Questões Militares de Odontologia - Prevenção e Controle da Doença

Foram encontradas 160 questões

Q2477869 Odontologia
A abordagem da doença cárie pressupõe avaliar fatores para determinar se o paciente tem risco alto, moderado ou baixo de cárie, de acordo com a propensão ao desenvolvimento de novas lesões. Além disso, essa avaliação auxilia o clínico na melhor elaboração de um plano de tratamento e na individualização das consultas de retorno de cada paciente. Em relação a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2477868 Odontologia
As lesões de cárie representam os sinais clínicos manifestantes da doença. Em dentes decíduos, essas lesões apresentam rápida taxa de progressão devido às características morfológicas desses dentes. Assinale a alternativa CORRETA sobre os dentes decíduos:
Alternativas
Q2262310 Odontologia
Substituto do açúcar, calórico, que não é metabolizado pelos microrganismos bucais, podendo ser considerado anticariogênico e anticariostático. Previne o aparecimento de lesões de cárie dentária, graças à ausência de fermentabilidade e à ação estimuladora da secreção salivar.
O texto refere-se ao adoçante 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262249 Odontologia
Em relação à técnica de escovação de Stillman modificada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262233 Odontologia
Microrganismo Gram-negativo, anaeróbio, fundamental no desenvolvimento da placa do biofilme. Essa espécie consegue coaderir à maioria das bactérias orais e atua como um importante microrganismo de conexão entre as espécies colonizadoras iniciais e tardias.
O texto refere-se a:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico Saúde Bucal |
Q2173458 Odontologia
O desenvolvimento e a progressão da lesão cariosa podem ser controlados. Qualquer lesão, em qualquer estágio de destruição tecidual, não cavitada ou cavitada, pode ser interrompida (FEJERSKOV, 2011).
São fatores que ajudam no controle da progressão da doença cárie, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico Saúde Bucal |
Q2173453 Odontologia
Com relação às técnicas de escovação, assinale a alternativa CORRETA que descreve aquela que sugere colocar a escova com o longo eixo das cerdas lateralmente contra a gengiva e deslizá-la de gengival para oclusal ou incisal, fazendo movimentos vibratórios quando as cerdas estiverem no ponto de contato dos dentes. Repetir esse movimento várias vezes para cada grupo de dentes. O movimento é igual para as arcadas superior e inferior e para as superfícies vestibular e lingual. 
Alternativas
Q2090502 Odontologia
A melhor intervenção para a doença cárie está em auxiliar os pacientes a lidarem com os fatores que levam ao desenvolvimento da doença e com os que poderiam mitigá-la. Sobre a melhor abordagem da cárie, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cáries que se iniciam em superfícies lisas dos dentes, nas faces vestibulares ou linguais, mesmo onde haja cavitação, com pequeno envolvimento da dentina, podem ser controladas, frequentemente, pelo paciente, de modo que o desenvolvimento da cárie seja detido. ( ) Todas as lesões de cáries limitadas às faces proximais dos dentes posteriores devem ser restauradas. ( ) Somente as lesões cariosas de raiz que envolvam a dentina necessitam de tratamento restaurador. ( ) Em casos de cáries de cicatrículas e fissuras de esmalte e que envolvam incipientemente a dentina, o uso de selantes permite a interrupção do progresso da doença, se o selante se mantiver intacto.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090365 Odontologia
A escovação dental associada ao dentifrício fluoretado são importantes meios para a contribuição no controle da doença cárie. Considerando tais princípios em relação à concentração de flúor no dentifrício para uso infantil, assinale, a seguir, a concentração ideal para uso infantil. 
Alternativas
Q2090331 Odontologia
A técnica de escovação pode ser adaptada de acordo com a criança, o adolescente e o núcleo familiar. O importante é que seja realizada a desorganização do biofilme dental, atingindo todas as faces dos dentes. Além disso, a escovação deve estar associada outras medidas preventivas. Considerando a higiene bucal, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090329 Odontologia

A cárie dentária é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT), impactando de forma negativa na qualidade de vida do indivíduo. Assim, é importante reconhecer os fatores de risco para as intervenções em nível populacional, como a relação das práticas alimentares e a cárie. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.


I. Existe recomendação para introdução à sacarose a partir dos doze meses de idade.


II. Há associação entre maior ingestão de açúcar e aumento das DCNT como doença cardiovascular; diabetes; cárie dentária; e, obesidade.


III. O consumo de carboidratos fermentáveis de forma frequente entre as refeições é capaz de expor o esmalte dental a constantes ciclos de desmineralização.


IV. O açúcar de adição não representa risco à cárie dentária.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2052086 Odontologia
Existem várias técnicas de escovação dentária. Das alternativas a seguir, assinale a que cita corretamente uma dessas técnicas.
Alternativas
Q2052085 Odontologia
Para facilitar a visualização e a futura remoção do biofilme dental com o uso de fio dental e escovação, é possível utilizar soluções evidenciadoras. No caso de um paciente com grande acúmulo de placa bacteriana, qual dos seguintes itens identifica uma solução evidenciadora?
Alternativas
Q2052082 Odontologia
No caso da doença periodontal, a proteção específica pode ser obtida através de
Alternativas
Q2052075 Odontologia
Para um paciente, é possível indicar o digluconato de clorexidina a 0,12% como controlador químico da placa bacteriana. Ele é indicado na forma de
Alternativas
Q2052066 Odontologia
Os biofilmes dentais são uma comunidade microbiana imersa em matriz extracelular de polímeros derivados dos microrganismos e do hospedeiro que está aderida aos dentes e às estruturas não renováveis na cavidade bucal. São características dos biofilmes, EXCETO
Alternativas
Q2052065 Odontologia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Gengivites e periodontites são doenças com natureza, história natural, epidemiologia e manejo terapêutico distintos.
( ) O biofilme subgengival origina-se do biofilme supragengival.
( ) A periodontite, por não estar associada a um único microrganismo como agente etiológico, enquadra-se no grupo de doenças infecciosas que seguem o conceito de deslocamento microbiano.
( ) Os microrganismos da cavidade bucal se depositam sobre dentes, próteses, restaurações e implantes de forma aleatória e desorganizados do ponto de vista estrutural e funcional.
Alternativas
Q2052064 Odontologia
O processo de formação do biofilme supragengival inicia-se com a colonização bacteriana da película adquirida, sendo realizada por bactérias que conseguem aderir a ela. São os chamados colonizadores
Alternativas
Q2051984 Odontologia
Paciente de 9 anos de idade é avaliado e, no exame clínico, nota-se grande quantidade de biofilme supragengival. Por questões motivacionais na odontopediatria, foi indicado o uso de evidenciador de placa bacteriana. Dos listados a seguir, assinale a alternativa que apresenta esse corante. 
Alternativas
Q2051969 Odontologia
Material indicado para adequação do meio bucal, selamento de fossas e fissuras, áreas de abrasão e pacientes com alta atividade de cárie. O enunciado refere-se ao
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: D
6: B
7: C
8: D
9: C
10: C
11: D
12: B
13: A
14: D
15: D
16: D
17: B
18: E
19: A
20: A