Questões Militares Sobre transtornos relacionados a substâncias em psicologia

Foram encontradas 67 questões

Q3256159 Psicologia
Um jovem de 19 anos é conduzido ao pronto atendimento de um hospital privado por policiais e amigos, que estavam juntos em uma balada de música eletrônica. O paciente se apresenta extremamente agitado e hiperativo, incapaz de ficar parado, nem deixa ninguém chegar perto ou examiná-lo. O paciente relata uma sensação intensa de euforia e excitação, acompanhada por um aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Ele está ansioso e expressa preocupações de que bandidos estariam atrás dele. Suas pupilas estão dilatadas, e ele está suando excessivamente. Durante a avaliação médica, o paciente teve um episódio de convulsão. O diagnóstico que deve ser suspeitado para esse caso é intoxicação
Alternativas
Q3256158 Psicologia
Qual o intervalo de tempo para a detecção do 9-delta-THC na urina de um indivíduo com padrão de uso crônico diário de cannabis?
Alternativas
Q3256157 Psicologia
O consumo de álcool de baixo risco, que minimiza os riscos à saúde, considera-se o não engajamento em beber pesado episódico, além de respeitar os dias de abstinência ao longo de uma semana. Segundo o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), o limite de doses-padrão considerado um consumo alcoólico de baixo risco é:
Alternativas
Q2471337 Psicologia
De acordo com DALGALARRONDO (2018), as substâncias com ação no cérebro e repercussões no psiquismo/comportamento produzem, de modo geral, sensações de prazer ou excitação (respostas de recompensa), cuja correspondência cerebral está vinculada às chamadas áreas e circuitos de recompensa do cérebro.
Considerando as alegações do autor a respeito dos transtornos relacionados a substâncias e comportamentos aditivos, marque a opção INCORRETA: 
Alternativas
Q2471314 Psicologia
De acordo com PEUKER e KESSLER (In: HUTZ et al., 2016), o psicodiagnóstico aplicado a transtornos por uso de substâncias traz informações relevantes ao planejamento terapêutico, à mensuração de desfechos e à reabilitação de condições clínicas decorrentes do uso de drogas.

Considerando as alegações dos autores, analise as assertivas abaixo assinalando VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).
( ) Substâncias psicoativas são aquelas capazes de promover alterações no funcionamento mental ou psiquismo, afetando a maneira como as pessoas que as utilizam pensam, sentem e se comportam. Essas alterações no psiquismo são iguais para todas as substâncias, pois cada uma causa prejuízos cognitivos no sistema nervoso central, indiferentemente do potencial de ação.

(  ) A perspectiva mais atual sugere que a intensidade e as consequências negativas decorrentes do consumo de drogas variam ao longo de um continuum de gravidade. Portanto, a relação do indivíduo com as drogas deve ser analisada de forma mais ampla e não está circunscrita à frequência e à quantidade do uso da substância. 
( ) O psicodiagnóstico é indicado quando as queixas se sobrepõem ao uso da substância, ou seja, o quadro do paciente ganha maior complexidade em virtude das consequências negativas associadas ao uso e do prejuízo no ajustamento psicossocial. Assim, alterações cognitivas e comportamentais passam a ser observadas.
(  ) O psicodiagnóstico não pode ser solicitado de forma compulsória. Sabe-se que, sob condições de obrigatoriedade do exame, o examinando pode não cooperar com o psicólogo, omitindo informações relevantes ou distorcendo a realidade. Assim o psicólogo deve se ater à cooperação do avaliado. 

Escolha e marque a opção que contêm a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2010119 Psicologia
Existem diferentes maneiras de abordar o consumo abusivo de substâncias psicoativas, bem como modos diferenciados de nomeá-las: toxicomania, dependência química e drogadição. No que diz respeito ao modo como esse fenômeno vem sendo abordado na psicologia brasileira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2010099 Psicologia
Sabe-se que a construção das políticas de saúde para usuários de drogas centradas no hospital psiquiátrico demarca uma significativa interferência do Direito Penal sobre os procedimentos clínicos, como também uma aproximação entre práticas jurídicas e práticas médicas. Esse cenário favorece a lógica do tratamento como
Alternativas
Q2010092 Psicologia
No que se refere às estratégias necessárias para a reformulação da Política Nacional de Álcool e Drogas, é relevante destacar algumas características do campo de práticas, observadas no cenário nacional e internacional. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2010087 Psicologia
Sabe-se que o uso de álcool e drogas desponta no cenário mundial como um grande problema de saúde pública. O uso de drogas, inclusive álcool e tabaco, tem relação direta e indireta com uma série de agravos à saúde dos adolescentes e jovens. Dessa forma, uma política que se tem colocado como alternativa viável na lógica da Promoção à Saúde para o cuidado com tal problemática pauta-se, principalmente,
Alternativas
Q1668629 Psicologia

Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-11), os transtornos devidos ao uso de álcool expressam um padrão de consequências negativas decorrentes do uso da substância, inclusive intoxicação alcoólica, uso perigoso, dependência, síndrome de abstinência e transtornos mentais induzidos pelo álcool.

Preencha corretamente as lacunas.


O ____________________ é uma forma grave de síndrome de abstinência do álcool, em que ocorrem, além dos sintomas clássicos do delirium, intensas manifestações autonômicas, ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsias). A ____________________ pode ocorrer durante a síndrome de abstinência ou em períodos independentes dela, com o indivíduo sóbrio ou alcoolizado. Caracteriza-se por alucinações audioverbais de vozes que tipicamente falam do paciente na terceira pessoa ou o humilham e o desprezam. A chamada ____________________ caracteriza-se por uma resposta paradoxal, intensa, à ingestão de pequena quantidade de álcool.


A sequência que preenche corretamente as lacunas é

Alternativas
Q1002666 Psicologia
De acordo com Elizabeth Carneiro, citada em Gigiiotti e Guimarães (2010), estima-se que apenas 20% das pessoas que procuram tratamento para dependências químicas encontram-se preparadas para a mudança, ou seja, querem se tratar. 40% delas estariam ambivalentes e outros 40% em resistência absoluta, não considerando a possibilidade de mudança. Dado que a aplicação do programa de Doze Passos (originalmente criado para o tratamento do alcoolismo) e a abordagem cognitivo-comportamental destina-se, em geral, àqueles 20% que desejam se tratar, qual opção é indicada pela autora para dar conta dos chamados pacientes difíceis?
Alternativas
Q911768 Psicologia
No que tange à complexa questão da dependência química, a reinstalação do padrão de uso da substância após um período de abstinência é definido por Gigliotti e Guimarães (2010) como:
Alternativas
Q830949 Psicologia
Segundo Gigliotti (2010), de acordo com o Modelo Matrix para tratamento de dependência quimica de Christiane Farentinos e Cristiane Lopes, assinale a opção INCORRETA
Alternativas
Q695442 Psicologia
Enquanto especialista em psicologia clínica, o psicólogo pode oferecer muito para o trabalho interdisciplinar em diversas áreas, sobretudo na saúde mental, quando se trata de transtornos por uso e abuso de substâncias psicoativas como o álcool, com suas respectivas comorbidades psiquiátricas. Cordioli (2008) salienta que, para este quadro, uma sugestão de tratamento eficaz seria o Modelo de Tratamento Integrado. Acerca desse modelo de tratamento, assinale a opção correta.
Alternativas
Q652895 Psicologia
Para Gigliotti e Guimarães (2000), a inclusão da família no tratamento do dependente químico tem se mostrado fundamental em várias etapas do processo terapêutico. Assinale a opção INCORRETA no que se refere à abordagem familiar para o tratamento da dependência química dentro do processo inicial de ajuda.
Alternativas
Q652884 Psicologia
Assinale a opção que apresenta as três categorias de crenças que facilitariam o uso de substâncias psicoativas pelo dependente químico, segundo Beck, de acordo com Gigliotti e Guimarães (2000).
Alternativas
Q652883 Psicologia
De acordo com Gigliotti e Guimarães (2000),no livro "Diretrizes Gerais para Tratamento de Dependência Química", é característica da técnica da Entrevista Motivacional (EM):
Alternativas
Q652874 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2008), as alucinações auditivas são o tipo de alucinaçao mais frequente nos transtornos mentais. Elas ocorrem em diversos quadros psicopatológicos, no entanto, quando se verificam alucinações audioverbais em pacientes com nível de consciência normal, com forte convicção, sem insight e crítica, havendo ausência de transtorno do humor (depressão ou mania), a hipótese diagnostica que se impõe é a de
Alternativas
Q652852 Psicologia
O cessar da ingestão crônica de álcool ou sua redução podem levar a um conjunto de sinais e sintomas de desconforto definidos pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como síndrome de abstinência do álcool(SAA). De acordo com o apresentado por Gigliotti e Guimarães (2000), no que se refere à gravidade e aos sintomas da SAA, pode-se afirmar que
Alternativas
Q634635 Psicologia

Analise as afirmativas sobre a relação entre drogas e personalidade e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) A ação de certas substâncias no sistema nervoso central pode alterar a personalidade.

( ) O uso de álcool leva ao desenvolvimento de quadros psicóticos, à degeneração do sistema nervoso central e à demência.

( ) Os medicamentos neurolépticos induzem estados de indiferença emocional, desmotivação e distanciamento afetivo.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: C
6: C
7: A
8: B
9: D
10: A
11: A
12: E
13: A
14: D
15: B
16: B
17: C
18: A
19: D
20: B