Questões Militares
Comentadas sobre transtornos da ansiedade em psicologia
Foram encontradas 59 questões
Essas características clínicas são consistentes com o diagnóstico de
I. A psicoterapia em grupo não é recomendada. II. A psicoterapia de família pode oferecer suporte direto aos membros da família e ao paciente. III. Na fase aguda, pode seguir o modelo de intervenção em crise com suporte, orientação e desenvolvimento de instrumentos para lidar com o evento traumático. IV. Na fase crônica, a psicoterapia visa a deixar o paciente falar livremente, deixando-o rememorar o evento traumático e, quando possível, começar a trabalhar a reconstrução do futuro.
Está correto apenas o que se afirma em
Assim sendo, pode-se afirmar que essa técnica consiste em facilitar a expressão dos sentimentos e emoções
Com relação à psicopatologia, julgue o item a seguir.
Os sintomas que constituem os critérios obrigatórios para o
diagnóstico da síndrome do pânico incluem ataques de
pânico recorrentes e espontâneos (inesperados), preocupações
persistentes em relação a ataques adicionais com perda
de controle, medo de enlouquecer e presença determinante de
agorafobia associada.
Todos experimentamos ansiedade de tempos em tempos. É uma reação natural e comum a muitas dificuldades da vida. Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade torna-se um problema crônico. Elas experimentam altos níveis de ansiedade com regularidade perturbadora. Transtornos de ansiedade são uma classe de transtornos marcados por sentimentos de excessiva apreensão e ansiedade. São considerados os principais transtornos de ansiedade:
I. Transtorno de ansiedade generalizada.
II. Transtornos fóbicos e transtorno do pânico.
III. Transtorno obsessivo-compulsivo.
IV. Transtorno do estresse pós-traumático.
Estão corretas as alternativas
Considerando Dalgalarrondo (2008), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, sobre as síndromes obsessivos-compulsivas. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) Caracteriza-se pela ocorrência de alterações da consciência, com pseudocrises que se assemelham a crises epilépticas.
( ) Estão frequentemente presentes comportamentos rituais e repetitivos, tais como lavar as mãos inúmeras vezes, por exemplo.
( ) Observa-se sintomas e perturbações corporais muito variados: paralisias histéricas, anestesias e analgesias histéricas, aos quais a pessoa reage de forma indiferente.
( ) Os quadros caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos persistentes, que surgem de forma recorrente na consciência.