O mecanismo de adesão ao esmalte dentário é consideravelment...
O mecanismo de adesão ao esmalte dentário é consideravelmente diferente do realizado em dentina, e isso se deve, principalmente, a diferenças na proporção entre as fases mineral (inorgânica) e orgânica.
(Munchow et al, 2016. Adaptado.)
Sobre o condicionamento ácido, analise as afirmativas a seguir.
I. A disposição irregular dos prismas torna o esmalte um substrato propício à adesão, pois, após a aplicação de um ácido (condicionamento ácido), uma dissolução seletiva da superfície é estabelecida, tornando-o superficialmente poroso e, por consequência, favorável ao processo adesivo.
II. Além de produzir microporosidades superficiais, o condicionamento ácido é responsável pela diminuição da energia superficial do esmalte, tornando-o mais receptivo ao adesivo e, assim, facilitando a difusão de monômeros para o interior desses microporos.
III. Na dentina, diferentemente do esmalte, o condicionamento ácido expõe uma rede de fibras colágenas ao desmineralizar a fase mineral do substrato. Assim, é por meio do encapsulamento resinoso dessas fibras que a união ao substrato dentinário é obtida; porém, devido às características inerentes de um conteúdo orgânico, elas necessitam de cuidados especiais durante o processo de hibridização.
Está correto o que se afirma apenas em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão aborda o condicionamento ácido, um procedimento essencial na Odontologia que prepara as superfícies dentárias para receber materiais adesivos. O conhecimento necessário inclui entender as diferenças entre o esmalte e a dentina, e como o condicionamento ácido atua em cada um desses tecidos.
A alternativa correta é D - I e III.
Justificativa:
I. A afirmativa está correta. O esmalte dentário possui uma disposição irregular dos prismas, o que facilita a adesão após o condicionamento ácido. Este procedimento cria uma superfície porosa devido à dissolução seletiva que melhora a retenção do adesivo. Isso é um conceito chave no entendimento de como o condicionamento ácido torna o esmalte propício à adesão.
III. Esta afirmativa também está correta. O condicionamento ácido na dentina revela uma rede de fibras colágenas, já que desmineraliza a fase mineral. A união é obtida através do encapsulamento resinoso dessas fibras, porém, devido ao maior conteúdo orgânico da dentina, cuidados especiais são necessários para garantir uma adesão efetiva. Isso destaca a diferença no tratamento entre esmalte e dentina.
Analisando as alternativas incorretas:
II. A afirmativa é incorreta. Embora o condicionamento ácido produza microporosidades que facilitam a adesão, ele na verdade aumenta a energia superficial do esmalte, tornando-o mais receptivo ao adesivo, e não diminui como descrito na afirmativa.
A. Apenas a afirmativa I é verdadeira, mas a alternativa correta inclui também a III.
B. Apenas a afirmativa III é verdadeira, mas a alternativa correta inclui também a I.
C. Ambas as afirmativas I e II são mencionadas, mas a II é incorreta.
E. Ambas as afirmativas II e III são mencionadas, mas a II é incorreta.
Compreender essas nuances é essencial para responder corretamente a questões sobre o condicionamento ácido e a adesão na Odontologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo