Questões Militares Sobre psicologia da saúde em psicologia

Foram encontradas 206 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260729 Psicologia
A hospitalização é um evento gerador de estresse tanto para o doente quanto para a família. No caso de atendimento multifamiliar (grupo) para os familiares de um paciente internado,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260728 Psicologia
Segundo Ricardo Sebastiani (em Angerami Camon, 2014), no Brasil, a psicologia da saúde foi denominada “psicologia hospitalar” devido
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260727 Psicologia
De acordo com A. Simonetti, para o melhor exercício de suas funções no contexto hospitalar, o psicólogo deseja que o paciente fale, de modo a simbolizar seu sofrimento.
Tendo isso em vista, é correto afirmar que, na visão do autor, ao conversar com o paciente, o psicólogo deve
Alternativas
Q2194867 Psicologia
Considerando os diversos conhecimentos produzidos ao longo do tempo sobre os eventos trágicos, associe as colunas relacionando os termos com seus respectivos significados. 
Termo 
(1) Intensidade de um desastre
(2) Situação de emergência (3) Situação de desastre  (4) Tipologia de um desastre

Significado
( ) Envolve acontecimentos perigosos ou fortuitos, incidentes e casos de urgência que exigem atendimento rápido. ( ) Termo relacionado à classificação do porte e repercussão do fato sendo ele local, estadual, nacional ou até mesmo internacional ( ) Termo que está relacionado com o agente causal, natural ou causado pelo homem. ( ) Envolve o resultado adverso natural ou provocado pelo homem sobre um ecossistema vulnerável.

A sequência correta dessa classificação é:

Alternativas
Q2194866 Psicologia
Sobre a Psicologia das emergências e do desastre, mais especificamente, em relação ao suporte psicológico pósacidente, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A diferença entre a atuação do psicólogo de emergência e o psicólogo clínico está no formato de intervenção, rapport, enquadre inicial e contato. ( ) Quanto ao recebimento de clientes, o psicólogo de emergências deve ser mais passivo, porque está lidando com vítimas tomadas por emoções e que apresentam baixíssima capacidade discriminativa. ( ) Para atuar no contexto de emergências é necessário que o psicólogo tenha uma abordagem específica, com referencial teórico bem definido. ( ) O contexto de emergências requer o conhecimento de processo e formação de vínculos; luto e morte; desastre e trauma.
Alternativas
Q2194848 Psicologia
O estresse é entendido como uma reação do organismo frente às mudanças ambientais ou situações desafiadoras ou ameaçadoras, que exigem um repertório de respostas físicas, emocionais e cognitivas, visando ajustar-se às mudanças ou situações, ou se retirar delas. Historicamente, os desafios de conceituar o fenômeno estresse resultaram, basicamente, em três modelos importantes em torno dos quais se estruturam os processos de pesquisa, intervenção e avaliação: modelo baseado em resposta, modelo transacional e modelo baseado no estímulo.
Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) No modelo transacional o estresse é compreendido como algo que acarreta um julgamento particular sobre as demandas internas, ou seja, o estresse é um resultado da relação do sujeito com seu modo peculiar frente aos estímulos.
( ) No modelo baseado em resposta o estresse é compreendido como um conjunto inespecífico de respostas do corpo a qualquer demanda feita sobre ele, responsável pela ativação do nervo simpático, da resposta endócrina e do sistema imunológico.
( ) Estresse é um padrão de respostas específicas do organismo, mediado pelo sistema endócrino frente a uma dificuldade da vida ou a um evento percebido como uma ameaça, angustiante ou excessivo.
( ) No modelo baseado nos estímulos o estresse é compreendido como um evento ou experiência de vida, inesperado ou necessário, exigindo mudanças nos padrões de vida do indivíduo. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172773 Psicologia
Conforme Schimidt; Bolze e Crepaldi (In: LINS; BORSA, 2017), o trabalho de psicólogos em instituições hospitalares tem sido designado, nacionalmente, pelo termo Psicologia Hospitalar. Essa denominação consiste em uma particularidade do contexto brasileiro, haja vista que em outros países não há indicativos de sua presença.
Considerando as especificidades da avaliação psicológica no contexto hospitalar marque a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172770 Psicologia
Sobre as intervenções em saúde mental no trabalho, de acordo com Deon et al. (In: TOLFO, 2020), assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).
( ) Os psicólogos do trabalho e das organizações podem desenvolver intervenções em saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
( ) Os processos diagnósticos em saúde mental e trabalho ignoram entrevistas diretas com os trabalhadores devido as características subjetivas do procedimento.
( ) Estratégias voltadas à reabilitação e reinserção social do trabalhador são classificadas no nível Terciário de prevenção e promoção de saúde.
( ) A atuação do psicólogo nos processos diagnósticos deve ser pautada pela identificação da lógica de causa e efeito, baseada na queixa do paciente.
( ) O olhar para as questões relacionadas a saúde mental do trabalhador deve ser incorporada pelo psicólogo independentemente de sua área de atuação.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172749 Psicologia
“A Organização Mundial de Saúde (World Health Organization, 2003) elaborou um documento para uso de serviços de saúde mental em situações de emergência. Seus princípios gerais podem ser perfeitamente adaptados às condições de desastres aéreos, considerados em todas as suas fases e possibilidades de intervenção, e nos norteiam naquilo que entendemos como necessário.” (FRANCO. In: SANT’ANNA FILHO; LOPES, 2017).
Todos os princípios citados a seguir fazem parte deste documento, EXCETO:
Alternativas
Q2091615 Psicologia
A bioética preocupa-se em explicitar que toda a prática da saúde, antes de técnica, é invariavelmente um ato ético que necessita ser justificado e supõe uma responsabilidade moral (Gracia, 1998). A atividade do psicólogo como um ato de promoção de saúde, na atuação em psicoterapia, na intervenção grupal, comunitária ou organizacional, embora seja uma especialidade agrupada na área das ciências humanas, também faz parte do conjunto de procedimentos disponíveis para a promoção da saúde. (Dias, Gauer, Rubin & Dias, 2007, p. 126.)
A relação entre psicologia e bioética precisa considerar um importante princípio, o da autonomia, que consiste na capacidade que a pessoa possui para decidir sobre aquilo que julga ser o melhor para si mesma. Porém, este princípio requer algumas condições fundamentais que são, respectivamente: 
Alternativas
Q2091613 Psicologia
A avaliação do paciente envolve uma série de indicadores fundamentais para um diagnóstico pluridimensional e início de um plano de trabalho. Entre esses indicadores está a motivação. Compreendê-la requer atravessar os níveis de análise para examinar tanto as bases intencionais (cognitivas) quanto as reguladoras (fisiológicas) do comportamento humano. Sobre as bases intencionais (cognitivas) da motivação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091607 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“O luto é um processo que envolve mudança de comportamento que todos experimentarão em alguma fase da vida. Essa mudança de comportamento pode ser marcada por uma série de sintomas e sinais específicos de dimensões física, emocional e cognitiva.” 
Diante do processo de luto, o profissional clínico possui um papel fundamental; assinale-o.
Alternativas
Q2091606 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“O luto é um processo que envolve mudança de comportamento que todos experimentarão em alguma fase da vida. Essa mudança de comportamento pode ser marcada por uma série de sintomas e sinais específicos de dimensões física, emocional e cognitiva.” 
Pautada nesse entendimento, a abordagem clínica da terapia cognitiva para o luto envolve um protocolo para o atendimento constituído, respectivamente, por:
Alternativas
Q2091605 Psicologia
Os pacientes com dor crônica relatam história prolongada de diversos tratamentos. Todavia, a partir dos anos 2010, a abordagem psicológica tem sido cada vez mais utilizada, especialmente com repertório de técnicas cognitivo-comportamentais por constituírem um modelo de psicoterapia breve. As técnicas dessa abordagem têm sido empregadas para: 
Alternativas
Q2091604 Psicologia
As vivências de luto, muitas vezes, podem ser compreendidas por meio da maneira como se rompe o vínculo, pois as emoções e os sentimentos estão interligados ao padrão de apego do enlutado, ao modelo de relação que esses sujeitos tinham antes da morte. Em um processo de luto não patológico, a literatura explicita alguns sentimentos inerentes à vivência do luto; assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091603 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“No fim do ano de 2021 e início do ano de 2022, o país foi assolado por tragédias climáticas que ocasionaram desabrigamento e a morte de centenas de pessoas em decorrência de enchentes, desmoronamentos de encostas e desabamentos de diversas moradias. Esse cenário demanda assistência psicológica de diferentes nuances, tais como urgência psicológica e enfrentamento do luto.”
A perda de pessoas queridas e o processo de luto compõem eventos extremamente dolorosos no ciclo vital. O luto pode ser considerado um evento normal e natural; contudo, dependendo de determinados fatores, pode incitar o surgimento de psicopatologias, que dificultam ainda mais sua resolução e intensificam o sofrimento do indivíduo. O luto patológico consiste em:
Alternativas
Q2091602 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“No fim do ano de 2021 e início do ano de 2022, o país foi assolado por tragédias climáticas que ocasionaram desabrigamento e a morte de centenas de pessoas em decorrência de enchentes, desmoronamentos de encostas e desabamentos de diversas moradias. Esse cenário demanda assistência psicológica de diferentes nuances, tais como urgência psicológica e enfrentamento do luto.”
Considerando o referido cenário, as intervenções em urgência psicológica têm como objetivo:
Alternativas
Q2091601 Psicologia
O funcionamento de um Pronto Socorro (PS) abarca em sua rotina demandas e necessidades específicas no contexto de um hospital geral. Além da urgência física, é possível considerar outro modo de urgência, imbricada diretamente a cada sujeito e a cada história – a urgência subjetiva/psicológica. A urgência subjetiva/psicológica pode ser definida como:
Alternativas
Q2091600 Psicologia
A análise do adoecimento crônico requer compreensão do contexto biopsicossocial. Essa afirmação justifica-se:
Alternativas
Q2091599 Psicologia
(...) Vandenberghe aponta que a relação entre a emoção, os aspectos cognitivos e dinâmicos das relações interpessoais e a construção orgânica dos indivíduos criam variáveis psicológicas que podem facilitar o desenvolvimento do adoecimento crônico. (Pereira & Silveira, 2021, p. 6484.)
Considerando a referência citada, o tratamento para doença crônica precisa se pautar em: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: C
5: B
6: B
7: A
8: B
9: A
10: E
11: E
12: E
13: D
14: D
15: D
16: E
17: D
18: E
19: E
20: A