Questões Militares
Sobre preparo cavitário em odontologia
Foram encontradas 65 questões
( ) Quanto mais paralelas as paredes axiais do dente preparado, maior será a retenção friccional da restauração.
( ) Quando se tem dentes longos, como ocorre após o tratamento periodontal, pode-se aumentar a inclinação das paredes da cavidade para uma convergência de mais de 10º.
( ) A forma de resistência ou estabilidade conferida ao preparo previne o deslocamento axial da restauração quando submetida às forças de tração.
( ) É importante que a largura do preparo seja maior que a altura. Quando isso não for possível, deve-se confeccionar sulcos ou canaletas para criarem-se áreas de resistência ao deslocamento.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA na ordem de cima para baixo.
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Está contraindicada a aplicação direta de adesivos dentinários em preparos cavitários com distância menor que 0,8 mm da polpa, em dentes com polpas vitais. II. Quando os tecidos duros são bem impregnados pelos monômeros adesivos, tornam-se mais susceptíveis à dissolução pelo processo de cárie. III. Os adesivos dentinários, na maioria dos casos, reduzem a ocorrência de microinfiltração marginal. IV. Os adesivos dentinários reforçam a estrutura dentária residual.
Está correto o que se afirma apenas em
O mecanismo de adesão ao esmalte dentário é consideravelmente diferente do realizado em dentina, e isso se deve, principalmente, a diferenças na proporção entre as fases mineral (inorgânica) e orgânica.
(Munchow et al, 2016. Adaptado.)
Sobre o condicionamento ácido, analise as afirmativas a seguir.
I. A disposição irregular dos prismas torna o esmalte um substrato propício à adesão, pois, após a aplicação de um ácido (condicionamento ácido), uma dissolução seletiva da superfície é estabelecida, tornando-o superficialmente poroso e, por consequência, favorável ao processo adesivo.
II. Além de produzir microporosidades superficiais, o condicionamento ácido é responsável pela diminuição da energia superficial do esmalte, tornando-o mais receptivo ao adesivo e, assim, facilitando a difusão de monômeros para o interior desses microporos.
III. Na dentina, diferentemente do esmalte, o condicionamento ácido expõe uma rede de fibras colágenas ao desmineralizar a fase mineral do substrato. Assim, é por meio do encapsulamento resinoso dessas fibras que a união ao substrato dentinário é obtida; porém, devido às características inerentes de um conteúdo orgânico, elas necessitam de cuidados especiais durante o processo de hibridização.
Está correto o que se afirma apenas em
Preparos dentários classe V, por definição, estão localizados no terço gengival das superfícies vestibular e lingual dos dentes. Por causa das considerações estéticas, as resinas compostas são mais frequentemente utilizadas para a restauração de lesões classe V em dentes anteriores e pré-molares. Inúmeros fatores, incluindo a estética, a atividade de cárie, o acesso à lesão, bem como o controle de umidade e a idade do paciente devem ser levados em consideração na seleção do material.
(Heyman, 2013. Adaptado.)
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Similar aos preparos para classes III e IV, o preparo dentário para uma restauração direta classe V com resina composta envolve: a criação de acesso ao defeito; a remoção do defeito (lesão de cárie, defeitos em dentina e esmalte dentário, defeitos na restauração e no material base); e, a criação da forma de conveniência para a restauração.
II. Áreas de hipermineralização de dentina (esclerótica) também podem exigir atenção especial, uma vez que respondem diferentemente à adesão comparadas a áreas com dentina hígida.
III. O bisel em esmalte dentário é normalmente utilizado nas margens cervicais do preparo e na margem oclusal em razão da ausência de esmalte dentário nessa área.
Está correto o que se afirma apenas em
1. Forma de contorno 2. Forma de resistência 3. Forma de retenção 4. Forma de conveniência
( ) forma dada à cavidade para torná-la capaz de reter a restauração, evitando o seu deslocamento.
( ) define a área de superfície do dente a ser incluída no preparo cavitário.
( ) característica dada à cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias.
( ) etapa que visa possibilitar a instrumentação adequada da cavidade e a inserção do material restaurador.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
A sequência que apresenta corretamente os preparos mais indicados para a preservação da crista marginal é
Em relação aos preparos cavitários atuais, é correto afirmar que
As paredes internas do preparo cavitário que limitam esse preparo e que se encontram com a superfície externa do dente são denominadas paredes circundantes do preparo cavitário.