Questões Militares Sobre avaliação psiquiátrica em psicologia

Foram encontradas 5 questões

Q3256172 Psicologia
Uma emergência psiquiátrica é caracterizada por comportamentos anormais em que uma intervenção imediata se faz necessária. De acordo com critérios internacionais de triagem em saúde mental, assinale, entre as condições a seguir, aquela que aponta para a necessidade de encaminhamento do paciente para um serviço de emergência.
Alternativas
Q3256171 Psicologia
Foi solicitada uma interconsulta psiquiátrica na enfermaria de dermatologia para avaliar uma senhora viúva de 85 anos com queixas de múltiplas lesões cutâneas. Ela relata coçar e cutucar compulsivamente a pele no pescoço e em seus membros superiores e inferiores há mais de 10 meses. Ao exame físico, são observadas dezenas de lesões cutâneas recobertas por crostas sanguíneas e bordas avermelhadas, além de lesões cicatriciais com bordas hiperpigmentadas, erosões e úlceras intercaladas. As lesões recobertas por crostas sanguíneas sugerem traumatismo repetitivo na pele devido ao ato de coçar e cutucar. As bordas avermelhadas e hiperpigmentadas das lesões cicatriciais são consistentes com o processo de cicatrização após a lesão da pele. As erosões e úlceras também são características comuns devido à manipulação excessiva da pele. A paciente tenta interromper esse comportamento de se cutucar, sem sucesso. Durante a consulta, a paciente diz não aguentar mais essas lesões que a impedem de usar trajes mais leves ou sair de casa com as lesões expostas. Reclama apresentar preocupações financeiras persistentes, pois vive sozinha e não teve filhos ao longo do casamento. Nega se sentir depressiva, pois tem a sua rotina normal cuidando da casa que o falecido marido a deixou.

Essas características clínicas são consistentes com o diagnóstico de
Alternativas
Q811654 Psicologia
Segundo Villemor-Amaral (2012), o aspecto formal nas Pirâmides Coloridas de Pfister constitui um dos elementos fundamentais da análise e é importante por indicar as possibilidades de controle racional que um indivíduo tem sobre as emoções e afetos. Assinale a opção que apresenta o aspecto formal considerado pela autora como mais sofisticado, pois envolve não apenas a noção da disposição horizontal das camadas, mas também uma possível inter-relação entre estas, levando em conta o plano vertical da pirâmide.
Alternativas
Q735083 Psicologia
Para Bleger entre os indicadores para Neurotismo no diagnóstico psiquiátrico estão
Alternativas
Q676472 Psicologia

Kolb, em seu “Compêndio de Psiquiatria”, afirma que o objetivo principal do médico ao realizar o exame psiquiátrico do paciente é a verificação da ocorrência de alguma disfunção ou desajuste nas relações sociais do indivíduo, que venha a interferir de algum modo em seu estado de humor e em sua satisfação pessoal. Todavia, questionam-se quais seriam os referenciais utilizados para detectar se de fato o indivíduo está infeliz ou somente se diferencia dos padrões sociais estabelecidos culturalmente. Frente ao enunciado anteriormente, em relação ao modo como se deve conduzir uma entrevista psiquiátrica, à relação médico-paciente e à importância do registro da história de vida deste último, de acordo com o mesmo autor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A relação médico-paciente se faz muito importante porque o modo como o paciente vê o seu médico pode vir a interferir em todo o percurso do tratamento. Tal relação deve estabelecer-se de maneira que o paciente confie no médico, embora esta confiança seja difícil de ser estabelecida desde o primeiro momento, uma vez que o psiquiatra trata-se até então de um desconhecido. Sendo assim, a transferência não se dá a partir deste primeiro contato.

II. A história do paciente, obtida pelo psiquiatra através da anamnese, deve ser registrada nas fases que compõe o processo de maturação do indivíduo, desde a primeira infância até a velhice (lactância, meninice, adolescência, idade adulta e velhice), buscando desta forma correlacionar tais dados com possíveis fatores/pessoas que os tenham influenciado e tendo sua importância vinculada à possibilidade de assim conseguir captar todo o processo evolutivo da doença do paciente e definir então o melhor tratamento a ser administrado para tal.

III. O interrogatório numa entrevista psiquiátrica deve ser feito de maneira que o paciente não se sinta ainda mais exposto ou resistente ao tratamento para que então o material relativo a sua psicopatologia se manifeste espontaneamente. Se este possui algum parente como acompanhante, deve-se permitir que o mesmo possa apresentar a sua história antes de qualquer contato com outras pessoas que poderiam vir a distorcê-la, assim como o paciente deve estar ciente da intenção do investigador de falar acerca de sua doença de quem o acompanha.

IV. Num exame psiquiátrico se faz necessário uma avaliação completa do paciente, tanto física quanto neurologicamente, na qual diversos aspectos/temas devem ser levados em consideração desde o momento em que o paciente entra no consultório, tais como: o comportamento, as atividades, o humor e a afetividade, conteúdos e tendências do pensamento, percepção, memória, julgamento, capacidade de insight e amadurecimento da personalidade.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: C