O mecanismo de adesão ao esmalte dentário é consideravelment...
O mecanismo de adesão ao esmalte dentário é consideravelmente diferente do realizado em dentina, e isso se deve, principalmente, a diferenças na proporção entre as fases mineral (inorgânica) e orgânica.
(Munchow et al, 2016. Adaptado.)
Sobre o condicionamento ácido, analise as afirmativas a seguir.
I. A disposição irregular dos prismas torna o esmalte um substrato propício à adesão, pois, após a aplicação de um ácido (condicionamento ácido), uma dissolução seletiva da superfície é estabelecida, tornando-o superficialmente poroso e, por consequência, favorável ao processo adesivo.
II. Além de produzir microporosidades superficiais, o condicionamento ácido é responsável pela diminuição da energia superficial do esmalte, tornando-o mais receptivo ao adesivo e, assim, facilitando a difusão de monômeros para o interior desses microporos.
III. Na dentina, diferentemente do esmalte, o condicionamento ácido expõe uma rede de fibras colágenas ao desmineralizar a fase mineral do substrato. Assim, é por meio do encapsulamento resinoso dessas fibras que a união ao substrato dentinário é obtida; porém, devido às características inerentes de um conteúdo orgânico, elas necessitam de cuidados especiais durante o processo de hibridização.
Está correto o que se afirma apenas em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo