De acordo com PEUKER e KESSLER (In: HUTZ et al., 2016), o ps...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471314 Psicologia
De acordo com PEUKER e KESSLER (In: HUTZ et al., 2016), o psicodiagnóstico aplicado a transtornos por uso de substâncias traz informações relevantes ao planejamento terapêutico, à mensuração de desfechos e à reabilitação de condições clínicas decorrentes do uso de drogas.

Considerando as alegações dos autores, analise as assertivas abaixo assinalando VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).
( ) Substâncias psicoativas são aquelas capazes de promover alterações no funcionamento mental ou psiquismo, afetando a maneira como as pessoas que as utilizam pensam, sentem e se comportam. Essas alterações no psiquismo são iguais para todas as substâncias, pois cada uma causa prejuízos cognitivos no sistema nervoso central, indiferentemente do potencial de ação.

(  ) A perspectiva mais atual sugere que a intensidade e as consequências negativas decorrentes do consumo de drogas variam ao longo de um continuum de gravidade. Portanto, a relação do indivíduo com as drogas deve ser analisada de forma mais ampla e não está circunscrita à frequência e à quantidade do uso da substância. 
( ) O psicodiagnóstico é indicado quando as queixas se sobrepõem ao uso da substância, ou seja, o quadro do paciente ganha maior complexidade em virtude das consequências negativas associadas ao uso e do prejuízo no ajustamento psicossocial. Assim, alterações cognitivas e comportamentais passam a ser observadas.
(  ) O psicodiagnóstico não pode ser solicitado de forma compulsória. Sabe-se que, sob condições de obrigatoriedade do exame, o examinando pode não cooperar com o psicólogo, omitindo informações relevantes ou distorcendo a realidade. Assim o psicólogo deve se ater à cooperação do avaliado. 

Escolha e marque a opção que contêm a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Alternativas