Questões Militares de Psicologia - Transtornos do Neurodesenvolvimento
Foram encontradas 28 questões
Sobre o autismo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Crianças com autismo raramente possuem déficits no reconhecimento facial e da expressão emocional em faces. ( ) Pessoas com autismo apresentam com frequência comportamentos repetitivos (estereotipias motoras) como balanceio do tronco, andar na ponta dos pés, balançar as mãos como bater asas (flapping), emissão de ruídos e estalos com a boca ou as mãos. ( ) Indivíduos com autismo tendem a apresentar contato ocular ausente ou inconsistente. Esse é um dos déficits de comportamento não verbal mais frequente nesse transtorno. Os sorrisos socialmente dirigidos podem não existir ou ser apenas frustros e descompassados. ( ) Crianças com autismo geralmente iniciam interações com seus pares por meio do mostrar, pegar ou trazer coisas para que os outros vejam ou, ainda, apontar para objetos de interesse e se certificar de que o outro também se interessa por isso (expressão da chamada atenção conjunta).
A sequência correta é
Sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Estão implicadas no TDAH alterações na atenção alternada e na atenção sustentada, enquanto não há alterações significativas na memória de trabalho. ( ) Há perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias que, por sua vez, envolvem disfunção nas funções executivas frontais. ( ) Os processos atencionais prejudicados, a inibição falha e a impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito. ( ) No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.
A sequência correta é
No contexto clínico, psicólogos têm recebido com frequência pacientes com suspeita de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em grau inconsistente com o nível de desenvolvimento, impactando no funcionamento social, acadêmico e/ ou profissional.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o TDAH.
( ) O diagnóstico do TDAH é essencialmente clínico.
( ) Pesquisas recentes têm enfatizado cada vez mais a homogeneidade do perfil dos pacientes com TDAH, tanto na apresentação dos sintomas, quanto no perfil neuropatológico.
( ) Para diagnosticar o TDAH, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os sintomas devem estar presentes em dois ou mais ambientes.
( ) Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o diagnóstico do TDAH é feito quando vários dos sintomas estiverem presentes até os oito anos de idade.
A sequência correta é
Com relação ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), avalie as afirmações abaixo.
I. São tipos de TDAH o predominantemente desatento, o predominantemente hiperativo-impulsivo e o combinado.
II. O TDAH é um transtorno neurobiológico que parece estar associado a uma disfunção no córtex pré-frontal e nas suas conexões com a rede subcortical e com o córtex parietal.
III. A terapia cognitivo-comportamental não é recomendada para pacientes que apresentam pensamentos de desvalia, de desamor e comportamentos condicionados mal-adaptativos decorrentes de sintomas iniciais da doença.
IV. No tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), a eficácia da terapia cognitivo-comportamental parece ser limitada pelo forte componente neurobiológico do transtorno e por sua aplicabilidade clínica, pelo grau de resposta aos psicofármacos.
Está correto apenas o que se afirma em