Questões Militares Sobre cid-10 e dsm em psicologia

Foram encontradas 50 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172781 Psicologia
Sobre as formulações em relação ao suicídio presentes no livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172750 Psicologia
De acordo com Silva, Santana e Sant’Anna Filho (2017), ao se atentar para o conjunto de variáveis que estão relacionadas com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), verifica-se que não é tão simples reunir os elementos necessários para o estabelecimento do diagnóstico, mesmo para profissionais mais experientes no atendimento às pessoas que vivenciaram ou testemunharam os chamados eventos potencialmente traumáticos.
Considerando os riscos que o TEPT pode apresentar à carreira militar marque verdadeiro (V) ou falso (F) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) As lembranças do trauma, em quadros de TEPT, geralmente estão fragmentadas em imagens, sons, odores, sensações físicas ou emoções.
( ) Eventos traumáticos característicos de TEPT não afetam o funcionamento cognitivo e a saúde física, atingindo diretamente a saúde mental com quadros ansiosos ou depressivos.
( ) Pacientes com TEPT, continuamente experienciam recordações das cenas do evento gerador, e isto pode propiciar a intensificação do quadro e a manifestação de alterações de comportamentos que implicam prejuízo da capacidade de executar tarefas habituais.
( ) O estado de hipervigilância, por ser equivalente ao estado de alerta contínuo, não deve ser levado em consideração para o diagnóstico de TEPT em profissionais que tenham esta característica em sua rotina diária de trabalho, como no caso dos militares.
Marque a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2091614 Psicologia
Para o diagnóstico de bipolaridade tipo I é necessária a ocorrência de um episódio maníaco. De acordo com o DSM-5, um episódio maníaco é um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável, durando pelo menos uma semana. Além disso, é necessário se encaixar pelo menos três critérios fundamentais; assinale-os.
Alternativas
Q2091612 Psicologia
(...) Independentemente de o quadro psiquiátrico ser primário ou secundário à doença orgânica, os casos mais comumente presentes em ambulatórios de clínica médica são os denominados transtornos somatoformes. Esses transtornos perpetuam a dualidade corpo-mente, desenvolvendo uma nosologia que tem sido extensiva e constantemente rediscutida. (Citero, 2013, p. 88-89. Adaptado.)
Na tentativa de reduzir as controvérsias referentes aos transtornos somatoformes, o DSM-5 considera que o paciente deverá apresentar:
Alternativas
Q2010112 Psicologia
O Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) tem como traço essencial o fato de seu desenvolvimento estar ligado a um evento traumático de natureza extrema. Assinale a alternativa correta a respeito desse diagnóstico. 
Alternativas
Q2010103 Psicologia
A criminologia se relaciona com a Psicopatologia, principalmente através dos manuais de classificação de Doenças Mentais como o DSM. Em relação a essa intersecção, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Psicologia |
Q1994471 Psicologia
O transtorno do pânico (com ou sem agorafobia) constitui um dos problemas mais incapacitantes entre os transtornos de ansiedade. De acordo com Rangé (2011), uma característica de personalidade comum nesses quadros é a
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Psicologia |
Q1994468 Psicologia
De acordo com o DSM-V, é considerado um sintoma negativo da esquizofrenia
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777278 Psicologia
Mulher compareceu a um serviço de atendimento médico queixando-se de seu sofrimento constante em consequência de múltiplos sintomas físicos, especialmente dores generalizadas pelo corpo, pressão no peito e angústia. Ela relatou que o prejuízo em sua saúde é a única condição que atrapalha a sua rotina de vida e trabalho. Também se mostrou inconformada com o seu padecimento, porque sempre foi uma pessoa muito ativa e preocupada com a saúde, fazendo frequentes consultas médicas, diante de qualquer alteração nas suas condições físicas. A partir dos dados apresentados, pode- -se levantar como hipótese diagnóstica transtorno
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777277 Psicologia
Um indivíduo que apresenta um medo irracional de borboletas já passou por três ataques de pânico quando se deparou, inesperadamente, com a situação particular por ele temida. Nesse caso, o diagnóstico é
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777275 Psicologia
O diagnóstico de esquizofrenia sofreu alterações significativas na 5a versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM. De acordo com a nova classificação, o critério que define a sintomatologia característica do transtorno (Critério A) exige a presença de pelo menos um sintoma positivo. Um desses sintomas é
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777267 Psicologia
Durante a elaboração de um atestado psicológico, um psicólogo utilizou a Classificação Internacional de Doenças (CID) a fim de reforçar o diagnóstico de uma condição incapacitante para o exercício profissional em um dos usuários de seus serviços. A respeito dessa questão, a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 006/2019
Alternativas
Q1668628 Psicologia
O estado depressivo muito grave no qual o paciente permanece dias na cama ou sentado, em estado de catalepsia, com negativismo que se exprime pela ausência de respostas às solicitações ambientais, geralmente em estado de mutismo, recusando alimentação, às vezes urinando no leito, podendo desidratar e vir a falecer por complicações clínicas, é chamado corretamente de
Alternativas
Q1668610 Psicologia

Os quadros de somatização podem ser situacionais e transitórios (durante uma fase difícil da vida) ou estáveis e duradouros, passando a ser um estilo ou um modo de conduzir a vida.

A respeito dos quadros psicossomáticos, avalie o que se afirma.


I. Nos transtornos hipocondríacos não são frequentes alterações comórbidas de personalidade.

II. Há, atualmente, a tendência de se identificar os processos de somatização com o que se convencionou chamar de “Sintomas Médicos Inexplicados” (SMI).

III. Os indivíduos hipocondríacos tendem a rejeitar a ideia de que seu sofrimento seja de origem psicológica ou psicossocial, voltando-se sempre à queixa corporal.

IV. Tanto a fibromialgia como a síndrome de fadiga crônica (mas também a distimia, os quadros mistos de ansiedade e de depressão e outros transtornos de somatização) se assemelham à categoria histórica chamada “neurastenia”.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1619808 Psicologia
Mulher compareceu a um serviço de atendimento médico queixando-se de seu sofrimento constante em consequência de múltiplos sintomas físicos, especialmente dores generalizadas pelo corpo, pressão no peito e angústia. Ela relatou que o prejuízo em sua saúde é a única condição que atrapalha a sua rotina de vida e trabalho. Também se mostrou inconformada com o seu padecimento, porque sempre foi uma pessoa muito ativa e preocupada com a saúde, fazendo frequentes consultas médicas, diante de qualquer alteração nas suas condições físicas. A partir dos dados apresentados, pode-se levantar como hipótese diagnóstica transtorno
Alternativas
Q1619805 Psicologia
O diagnóstico de esquizofrenia sofreu alterações significativas na 5a versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM. De acordo com a nova classificação, o critério que define a sintomatologia característica do transtorno (Critério A) exige a presença de pelo menos um sintoma positivo. Um desses sintomas é
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2019 - PM-MG - 2º Tenente - Psicologia |
Q966644 Psicologia

Segundo Paulo Dalgalarrondo, a principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica é, certamente, a esquizofrenia. Com relação aos sintomas das psicoses esquizofrênicas, baseado nos sistemas de classificação atuais, CID-11 e DSM-5, analise as assertivas abaixo:


I - Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.

II - Não é incomum pessoas com esquizofrenia apresentarem lentificação, empobrecimento psicomotor, estereotipias de movimentos ou mesmo, catatonia.

III - Nas formas desorganizadas das psicoses esquizofrênicas observa-se certo descarrilhamento do pensamento e, até mesmo a total desagregação e produção de pensamento totalmente incompreensível e incoerente.

IV - Em relação à cognição social, observam-se, nos casos de esquizofrenia, dificuldades na percepção, no gerenciamento das emoções (perceber e compreender as emoções a partir de pistas faciais, tom de voz, gestos) e déficit na percepção social (compreender o contexto social, decodificar e identificar dicas sociais de acordo com o ambiente).


Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Q911793 Psicologia
De acordo com o DSM-5, sobre os critérios diagnósticos para o Transtorno de Estresse Pós-traumático, assinale a opção correta:
Alternativas
Q895010 Psicologia
De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID 10), os transtornos esquizofrênicos caracterizam-se em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo.
Associe as duas colunas, relacionando os tipos de esquizofrenia à sua característica.
TIPO DE ESQUIZOFRENIA
(1) Paranoide (2) Hebefrênica (3) Catatônica
CARACTERÍSTICA
( ) É dominada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo. Atitudes e posturas a que os pacientes foram compelidos a tomar podem ser mantidas por longos períodos. Um padrão marcante da afecção pode ser constituído por episódios de excitação violenta. ( ) Caracteriza-se essencialmente pela presença de ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos estão ausentes ou são relativamente discretos. ( ) Caracteriza-se pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as ideias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias; o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem frequentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas “negativos”, particularmente um embotamento do afeto e perda da volição.
Assinale a sequência correta dessa classificação.
Alternativas
Q895004 Psicologia
Segundo o Código Internacional de Doenças (CID 10), o luto encontra-se classificado como
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: A
6: A
7: B
8: E
9: D
10: C
11: A
12: E
13: D
14: D
15: D
16: A
17: A
18: A
19: D
20: D