Questões Militares Comentadas sobre transtornos da ansiedade em psicologia

Foram encontradas 59 questões

Q3256171 Psicologia
Foi solicitada uma interconsulta psiquiátrica na enfermaria de dermatologia para avaliar uma senhora viúva de 85 anos com queixas de múltiplas lesões cutâneas. Ela relata coçar e cutucar compulsivamente a pele no pescoço e em seus membros superiores e inferiores há mais de 10 meses. Ao exame físico, são observadas dezenas de lesões cutâneas recobertas por crostas sanguíneas e bordas avermelhadas, além de lesões cicatriciais com bordas hiperpigmentadas, erosões e úlceras intercaladas. As lesões recobertas por crostas sanguíneas sugerem traumatismo repetitivo na pele devido ao ato de coçar e cutucar. As bordas avermelhadas e hiperpigmentadas das lesões cicatriciais são consistentes com o processo de cicatrização após a lesão da pele. As erosões e úlceras também são características comuns devido à manipulação excessiva da pele. A paciente tenta interromper esse comportamento de se cutucar, sem sucesso. Durante a consulta, a paciente diz não aguentar mais essas lesões que a impedem de usar trajes mais leves ou sair de casa com as lesões expostas. Reclama apresentar preocupações financeiras persistentes, pois vive sozinha e não teve filhos ao longo do casamento. Nega se sentir depressiva, pois tem a sua rotina normal cuidando da casa que o falecido marido a deixou.

Essas características clínicas são consistentes com o diagnóstico de
Alternativas
Q3256167 Psicologia
No DSM-5, o transtorno anteriormente conhecido como hipocondria é agora denominado transtorno de ansiedade de doença. Esse transtorno é caracterizado por uma preocupação persistente e excessiva com a possibilidade de ter uma doença grave, apesar da ausência de evidências médicas ou de sintomas físicos. Essa preocupação com a saúde geralmente persiste apesar de avaliações médicas repetidas que não encontram evidências de doença física. O capítulo do DSM-5 no qual o transtorno de ansiedade de doença está classificado é o dos transtornos 
Alternativas
Q3256163 Psicologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente a diferença entre um ataque de pânico e o transtorno de pânico.
Alternativas
Q2091595 Psicologia
Os transtornos de ansiedade são bastante comuns nos idosos e, ainda que sejam debilitantes, costumam estar associados a limitações funcionais, ao maior sofrimento, ao agravo de quadros clínicos e, frequentemente, são subdiagnosticados. A ansiedade em idosos apresenta-se de forma distinta daquela manifestada nas populações mais novas. Nas pessoas idosas, a ansiedade aparece usualmente como:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Psicologia |
Q1994471 Psicologia
O transtorno do pânico (com ou sem agorafobia) constitui um dos problemas mais incapacitantes entre os transtornos de ansiedade. De acordo com Rangé (2011), uma característica de personalidade comum nesses quadros é a
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777277 Psicologia
Um indivíduo que apresenta um medo irracional de borboletas já passou por três ataques de pânico quando se deparou, inesperadamente, com a situação particular por ele temida. Nesse caso, o diagnóstico é
Alternativas
Q1619809 Psicologia
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) caracteriza-se pela presença de obsessões. Uma situação que descreve uma obsessão é
Alternativas
Q1002661 Psicologia
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (1993), assinale a opção que apresenta a síndrome decorrente de doença cerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há perturbação de múltiplas funções corticais superiores, e na qual não há obnubilação de consciência.
Alternativas
Q1002637 Psicologia
Segundo Wahl, citado por Mello Filho (1991), a seguinte dinâmica inconsciente seria encontrada no hipocondríaco, EXCETO:
Alternativas
Q994734 Psicologia
Sobre o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), é correto afirmar que
Alternativas
Q1002177 Psicologia
Em geral, as pessoas não têm consciência de que apresentam, durante o trabalho, sinais e sintomas dos transtornos de ansiedade, isolados ou combinados, com diversas intensidades. Sendo assim, assinale a opção que apresenta sinais ou sintomas de transtorno de ansiedade.
Alternativas
Q911793 Psicologia
De acordo com o DSM-5, sobre os critérios diagnósticos para o Transtorno de Estresse Pós-traumático, assinale a opção correta:
Alternativas
Q895020 Psicologia
Sobre o tratamento psicoterápico do estado de estresse pós-traumático, analise as alternativas abaixo.
I. A psicoterapia em grupo não é recomendada. II. A psicoterapia de família pode oferecer suporte direto aos membros da família e ao paciente. III. Na fase aguda, pode seguir o modelo de intervenção em crise com suporte, orientação e desenvolvimento de instrumentos para lidar com o evento traumático. IV. Na fase crônica, a psicoterapia visa a deixar o paciente falar livremente, deixando-o rememorar o evento traumático e, quando possível, começar a trabalhar a reconstrução do futuro.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q895011 Psicologia
No ano de 1983, Jeffrey Mitchell idealizou uma técnica que objetiva tratar sistematicamente as pessoas expostas à experiências traumáticas, conhecida como CISD (Critical Incident Stress Debriefing).
Assim sendo, pode-se afirmar que essa técnica consiste em facilitar a expressão dos sentimentos e emoções
Alternativas
Q858237 Psicologia

Com relação à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Os sintomas que constituem os critérios obrigatórios para o diagnóstico da síndrome do pânico incluem ataques de pânico recorrentes e espontâneos (inesperados), preocupações persistentes em relação a ataques adicionais com perda de controle, medo de enlouquecer e presença determinante de agorafobia associada.

Alternativas
Q797700 Psicologia

Todos experimentamos ansiedade de tempos em tempos. É uma reação natural e comum a muitas dificuldades da vida. Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade torna-se um problema crônico. Elas experimentam altos níveis de ansiedade com regularidade perturbadora. Transtornos de ansiedade são uma classe de transtornos marcados por sentimentos de excessiva apreensão e ansiedade. São considerados os principais transtornos de ansiedade: 


I. Transtorno de ansiedade generalizada.

II. Transtornos fóbicos e transtorno do pânico.

III. Transtorno obsessivo-compulsivo.

IV. Transtorno do estresse pós-traumático.


Estão corretas as alternativas


Alternativas
Q688859 Psicologia

Considerando Dalgalarrondo (2008), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, sobre as síndromes obsessivos-compulsivas. A seguir, marque a opção com a sequência correta.

( ) Caracteriza-se pela ocorrência de alterações da consciência, com pseudocrises que se assemelham a crises epilépticas.

( ) Estão frequentemente presentes comportamentos rituais e repetitivos, tais como lavar as mãos inúmeras vezes, por exemplo.

( ) Observa-se sintomas e perturbações corporais muito variados: paralisias histéricas, anestesias e analgesias histéricas, aos quais a pessoa reage de forma indiferente.

( ) Os quadros caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos persistentes, que surgem de forma recorrente na consciência.

Alternativas
Q688855 Psicologia
Considerando Dalgalarrondo (2008), com relação ao quadro de Síndrome Mista de Ansiedade e Depressão, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q688854 Psicologia
Baseando-se em Dalgalarrondo (2008), quanto à Síndrome do Pânico, pode-se afirmar que ela se caracteriza por crises
Alternativas
Q688853 Psicologia
Dentre as síndromes ansiosas, conforme Dalgalarrondo (2008), quanto à síndrome da ansiedade generalizada não se pode afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: B
6: C
7: E
8: B
9: A
10: D
11: A
12: A
13: D
14: A
15: E
16: A
17: A
18: A
19: B
20: C