e branco-acinzentada cremosa da mucosa; a superfície apresenta-se frequentemente pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosidades; as lesões não são destacáveis e, geralmente, acometem a mucosa jugal bilateralmente.
( ) É uma alteração comum da mucosa jugal, geralmente bilateral, e associada à pressão, irritação por fricção ou trauma de sucção das superfícies vestibulares dos dentes.
( ) É uma alteração em geral assintomática, envolvendo a região posterior da mucosa jugal bilateralmente, podendo acometer outras áreas da mucosa bucal; apresenta padrão característico de linhas brancas entrelaçadas, conhecido como estrias de Wickham. 
Alternativas
Q2475083 Odontologia
De acordo com Neville (2016), quanto às varizes linguais, podemos afirmar, EXCETO: 
Alternativas
Q2262336 Odontologia
Lesão da mucosa oral que não apresenta revestimento epitelial interno, resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e do extravasamento de mucina para dentro dos tecidos moles vizinhos
A descrição refere-se a
Alternativas
Q2172631 Odontologia
Lesão secundária na cavidade bucal de aspecto moriforme, ulcerada, eritematosa, marcante predileção por homens, associada a infecção pulmonar, podendo acometer a face interna do lábio e mucosa jugal. Análise histopatológica demonstra hiperplasia pseudo-epiteliomatosa, ulceração da superfície do epitélio de recobrimento, resposta inflamatória granulomatosa e presença de leveduras grandes com aspecto semelhante à “orelha do Mickey Mouse”. O enunciado refere-se à seguinte patologia: 
Alternativas
Q2090491 Odontologia
Frente a uma lesão no tecido, o organismo inicia o processo inflamatório através da ativação de uma enzima chamada fosfolipase A2 que irá atuar nos fosfolipídeos das membranas das células envolvidas no processo inflamatório, provocando a liberação do ácido araquidônico no citoplasma. O ácido araquidônico, posteriormente, irá sofrer a ação do sistema enzimática da ciclooxigenase. O bloqueio da ciclooxigenase (COX) é o principal mecanismo envolvido na ação dos antiinflamatórios não esteroides (AINES) como dos corticosteroides. Sobre a ação dos AINES, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ideal para todos os pacientes é aquele que apresenta 100% de atividade inibidora da COX-2 e nenhum efeito sobre a COX-1. ( ) A COX-2 desempenha importante papel na regulação renal da excreção de sal através da renina. ( ) O uso dos inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal, mas sem risco simultâneo de doença vascular. ( ) A inibição da produção de tromboxano A2 plaquetária pelos inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) aumenta o risco de trombose e, consequentemente, de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2090485 Odontologia
“Lesões __________ chamadas de __________________, cuja etiologia está associada ___________________, podem estar presentes _____________________.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2090481 Odontologia
Subsítios para o carcinoma orofaríngeo incluem palato mole, base de língua, região tonsilar e parede posterior da faringe. Sobre o carcinoma epidermoide orofaríngeo, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre os subsítios para o carcinoma orofaríngeo, a região de base de língua é o local preferido para os carcinomas associados ao papilomavírus humano. II. No momento do diagnóstico, a proporção de casos com metástase cervical é maior nos casos de carcinoma de orofaringe papilomavírus humano positivo do que nos casos de carcinomas de língua. III. Os carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos apresentam melhores resultados terapêuticos em comparação com os carcinomas papilomavírus humano negativos. IV. Carcinomas epidermoides de orofaringe papilomavírus humano positivos com frequência são muito diferenciados e queratinizantes.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090480 Odontologia
A principal lesão potencialmente maligna de boca é a leucoplasia. O maior desafio para o manejo de pacientes portadores de lesões potencialmente malignas de boca é o dilema de tentar prever com mais clareza qual evoluirá para carcinoma epidermoide, uma neoplasia com prognóstico geralmente ruim. Sobre a leucoplasia verrucosa proliferativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A gengiva é um local frequentemente acometido. ( ) Raramente regridem independente do tratamento empregado. ( ) Apresentam forte predileção por homens. ( ) Apresentam grande associação com o uso do tabaco.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2050360 Odontologia
Quanto às características de lesões que geram suspeita de lesão maligna, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2050356 Odontologia
Em relação aos cuidados odontológicos em pacientes submetidos à radioterapia de cabeça e pescoço, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2050336 Odontologia
Paciente de 37 anos de idade, sexo masculino, tabagista, etilista, apresenta-se para tratamento odontológico. Ao exame clínico, percebe-se uma lesão exofítica de aproximadamente 0,5 mm no palato mole, com múltiplas projeções pequenas de superfície branca. À palpação, a lesão apresenta consistência amolecida. É assintomática, pediculada, com aspecto de “couve-flor”. Assinale a alternativa que apresenta a melhor suspeita clínica e o tratamento indicado para a lesão descrita.
Alternativas
Q2050323 Odontologia
Paciente de 79 anos de idade, agricultor, caucasiano, sexo masculino, fumante, apresenta-se para tratamento odontológico. Observa-se uma lesão em lábio inferior, com perda parcial do epitélio, sem exposição do tecido conjuntivo subjacente. Pensando apenas na classificação dessa lesão como lesão fundamental, trata-se de uma 
Alternativas
Q2022290 Odontologia

Algumas deficiências vitamínicas podem estar associadas às manifestações orais e dentárias.

Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A deficiência de ácido ascórbico pode estar associada ao sangramento gengival.

( ) A deficiência de riboflavina pode estar associada à queilite angular.

( ) A deficiência de niacina pode estar associada à glossite.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q2022285 Odontologia
Com relação à síndrome de Behçet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É uma doença inflamatória que acomete as mucosas oral, genital e ocular.
( ) As lesões na cavidade oral são semelhantes às lesões da estomatite aftosa recorrente.
( ) É uma doença sexualmente transmissível.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2017701 Odontologia
Paciente do gênero masculino, melanoderma, 45 anos, procurou atendimento odontológico, pois notou lesão branca em mucosa jugal direita. Ao exame clínico, foi observada lesão esbranquiçada, não raspável, brilhante e em forma de névoa difusa que, ao se distender a mucosa jugal com as mãos, desaparecia e retornava à sua coloração inicial ao finalizar a tração. Considerando as características clínicas apresentadas, assinale a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2015056 Odontologia
Paciente do sexo masculino, de 47 anos de idade, apresentou-se para tratamento com queixa de uma “placa de gengiva desconfortável e rugosa”. Ao realizar exame clínico, foi observado que essa placa afetava a gengiva vestibular mandibular esquerda nas regiões de pré-molares e molares. Ele também relatou dor intermitente na gengiva e em vários outros pontos da cavidade bucal. O paciente relatou não ser fumante e consumir menos do que cinco unidades de álcool por semana. Foi feito o diagnóstico de leucoplasia verrucosa proliferativa. A respeito dessa lesão, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A leucoplasia verrucosa proliferativa é uma lesão ________________ que requer _______________. A taxa de transformação maligna é _________________. 
Alternativas
Q2015048 Odontologia
Paciente de 21 anos, acadêmico de Odontologia, apresenta-se para tratamento odontológico. Estimulado pelo professor do curso, fez o teste rápido e descobriu-se portador do HIV. Estudando a respeito do vírus, descobriu que lesões bucais são comuns nessa população e decidiu fazer a consulta odontológica.
Considerando lesões bucais em pacientes com HIV, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1347416 Odontologia
Segundo Neville et al (2016), assinale a opção que apresenta a síndrome que pode estar associada ao aparecimento de lesões papilares coalescentes extensas (Papilomatose) da mucosa oral.
Alternativas
Q1013680 Odontologia
Segundo Mc Donald e Avery (2011), as características clínicas da Acrodinia são febre, anorexia, descamação das solas dos pés e palmas das mãos, sudorese, taquicardia, distúrbios gastrointestinais e hipotonia. Já os achados bucais incluem inflamação e ulceração da membrana mucosa, salivação excessiva, perda do osso alveolar e esfoliação precoce dos dentes. Essas condições estão associadas à:
Alternativas
Q1012287 Odontologia

Estomatite é o nome que se dá a qualquer processo inflamatório que acomete a mucosa da boca. Em jovens, a mais comum é a infecção pelo HSV-1. A doença, conhecida como gengivoestomatite herpética, em geral se manifesta quando o organismo entra pela primeira vez em contato com esse vírus, o que pode acontecer em qualquer idade.


Em relação à gengivoestomatite herpética primária, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença é autolimitante, com surto de duração de 7 a 10 dias.

II. A gengivite herpética primária pode manifestar-se ocasionalmente, sem a formação de vesículas.

III. A doença não é contagiosa e é determinada principalmente pela baixa imunidade dos indivíduos acometidos.

IV. A doença geralmente acomete crianças entre 8 e 12 anos, sendo que, na maioria dos indivíduos, a condição é sintomática.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: B
6: A
7: C
8: E
9: D
10: B
11: E
12: C
13: B
14: A
15: E
16: D
17: B
18: B
19: B
20: A