Questões Militares
Sobre transtornos do neurodesenvolvimento em psicologia
Foram encontradas 28 questões
Sobre o autismo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Crianças com autismo raramente possuem déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces. ( ) Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras) como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou as mãos. ( ) Indivíduos com autismo tendem a apresentar contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de comportamento não verbal mais frequente nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados. ( ) Crianças com autismo geralmente iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta).
A sequência correta é
Sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Estão implicadas no TDAH alterações na atenção alternada e na atenção sustentada, enquanto não há alterações significativas na memória de trabalho. ( ) Há perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias que, por sua vez, envolvem disfunção nas funções executivas frontais. ( ) Os processos atencionais prejudicados, a inibição falha e a impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito. ( ) No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.
A sequência correta é
No contexto clínico, psicólogos têm recebido com frequência pacientes com suspeita de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em grau inconsistente com o nível de desenvolvimento, impactando no funcionamento social, acadêmico e/ ou profissional.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o TDAH.
( ) O diagnóstico do TDAH é essencialmente clínico.
( ) Pesquisas recentes têm enfatizado cada vez mais a homogeneidade do perfil dos pacientes com TDAH, tanto na apresentação dos sintomas, quanto no perfil neuropatológico.
( ) Para diagnosticar o TDAH, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os sintomas devem estar presentes em dois ou mais ambientes.
( ) Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o diagnóstico do TDAH é feito quando vários dos sintomas estiverem presentes até os oito anos de idade.
A sequência correta é
Com relação ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), avalie as afirmações abaixo.
I. São tipos de TDAH o predominantemente desatento, o predominantemente hiperativo-impulsivo e o combinado.
II. O TDAH é um transtorno neurobiológico que parece estar associado a uma disfunção no córtex pré-frontal e nas suas conexões com a rede subcortical e com o córtex parietal.
III. A terapia cognitivo-comportamental não é recomendada para pacientes que apresentam pensamentos de desvalia, de desamor e comportamentos condicionados mal-adaptativos decorrentes de sintomas iniciais da doença.
IV. No tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), a eficácia da terapia cognitivo-comportamental parece ser limitada pelo forte componente neurobiológico do transtorno e por sua aplicabilidade clínica, pelo grau de resposta aos psicofármacos.
Está correto apenas o que se afirma em
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.
I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.
II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).
III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A respeito de disartria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pode ter origem em lesões no sistema nervoso, o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.
( ) A de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação.
( ) No caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações se manifestam isoladamente não estando associadas a nenhum outro distúrbio.
( ) Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação.
A sequência está correta em
Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.
I. Distúrbios de leitura.
II. Distúrbios de memória auditiva.
III. Distúrbios de escrita.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Baseado no parágrafo abaixo, relacione a coluna A com a coluna B.
Num diagnóstico do problema de aprendizagem, mais interessantes resultarão as modalidades impressas na atividade cognitiva, que se relacionam com o nível neurológico, ou seja, com esquemas de ações estereotipadas.
COLUNA A
( 1 ) Rigidez ou flexibilidade
( 2 ) Esteriotipia
( 3 ) Viscosidade
( 4 ) Labilidade
COLUNA B
( ) tendência a buscar indícios perceptivos do pensamento desde o exterior a fim de operar.
( ) possibilidade de mudar de direção e a disponibilidade de conhecimentos adquiridos.
( ) perda de energia ou vigor que desvitaliza a experiência.
( ) tipo de pensamento recorrente que, por temor a desorganizar-se, aferra-se à redundância que o reassegura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta dos parênteses da segunda coluna, de cima
para baixo.
Considere os aspectos a seguir:
I. a modalidade com que a inteligência trata o objeto;
II. como os recursos cognitivos possibilitam a organização da projeção;
III. o tipo de leitura da realidade;
IV. os fundamentos teóricos que o paciente compartilha. Para o diagnóstico dos problemas de aprendizagem, em provas projetivas, não se levam particularmente em conta os conteúdos expressos pelo paciente.
Dos aspectos mencionados nos itens acima, qual(is) interessa observar?
O trecho acima se refere ao(à)