Questões Militares Sobre psicologia da saúde em psicologia

Foram encontradas 219 questões

Q3256188 Psicologia
Assinale a alternativa que apresenta a melhor caracterização do matriciamento ou apoio matricial na atenção primária.
Alternativas
Q3256186 Psicologia
Assinale a alternativa que descreve a base teórica fundamental da antipsiquiatria.
Alternativas
Q3256185 Psicologia
Assinale a alternativa que apresenta um serviço de psiquiatria comunitário que oferece reabilitação dentro do sistema brasileiro de saúde mental. 
Alternativas
Q3256183 Psicologia
Entre os determinantes sociais em saúde mental, assinale a alternativa que apresenta um fator protetivo para transtornos mentais.
Alternativas
Q3256182 Psicologia
Muitas controvérsias em psiquiatria foram solucionadas por recentes evidências sobre intervenções e características de transtornos mentais. De acordo com o Center for Evidence-Based Medicine (CEBM), o tipo de estudo com o maior nível de evidência é:
Alternativas
Q3256181 Psicologia
Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de prevenção terciária para suicídio.
Alternativas
Q3256178 Psicologia
A hipótese de uma depressão “vascular” nos idosos com quadro depressivo foi descrita inicialmente pelo geriatra George Alexopoulos. Assinale a alternativa que apresenta o fator que é considerado um componente central dessa hipótese “vascular” em pacientes idosos. 
Alternativas
Q3256167 Psicologia
No DSM-5, o transtorno anteriormente conhecido como hipocondria é agora denominado transtorno de ansiedade de doença. Esse transtorno é caracterizado por uma preocupação persistente e excessiva com a possibilidade de ter uma doença grave, apesar da ausência de evidências médicas ou de sintomas físicos. Essa preocupação com a saúde geralmente persiste apesar de avaliações médicas repetidas que não encontram evidências de doença física. O capítulo do DSM-5 no qual o transtorno de ansiedade de doença está classificado é o dos transtornos 
Alternativas
Q3256164 Psicologia
O transtorno de acumulação é um quadro do espectro obsessivo-compulsivo caracterizado pelo acúmulo excessivo e persistente de objetos, mesmo que sejam inúteis, sem valor ou até mesmo prejudiciais. Essa acumulação pode levar à desorganização do ambiente doméstico e até mesmo à criação de condições insalubres e perigosas. A comorbidade desse transtorno com outros transtornos mentais é significativamente alta. O transtorno mental concomitante que está mais associado ao transtorno de acumulação é:
Alternativas
Q3256163 Psicologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente a diferença entre um ataque de pânico e o transtorno de pânico.
Alternativas
Q3256161 Psicologia
O luto é uma experiência individual e pode variar amplamente em duração, intensidade e manifestação de acordo com fatores como o vínculo emocional com o falecido, a natureza da perda e os recursos de enfrentamento disponíveis. Assinale a alternativa correta sobre a diferença entre um quadro de transtorno depressivo maior e luto prolongado.
Alternativas
Q3256158 Psicologia
Qual o intervalo de tempo para a detecção do 9-delta-THC na urina de um indivíduo com padrão de uso crônico diário de cannabis?
Alternativas
Q3256157 Psicologia
O consumo de álcool de baixo risco, que minimiza os riscos à saúde, considera-se o não engajamento em beber pesado episódico, além de respeitar os dias de abstinência ao longo de uma semana. Segundo o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), o limite de doses-padrão considerado um consumo alcoólico de baixo risco é:
Alternativas
Q3256156 Psicologia
Um homem de 68 anos foi admitido no hospital após apresentar um episódio de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Ele tinha histórico de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, sendo tratado com anti-hipertensivos e hipoglicemiantes há vários anos. Além disso, ele tinha um histórico de tabagismo, fumando até os 60 anos de idade, estava acima do peso, mas negou uma história de abuso e dependência de bebidas alcoólicas. Dois meses após receber alta hospitalar devido ao episódio isquêmico, a esposa queixou que o paciente passou a apresentar uma perda progressiva de memória e dificuldade em lembrar informações recentes. Sua família notou que ele tinha dificuldade em acompanhar conversas, lembrar compromissos e até mesmo em realizar tarefas cotidianas que ele costumava executar sem problemas. Ele também parecia mais desorientado no tempo e no espaço. Além da perda de memória, o homem também estava apresentando dificuldades de concentração e raciocínio mais lento. Ele tinha dificuldade em encontrar palavras durante a conversa e em seguir instruções simples. Esses sintomas estavam afetando sua capacidade de funcionar de maneira independente no dia a dia. O exame neuropsicológico revelou evidências de déficits cognitivos, especialmente comprometimento da memória recente e do processamento de informações. A ressonância magnética cerebral mostrou lesões isquêmicas decorrentes do AVC, principalmente em regiões relacionadas à memória e à cognição. Com base no quadro clínico e nos exames, o diagnóstico provável do paciente é:
Alternativas
Q3256155 Psicologia
A dementia pugilistica é um quadro associado ao trauma crânio-encefalopático de repetição. Foi descrita a partir da observação de alterações de comportamento e de humor de caráter progressivo entre lutadores de boxe aposentados. Qual dos seguintes achados neuropatológicos é uma característica desse tipo de encefalopatia traumática crônica?
Alternativas
Q3256153 Psicologia
A síndrome neuroléptica maligna é uma condição rara, mas potencialmente fatal, que pode ocorrer como uma reação adversa ao uso de medicamentos antipsicóticos, entre outros fatores. Assinale a alternativa que apresenta o resultado de exame laboratorial que pode auxiliar a confirmar no diagnóstico dessa síndrome e cujo acompanhamento monitora a evolução de um caso suspeito de síndrome neuroléptica maligna.
Alternativas
Q2471332 Psicologia
O artigo “O lugar da clínica na prevenção aos agravos em saúde mental: como mensurar o que “não ocorre” (MARTINS; GISCHEWSKI, 2017), analisa, por meio de uma reflexão crítica e extratos de relatos de casos, o lugar da Psicologia Clínica na prevenção do adoecimento mental de policiais militares.
Analise as seguintes afirmativas sobre este texto:
I. De acordo com as autoras, os policiais militares frequentemente verbalizam que preferem se tratar com psicólogos credenciados ao invés dos Oficiais Psicólogos.
II. De acordo com as autoras, somente os policiais pouco comprometidos com o trabalho se licenciam com frequência por questões de saúde.
III. De acordo com as autoras, a atividade clínica, além de informar disfunções individuais, permite análise contextualizada do local onde alguns adoecimentos acontecem.
IV. As autoras defendem a prioridade dos indicadores quantitativos – número de consultas realizadas, por exemplo – na mensuração da efetividade do trabalho preventivo realizado pelo psicólogo clínico.
Após análise das sentenças, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260729 Psicologia
A hospitalização é um evento gerador de estresse tanto para o doente quanto para a família. No caso de atendimento multifamiliar (grupo) para os familiares de um paciente internado,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260728 Psicologia
Segundo Ricardo Sebastiani (em Angerami Camon, 2014), no Brasil, a psicologia da saúde foi denominada “psicologia hospitalar” devido
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260727 Psicologia
De acordo com A. Simonetti, para o melhor exercício de suas funções no contexto hospitalar, o psicólogo deseja que o paciente fale, de modo a simbolizar seu sofrimento.
Tendo isso em vista, é correto afirmar que, na visão do autor, ao conversar com o paciente, o psicólogo deve
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: D
6: B
7: D
8: A
9: E
10: C
11: D
12: B
13: A
14: E
15: D
16: C
17: A
18: E
19: D
20: C