Questões Militares Sobre preparo cavitário em odontologia

Foram encontradas 70 questões

Q3255208 Odontologia
No preparo para facetas cerâmicas, deve-se inicialmente considerar a profundidade do desgaste. A profundidade de referência para a construção de facetas cerâmicas, em substratos não escurecidos, é em torno de
Alternativas
Q3255207 Odontologia
Assinale a alternativa que contém corretamente característica final de preparo para inlay e onlays cerâmicos.
Alternativas
Q3255199 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta informação correta em relação ao térmico cervical dental em chanferete.
Alternativas
Q3255185 Odontologia
Assinale a alternativa correta em relação ao preparo para apoio oclusal em molares.
Alternativas
Q3248596 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta uma das vantagens da execução de preparo chanfrado na restauração com compósitos em dentes anteriores fraturados.
Alternativas
Q3248595 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta uma das características dos preparos cavitários de classe III com acesso vestibular para restaurações diretas com resina composta de dentes anteriores.
Alternativas
Q3248576 Odontologia
Qual a distância ideal, em milímetros, que a extensão da parede cervical para amálgama deve ter para permitir uma separação do dente vizinho, no nível supragengival, a fim de restabelecer a distância biológica horizontal?
Alternativas
Q3248575 Odontologia
A forma de resistência em um preparo cavitário baseia- -se em princípios biomecânicos para evitar a fratura das paredes cavitárias ou do material restaurador. De acordo com os conceitos clássicos sobre a forma de resistência em preparos para amálgama, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2475273 Odontologia
O preparo cavitário, do ponto de vista terapêutico, é o tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões dos tecidos duros do dente, de forma que as estruturas remanescentes possam receber uma restauração que as proteja, seja resistente e previna a reincidência de cárie. Considerando os princípios gerais dos preparos cavitários, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2475265 Odontologia
Considerando os sistemas de adesão de uso na clínica odontológica, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262291 Odontologia
Qual o requisito para a confecção de uma cavidade ideal para a obturação retrógrada?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Prótese Dentária |
Q2173146 Odontologia
Dentre os princípios mecânicos dos preparos cavitários, avalie as assertivas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, responda o que se pede:
( ) Quanto mais paralelas as paredes axiais do dente preparado, maior será a retenção friccional da restauração.
( ) Quando se tem dentes longos, como ocorre após o tratamento periodontal, pode-se aumentar a inclinação das paredes da cavidade para uma convergência de mais de 10º.
( ) A forma de resistência ou estabilidade conferida ao preparo previne o deslocamento axial da restauração quando submetida às forças de tração.
( ) É importante que a largura do preparo seja maior que a altura. Quando isso não for possível, deve-se confeccionar sulcos ou canaletas para criarem-se áreas de resistência ao deslocamento.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2090508 Odontologia
O entendimento de que as restaurações não curam cárie é fundamental para o planejamento do tratamento dos pacientes acometidos com a doença cárie. Sobre o tratamento restaurador dos dentes com cárie, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090505 Odontologia
Adesivo é um material, geralmente líquido, que se solidifica entre dois substratos, sendo capaz de transferir carga de um substrato para o outro. Sobre os adesivos dentinários, analise as afirmativas a seguir.
I. Está contraindicada a aplicação direta de adesivos dentinários em preparos cavitários com distância menor que 0,8 mm da polpa, em dentes com polpas vitais. II. Quando os tecidos duros são bem impregnados pelos monômeros adesivos, tornam-se mais susceptíveis à dissolução pelo processo de cárie. III. Os adesivos dentinários, na maioria dos casos, reduzem a ocorrência de microinfiltração marginal. IV. Os adesivos dentinários reforçam a estrutura dentária residual.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090467 Odontologia
Em algumas situações clínicas, no segmento posterior, deve-se empregar resinas compostas diretas para a confecção de núcleo de preenchimento, visando a recuperação da parte coronária para posterior preparo cavitário. Considerando os tipos de resina composta direta em relação às partículas, assinale o tipo que exibe menor resistência mecânica para a situação clínica descrita anteriormente. 
Alternativas
Q2090461 Odontologia
Para confeccionar restaurações fixas indiretas em dentes anteriores, é necessário executar um correto preparo coronário compatível com o uso de cerâmica pura (metal free). São características desse preparo, EXCETO: 
Alternativas
Q2089644 Odontologia
Os adesivos dentinários presentes no mercado podem ser classificados quanto ao número de etapas para aplicação. Alguns são de três etapas (condicionamento ácido, primer e depois adesivo) e outros são de duas etapas (condicionamento ácido e primer/adesivo). Entretanto, alguns componentes estão presentes em ambos. Refere-se a um exemplo de um monômero hidrófilo:
Alternativas
Q2089631 Odontologia

O mecanismo de adesão ao esmalte dentário é consideravelmente diferente do realizado em dentina, e isso se deve, principalmente, a diferenças na proporção entre as fases mineral (inorgânica) e orgânica.


(Munchow et al, 2016. Adaptado.)


Sobre o condicionamento ácido, analise as afirmativas a seguir.


I. A disposição irregular dos prismas torna o esmalte um substrato propício à adesão, pois, após a aplicação de um ácido (condicionamento ácido), uma dissolução seletiva da superfície é estabelecida, tornando-o superficialmente poroso e, por consequência, favorável ao processo adesivo.


II. Além de produzir microporosidades superficiais, o condicionamento ácido é responsável pela diminuição da energia superficial do esmalte, tornando-o mais receptivo ao adesivo e, assim, facilitando a difusão de monômeros para o interior desses microporos.


III. Na dentina, diferentemente do esmalte, o condicionamento ácido expõe uma rede de fibras colágenas ao desmineralizar a fase mineral do substrato. Assim, é por meio do encapsulamento resinoso dessas fibras que a união ao substrato dentinário é obtida; porém, devido às características inerentes de um conteúdo orgânico, elas necessitam de cuidados especiais durante o processo de hibridização.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2089627 Odontologia

Preparos dentários classe V, por definição, estão localizados no terço gengival das superfícies vestibular e lingual dos dentes. Por causa das considerações estéticas, as resinas compostas são mais frequentemente utilizadas para a restauração de lesões classe V em dentes anteriores e pré-molares. Inúmeros fatores, incluindo a estética, a atividade de cárie, o acesso à lesão, bem como o controle de umidade e a idade do paciente devem ser levados em consideração na seleção do material.

(Heyman, 2013. Adaptado.)


Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Similar aos preparos para classes III e IV, o preparo dentário para uma restauração direta classe V com resina composta envolve: a criação de acesso ao defeito; a remoção do defeito (lesão de cárie, defeitos em dentina e esmalte dentário, defeitos na restauração e no material base); e, a criação da forma de conveniência para a restauração.


II. Áreas de hipermineralização de dentina (esclerótica) também podem exigir atenção especial, uma vez que respondem diferentemente à adesão comparadas a áreas com dentina hígida.


III. O bisel em esmalte dentário é normalmente utilizado nas margens cervicais do preparo e na margem oclusal em razão da ausência de esmalte dentário nessa área.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2089619 Odontologia
“_____________ é a capacidade do adesivo de recobrir totalmente o substrato sem incorporar bolhas de ar entre eles. Sabe- -se que as moléculas que compõem os substratos ou adesivos estão sujeitas a forças atrativas multidirecionais, estando em equilíbrio dinâmico com as demais que a circundam. Essa propriedade é possível graças às forças de coesão entre moléculas semelhantes e cuja resultante é diferente na interface.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: E
6: E
7: B
8: C
9: B
10: A
11: B
12: D
13: C
14: E
15: D
16: D
17: C
18: D
19: C
20: E