Questões Militares
Sobre gestalt em psicologia
Foram encontradas 18 questões
"(...) uma contínua rearrumação das partes de um todo que, sob novos ângulos ou acrescentando-se novos dados, podem ser finalmente compreendidas. Daí, antes o que era visto como uma situação caótica, angustiante, ou sem nenhuma mensagem, vai sendo continuamente atualizada e percebida, solucionando o problema de forma criativa, atingindo o ponto central, fechando a Gestalt anteriomente aberta".
Segundo Hugo Elídio Rodrigues, no livro Introdução à Gestalt-Terapia, o enunciado acima refere-se ao conceito de
1ª coluna
1. Psicanálise. 2. Comportamental. 3. Gestalt. 4. Abordagem Centrada na Pessoa.
2ª coluna
( ) Serve como modelo de uma pessoa autêntica, oferecendo ao cliente um relacionamento por meio do qual este pode testar sua própria realidade.
( ) Não busca a causa do sintoma no corpo do paciente, mas em sua subjetividade, ajudando o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar seus materiais.
( ) Age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos da fuga e do impasse e a perceber como ele se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis, entre outros.
( ) Oferece ao paciente uma sessão não ameaçadora, tratando os sintomas diretamente, não sendo estes usados como vias de acesso para a investigação da perspectiva existencial do paciente.
A sequência correta é
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação aos pressupostos teóricos da Gestalt-Terapia, segundo Ponciano (1985), assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A Gestalt-Terapia pode ser considerada como um modelo de psicoterapia Existencial-Fenomenológica.
( ) Segundo a Teoria Organísmica, o homem possui um impulso dominante de autorrealização.
( ) Para os gestaltistas, a experiência passada não tem influência na percepção e no comportamento presente.
( ) Na Psicologia da Gestalt, a percepção é determinada pelas características dos componentes individuais.
( ) O olhar fenomenológico privilegia a dicotomia mente-corpo
na compreensão da totalidade do Homem.