Questões Militares Sobre psicoterapias em psicologia

Foram encontradas 156 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260726 Psicologia
Os transtornos somatoformes são comuns, difíceis de tratar e os estudos quanto à eficácia das psicoterapias nesses casos são escassos (Cordioli & Grevet, 2018).
As melhores evidências quanto à eficácia no tratamento psicoterápico do transtorno de somatização e da hipocondria são apresentadas pela terapia
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260725 Psicologia
O objetivo principal das psicoterapias de apoio é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psicologia |
Q2260723 Psicologia
Diferentes autores de orientação psicanalítica, como P. Heiman e C. Eizirk, citados por Cordioli & Grevet (2018) na obra Psicoterapias: abordagens atuais, defendem que as relações contratransferenciais
Alternativas
Q2194847 Psicologia
Entre os requisitos básicos para atuação de um psicólogo clínico estão a capacitação, o aperfeiçoamento e a experiência, além de qualidades humanas de fundamental importância para estabelecer uma atmosfera confortável e confiável.
Associe as colunas, relacionando as características humanas com suas respectivas especificações.

Característica 
(1) Aceitação (2) Autenticidade (3) Cordialidade (4) Empatia

Especificação
( ) qualidade de ser espontâneo e verdadeiro. Modo de ser livremente, de maneira que as atitudes coincidem com a vivência interna. Modo de se comportar de acordo com o seu próprio self. ( ) capacidade de compreender emocionalmente a pessoa, a partir da perspectiva dela. ( ) atitude receptiva e isenta de julgamento, transmitindo respeito e consideração pelos pacientes como indivíduos; envolve afeto, respeito e simpatia. ( ) tendência a agir de maneira cooperativa e generosa. 

A sequência correta dessa classificação é:

Alternativas
Q2091550 Psicologia
Assim como outras intervenções terapêuticas, a psicoterapia breve não deve ser indicada de maneira indiscriminada para qualquer caso ou situação. A escolha das técnicas não deve ser baseada apenas pelos sintomas, pelo quadro clínico ou alguma síndrome, mas, principalmente, pela estrutura da personalidade e pelas condições do indivíduo. Para avaliar se uma pessoa apresenta boas chances de serem beneficiadas com psicoterapias breves, cinco itens devem ser considerados. Assinale, a seguir, a alternativa que representa tais itens que compõem a escala de avaliação.
Alternativas
Q2091545 Psicologia
A psicoterapia de apoio pode ser vista como um modelo versátil praticada entre os diversos contextos e tem como objetivo eliminar sintomas ou comportamentos desadaptativos tanto em indivíduos que estejam vivenciando crises agudas quanto em portadores de algum transtorno ou deficits crônicos. Porém, como toda psicoterapia, os pacientes devem estar aptos para se submeterem a ela, se houver contraindicações que desfavorecem os melhores resultados, é necessário encaminhá-los para outros modelos de psicoterapia. Assinale, a seguir, a alternativa que é contraindicada em uma psicoterapia de apoio.
Alternativas
Q2091544 Psicologia
Um dos principais fatores relacionados aos processos de mudança na psicoterapia é o sofrimento psíquico. As pessoas que apresentam o sofrimento tendem a ser motivadas ao tratamento. Cria-se, então, o estabelecimento de um vínculo e uma aliança de trabalho entre o profissional e seu cliente. Mas, para que essas mudanças aconteçam de forma positiva e considerável, a intensidade da psicopatologia pode comprometer esse processo. Nem todas as técnicas são condizentes com todas as pessoas e nem todos os transtornos comportam determinadas técnicas ou intervenções. Considerando os fatores do próprio indivíduo no processo de mudança, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091543 Psicologia
A procura por ajuda psicológica decorre dos mais diversos motivos, que vão desde questões emergenciais, ajuda emocional, orientações ou esclarecimentos, questões existenciais, ou até mesmo a busca pelo autoconhecimento. Independente dos motivos e até mesmo das técnicas que serão utilizadas, o processo de mudança é algo permanente do ser. Porém, existem agentes geradores de mudanças presentes em todas as psicoterapias, empregados de formas distintas por cada uma delas que contribuem para a obtenção de melhora. Sobre os fatores comuns associados a mudanças em psicoterapias, relacione adequadamente as categorias aos fatores. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.) 1. Apoio. 2. Aprendizagem. 3. Ação. ( ) Assumir riscos e controle dos esforços. ( ) Feedback. ( ) Perícia do terapeuta. ( ) Aliança terapêutica. ( ) Assimilação de experiências. ( ) Controle dos esforços.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2091540 Psicologia
Uma das grandes preocupações das pessoas é alcançar o bem-estar físico e mental; para tal, tendem a buscar em atividades como esporte, trabalho, religião, lazer, relação familiar e social, a possibilidade de se sentirem melhores, caso contrário, existe um processo de adoecimento físico e psicológico, acarretando a busca por tratamentos diversos. De uma maneira ampla, essas atividades se aproximam a formas de psicoterapia, pois importam vários elementos que, em conjunto, podem resultar efeitos desejados. “Quando se torna impossível expressar a raiva, a dor, o sentimento de desesperança e de angústia para o mundo, o indivíduo usa o corpo para dizer aos outros aquilo que a boca não consegue. Essas relações complementares estabelecidas entre as pessoas e o mundo ao seu redor são descritas como ____________________. São como respostas reprimidas, retidas no mais fundo ser daqueles que são incapazes de encontrar ____________ em si mesmos para se confrontarem com o mundo ao seu redor.” Sobre teorias e técnicas psicoterápicas, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2091538 Psicologia
O método terapêutico que apresenta o psicoterapeuta atento à linguagem corporal do cliente e a maneira como ele transmite e vive seus sentimentos e emoções mantém uma atitude de aceitação, empatia e afetuoso interesse, contribui para que o paciente consiga reviver de forma simples e espontânea as situações, tanto no contexto atual quanto nos antigos, ajudando-os a perceber as mudanças e percepções dos sintomas, fazem parte do método centrado na relação:
Alternativas
Q2091536 Psicologia
O processo psicoterapêutico é o elemento fruto da relação entre o psicoterapeuta e o cliente. Através dessa relação ocorrem as transformações, o desenvolvimento e a elaboração da visão de mundo externo; sua qualidade irá depender das variáveis psicológicas e não psicológicas envolvidas. Todo processo envolve condições básicas para que esse desenvolvimento e crescimento mútuo sejam eficazes. Sobre a relação psicoterapêutica, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando o psicoterapeuta se sente seguro para intervir e percebe certa lentidão nas questões de aprendizagem existencial, imaturidade ou dificuldade nas mudanças de seus clientes, ele deve conduzir o processo de maneira mais ativa e indicativa, podendo até mesmo aconselhar qual o melhor caminho a se tomar.
II. O psicoterapeuta deve manter um envolvimento saudável com seu cliente para que o processo se torne eficaz; porém, é natural que sinta a dor, a aflição ou a angústia do outro, pois não está ali apenas para fazer um diagnóstico ou avaliar os sintomas; muitas vezes a preocupação e o interesse no processo do cliente geram esses sentimentos.
III. Embora seja visto por muitos como alguém superior, capaz de modificar a forma como as pessoas pensam ou sentem, o psicoterapeuta é uma pessoa comum, consciente de sua fragilidade e não um deus onipotente. O objetivo de seu trabalho não é pessoal, mas genuíno e sem segundas intenções, evitando perder suas características individuais.
IV. O psicoterapeuta é responsável por promover a cura das pessoas em diversos níveis de seu adoecimento; é aquele que através de seu conhecimento teórico e técnico consegue transformar e direcionar o caminho de seu cliente para a busca de sua aceitação. Ele consegue transformar os conflitos mais obscuros em um conjunto transformador de mudança.
V. Os julgamentos em psicoterapia são fatores muito importantes a serem trabalhados pelo profissional. É praticamente impossível se desfazer dessas interioridades que fazem parte da elaboração individual. Mas, para elaborar um trabalho psicoterapêutico, é necessário não se abster dessas particularidades, elas contribuem para uma visão crítica e impedem o afastamento da percepção que o psicoterapeuta tem de si mesmo.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2010107 Psicologia
Uma teoria das técnicas de psicoterapia requer uma conceituação de seus instrumentos, os quais estão intimamente ligados a uma concepção do processo terapêutico. As intervenções do terapeuta são instrumentos essenciais no processo de psicoterapia. Em relação às intervenções, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2010106 Psicologia
Em relação à Psicoterapia Breve, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2010094 Psicologia
Uma diferença importante em relação à Psicoterapia Clássica e à Psicoterapia Breve se atém ao tempo do tratamento. Assim, o tempo delimitado da Psicoterapia Breve promove
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Psicologia |
Q1994492 Psicologia
Considerando-se que as diversas abordagens psicoterapêuticas divergem quanto aos seus objetivos e fundamentos teóricos, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777306 Psicologia
A influência da relação terapêutica no sucesso do tratamento psicoterápico constitui um consenso entre diversos autores. No tocante à terapia cognitivo-comportamental (TCC), é válido considerar que
Alternativas
Q1002678 Psicologia

Em relação à Psicoterapia Breve (PB), de acordo com Lemgruber (2000), analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


I- Comunicar e esclarecer ao paciente o foco a ser trabalhado é um componente inerente à técnica de PB.

II- A atitude deliberadamente ativa do terapeuta em PB evidencia a diferença desta em relação à postura de neutralidade/ ambiguidade/ atenção flutuante da psicanálise.

III- A atividade do terapeuta em PB independe de uma avaliação e de um diagnóstico do paciente.

IV- O terapeuta em PB interpreta seletivamente em direção ao foco terapêutico.

Alternativas
Q1002659 Psicologia
Segundo Hélia Gouvêa, citada por Lemgruber (2000), a Psicoterapia Breve de Apoio (PBA) é uma forma de tratamento caracterizada pela utilização direta de determinadas medidas em relação ao paciente. Assinale a opção INCORRETA em relação a essas medidas.
Alternativas
Q1002648 Psicologia
Lemgruber (2000), quanto à Psicoterapia Breve Focal, reporta-se ao conceito de irradiação dos ganhos terapêuticos, ao falar de modificações e progressos que podem ser realizados pelo paciente como reflexo da reestruturação de um aspecto especifico, focalizado durante a terapia. Como a autora denomina esse mecanismo interno de potencialização dos ganhos terapêuticos na técnica focal?
Alternativas
Q994713 Psicologia
A capacidade do paciente de estabelecer uma relação de trabalho com o terapeuta, em oposição às reações transferenciais regressivas e à resistência, é chamada de
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: D
6: C
7: C
8: A
9: B
10: B
11: B
12: D
13: A
14: E
15: D
16: C
17: A
18: C
19: E
20: B