Questões Militares
Sobre psicoterapias em psicologia
Foram encontradas 156 questões
As melhores evidências quanto à eficácia no tratamento psicoterápico do transtorno de somatização e da hipocondria são apresentadas pela terapia
Associe as colunas, relacionando as características humanas com suas respectivas especificações.
Característica
(1) Aceitação (2) Autenticidade (3) Cordialidade (4) Empatia
Especificação
( ) qualidade de ser espontâneo e verdadeiro. Modo de ser livremente, de maneira que as atitudes coincidem com a vivência interna. Modo de se comportar de acordo com o seu próprio self. ( ) capacidade de compreender emocionalmente a pessoa, a partir da perspectiva dela. ( ) atitude receptiva e isenta de julgamento, transmitindo respeito e consideração pelos pacientes como indivíduos; envolve afeto, respeito e simpatia. ( ) tendência a agir de maneira cooperativa e generosa.
A sequência correta dessa classificação é:
A sequência está correta em
I. Quando o psicoterapeuta se sente seguro para intervir e percebe certa lentidão nas questões de aprendizagem existencial, imaturidade ou dificuldade nas mudanças de seus clientes, ele deve conduzir o processo de maneira mais ativa e indicativa, podendo até mesmo aconselhar qual o melhor caminho a se tomar.
II. O psicoterapeuta deve manter um envolvimento saudável com seu cliente para que o processo se torne eficaz; porém, é natural que sinta a dor, a aflição ou a angústia do outro, pois não está ali apenas para fazer um diagnóstico ou avaliar os sintomas; muitas vezes a preocupação e o interesse no processo do cliente geram esses sentimentos.
III. Embora seja visto por muitos como alguém superior, capaz de modificar a forma como as pessoas pensam ou sentem, o psicoterapeuta é uma pessoa comum, consciente de sua fragilidade e não um deus onipotente. O objetivo de seu trabalho não é pessoal, mas genuíno e sem segundas intenções, evitando perder suas características individuais.
IV. O psicoterapeuta é responsável por promover a cura das pessoas em diversos níveis de seu adoecimento; é aquele que através de seu conhecimento teórico e técnico consegue transformar e direcionar o caminho de seu cliente para a busca de sua aceitação. Ele consegue transformar os conflitos mais obscuros em um conjunto transformador de mudança.
V. Os julgamentos em psicoterapia são fatores muito importantes a serem trabalhados pelo profissional. É praticamente impossível se desfazer dessas interioridades que fazem parte da elaboração individual. Mas, para elaborar um trabalho psicoterapêutico, é necessário não se abster dessas particularidades, elas contribuem para uma visão crítica e impedem o afastamento da percepção que o psicoterapeuta tem de si mesmo.
Está correto o que se afirma apenas em
Em relação à Psicoterapia Breve (PB), de acordo com Lemgruber (2000), analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I- Comunicar e esclarecer ao paciente o foco a ser trabalhado é um componente inerente à técnica de PB.
II- A atitude deliberadamente ativa do terapeuta em PB evidencia a diferença desta em relação à postura de neutralidade/ ambiguidade/ atenção flutuante da psicanálise.
III- A atividade do terapeuta em PB independe de uma avaliação e de um diagnóstico do paciente.
IV- O terapeuta em PB interpreta seletivamente em direção ao foco terapêutico.