Questões Militares de Odontologia - Prevenção e Controle da Doença
Foram encontradas 160 questões
O texto refere-se ao adoçante
O texto refere-se a:
São fatores que ajudam no controle da progressão da doença cárie, EXCETO:
( ) Cáries que se iniciam em superfícies lisas dos dentes, nas faces vestibulares ou linguais, mesmo onde haja cavitação, com pequeno envolvimento da dentina, podem ser controladas, frequentemente, pelo paciente, de modo que o desenvolvimento da cárie seja detido. ( ) Todas as lesões de cáries limitadas às faces proximais dos dentes posteriores devem ser restauradas. ( ) Somente as lesões cariosas de raiz que envolvam a dentina necessitam de tratamento restaurador. ( ) Em casos de cáries de cicatrículas e fissuras de esmalte e que envolvam incipientemente a dentina, o uso de selantes permite a interrupção do progresso da doença, se o selante se mantiver intacto.
A sequência está correta em
A cárie dentária é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT), impactando de forma negativa na qualidade de vida do indivíduo. Assim, é importante reconhecer os fatores de risco para as intervenções em nível populacional, como a relação das práticas alimentares e a cárie. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
I. Existe recomendação para introdução à sacarose a partir dos doze meses de idade.
II. Há associação entre maior ingestão de açúcar e aumento das DCNT como doença cardiovascular; diabetes; cárie dentária; e, obesidade.
III. O consumo de carboidratos fermentáveis de forma frequente entre as refeições é capaz de expor o esmalte dental a constantes ciclos de desmineralização.
IV. O açúcar de adição não representa risco à cárie dentária.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Gengivites e periodontites são doenças com natureza, história natural, epidemiologia e manejo terapêutico distintos.
( ) O biofilme subgengival origina-se do biofilme supragengival.
( ) A periodontite, por não estar associada a um único microrganismo como agente etiológico, enquadra-se no grupo de doenças infecciosas que seguem o conceito de deslocamento microbiano.
( ) Os microrganismos da cavidade bucal se depositam sobre dentes, próteses, restaurações e implantes de forma aleatória e desorganizados do ponto de vista estrutural e funcional.