Questões Militares
Sobre cid-10 e dsm em psicologia
Foram encontradas 50 questões
Considerando os riscos que o TEPT pode apresentar à carreira militar marque verdadeiro (V) ou falso (F) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) As lembranças do trauma, em quadros de TEPT, geralmente estão fragmentadas em imagens, sons, odores, sensações físicas ou emoções.
( ) Eventos traumáticos característicos de TEPT não afetam o funcionamento cognitivo e a saúde física, atingindo diretamente a saúde mental com quadros ansiosos ou depressivos.
( ) Pacientes com TEPT, continuamente experienciam recordações das cenas do evento gerador, e isto pode propiciar a intensificação do quadro e a manifestação de alterações de comportamentos que implicam prejuízo da capacidade de executar tarefas habituais.
( ) O estado de hipervigilância, por ser equivalente ao estado de alerta contínuo, não deve ser levado em consideração para o diagnóstico de TEPT em profissionais que tenham esta característica em sua rotina diária de trabalho, como no caso dos militares.
Marque a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Na tentativa de reduzir as controvérsias referentes aos transtornos somatoformes, o DSM-5 considera que o paciente deverá apresentar:
Os quadros de somatização podem ser situacionais e transitórios (durante uma fase difícil da vida) ou estáveis e duradouros, passando a ser um estilo ou um modo de conduzir a vida.
A respeito dos quadros psicossomáticos, avalie o que se afirma.
I. Nos transtornos hipocondríacos não são frequentes alterações comórbidas de personalidade.
II. Há, atualmente, a tendência de se identificar os processos de somatização com o que se convencionou chamar de “Sintomas Médicos Inexplicados” (SMI).
III. Os indivíduos hipocondríacos tendem a rejeitar a ideia de que seu sofrimento seja de origem psicológica ou psicossocial, voltando-se sempre à queixa corporal.
IV. Tanto a fibromialgia como a síndrome de fadiga crônica (mas também a distimia, os quadros mistos de ansiedade e de depressão e outros transtornos de somatização) se assemelham à categoria histórica chamada “neurastenia”.
Está correto apenas o que se afirma em
Segundo Paulo Dalgalarrondo, a principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica é, certamente, a esquizofrenia. Com relação aos sintomas das psicoses esquizofrênicas, baseado nos sistemas de classificação atuais, CID-11 e DSM-5, analise as assertivas abaixo:
I - Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.
II - Não é incomum pessoas com esquizofrenia apresentarem lentificação, empobrecimento psicomotor, estereotipias de movimentos ou mesmo, catatonia.
III - Nas formas desorganizadas das psicoses esquizofrênicas observa-se certo descarrilhamento do pensamento e, até mesmo a total desagregação e produção de pensamento totalmente incompreensível e incoerente.
IV - Em relação à cognição social, observam-se, nos casos de esquizofrenia, dificuldades na percepção, no gerenciamento das emoções (perceber e compreender as emoções a partir de pistas faciais, tom de voz, gestos) e déficit na percepção social (compreender o contexto social, decodificar e identificar dicas sociais de acordo com o ambiente).
Estão CORRETAS as assertivas:
Associe as duas colunas, relacionando os tipos de esquizofrenia à sua característica.
TIPO DE ESQUIZOFRENIA
(1) Paranoide (2) Hebefrênica (3) Catatônica
CARACTERÍSTICA
( ) É dominada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo. Atitudes e posturas a que os pacientes foram compelidos a tomar podem ser mantidas por longos períodos. Um padrão marcante da afecção pode ser constituído por episódios de excitação violenta. ( ) Caracteriza-se essencialmente pela presença de ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos estão ausentes ou são relativamente discretos. ( ) Caracteriza-se pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as ideias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias; o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem frequentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas “negativos”, particularmente um embotamento do afeto e perda da volição.
Assinale a sequência correta dessa classificação.