Questões Militares Comentadas sobre principais funções orgânicas: hidrocarbonetos: alcano, alceno, alcino, alcadieno, ciclos alcano e alceno, aromáticos. haletos. em química

Foram encontradas 16 questões

Q2179196 Química
O linalol é uma substância orgânica de origem natural presente em óleos essenciais de diversas plantas aromáticas, como a lavanda e o manjericão. Essa substância é utilizada como um fixador de fragrâncias na indústria química e apresenta uma série de propriedades biológicas, por exemplo, atividade analgésica. Na estrutura química do linalol, mostrada ao lado, estão presentes duas metilas (como grupos substituintes), além das funções químicas alqueno e álcool.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nas informações acima e nos conhecimentos de nomenclatura de compostos orgânicos, assinale a alternativa que apresenta o nome do linalol recomendado pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992561 Química
Atenção: a Tabela abaixo deve ser usada como apoio para responder alguma questão de Química.





O benzeno é uma substância química que se apresenta como líquido incolor em temperatura ambiente e pressão atmosférica (25oC e 1atm, respectivamente). Trata-se de uma substância altamente tóxica, apesar de seu aroma doce e agradável. Seus vapores, se inalados, causam dor de cabeça, inconsciência e, em período prolongado de exposição, leucopenia. É imiscível em água e possui ponto de ebulição igual a 80ºC.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em pressão atmosférica, o ponto de fusão do benzeno é maior que 25ºC.
II. Em temperatura superior a 80ºC e pressão atmosférica, o benzeno estará no estado gasoso.
III. A evaporação de benzeno ocorre apenas em temperatura acima de 80ºC, logo não há risco de inalação de vapores em temperatura ambiente.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1977457 Química
Considere as seguintes informações acerca dos compostos orgânicos A, B e C.
– O composto A possui fórmula molecular C3H6.
– O composto B é o produto majoritário da reação de adição do ácido bromídrico em A (A + HBr  B).
– O composto C é o produto orgânico de substituição da reação entre B e hidróxido de potássio (B + KOH → C).
Com base nessas informações, os compostos A, B e C são, respectivamente:
Alternativas
Q1831847 Química

Leia o texto a seguir e resolva a questão:


“A ozonólise utiliza ozônio (O3) na presença de água (H2O) e zinco (Zn). O ozônio adiciona-se à dupla ligação do alqueno, originando um composto intermediário instável, denominado ozoneto ou ozonida. O ozoneto, por sua vez, se hidrolisa, originando aldeídos e/ou cetonas. A finalidade da utilização do zinco é evitar que o oxigênio, que pode ser produzido pela decomposição da água oxigenada, oxide o aldeído, transformando-o em ácido carboxílico.”


Fonte: modificado de USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 14ª ed. Reform - São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 3: Química Orgânica. p. 348.


Sabe-se que a ozonólise de um alqueno genérico denominado A, produziu os compostos propanona e propanal como produtos, além da substância H2O2


A + O3 Imagem associada para resolução da questão propanona + propanal + H2O2


Acerca desta reação e de seus reagentes e produtos, são feitas as seguintes afirmativas:


I – De acordo com a IUPAC, o nome oficial da substância A é 2-metilpent-2-eno.

II – O nome da substância H2O2 é superóxido de hidrogênio.

III – O grupo orgânico carbonila está presente nas três substâncias orgânicas (substância A, propanona e propanal).

IV – Os compostos A, propanona e propanal têm em sua estrutura ao menos um carbono com hibridização sp2 .

V – A cadeia carbônica da substância A é ramificada.


Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

Alternativas
Q1658386 Química

Em química orgânica existem várias apresentações de fórmulas, como fórmulas moleculares e percentuais. A fórmula molecular indica o número de átomos de cada elemento em uma molécula da substância. A fórmula percentual indica a porcentagem, em massa, de cada elemento que constitui a substância. Uma maneira de determinação dessa fórmula é a partir da fórmula molecular, aplicando-se conceitos de massa atômica e massa molecular.

FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 114


Tratando-se da estrutura e fórmula molecular, aldeídos são substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura o grupo carbonila ligado a um átomo de hidrogênio, na ponta de uma cadeia carbônica.

Considere os seguintes aldeídos: metanal; etanal; propanal; 3-metilbutanal e 2-metilbutanal.

Baseado nas fórmulas moleculares dos compostos citados, o aldeído que apresenta, em sua fórmula percentual, aproximadamente 54,5 % em massa de carbono (C) na sua estrutura é o

Alternativas
Q1287892 Química
A chama de uma vela é o exemplo mais comum de chama difusiva, na qual o oxigênio difunde-se em direção à parafina. Essa parafina pode apresentar diferentes tamanhos de cadeia carbônica. Com essas informações, considere as seguintes proposições:
I. A parafina da vela é constituída por moléculas de fórmula molecular CxHy, em que x < 8. II. A combustão da parafina na vela tem como principais produtos: negro de fumo, monóxido de carbono, dióxido de carbono e água. III. cor amarela da parte superior da chama indica um processo de combustão que depende da difusão do oxigênio presente no ar. IV. Na região inferior da chama há coloração levemente azulada por conta da maior quantidade de oxigênio difundido pelas zonas de recirculação.
Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S)
Alternativas
Q953045 Química

Observe os compostos abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta o nome (IUPAC) para os compostos I e II, respectivamente.

Alternativas
Q827087 Química

O uso de xilenos (ou dimetilbenzenos) como solventes orgânicos constitui significativo risco à saúde do trabalhador. A exposição crônica a essas substâncias acarreta cefaleia, fadiga, sonolência, distúrbios cardiovasculares, náuseas, vômitos e, até mesmo, coma e morte. A biotransformação dos xilenos no corpo humano ocorre, fundamentalmente, por duas vias principais, ilustradas, de forma simplificada, a seguir.

 

          


A partir das informações acima, julgue o item que se segue.

Nas moléculas A, B, C e D, os grupos ligados ao anel aromático encontram-se na posição meta.

Alternativas
Q739313 Química

Analise o composto a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que apresenta a nomenclatura correta do composto acima, segundo as regras da IUPAC.

Alternativas
Q682086 Química
O Aspartame é um adoçante artificial que está entre os mais usados mundialmente por diabéticos no intuito de substituir o açúcar, pois este produto não dá a sensação do amargo encontrado nos adoçantes; É feito basicamente de dois aminoácidos essenciais, sua segurança e ausência de efeitos colaterais nunca foram contestados. O fato é que ultimamente está havendo uma onda de evidências contra a total segurança oferecida pelo aspartame. Em um trabalho publicado no Journal of Neuropathology and Experimental Neurology pelo professor John Olney da Universidade de Saint Louis, Washington (1) foi descoberto que logo após a introdução do aspartame no mercado (em 1981) houve um aumento significativo (em torno de 10%) nos casos relatados de tumores cerebrais. Este estudo ainda concluiu que neste mesmo período houve uma pequena redução dos casos de tumores relativamente menos agressivos (astrocitomas) e um aumento da incidência de um tipo de tumor muito mais agressivo, e muitas vezes terminal, chamado glioblastoma. O problema é que o aspartame não é só formado por fenilalanina e aspartato. Vários casos têm reportado casos onde os distúrbios apresentados por pacientes são causados pelo uso de grandes quantidades de aspartame. O doutor Ralph Walton, chefe de psiquiatria do hospital Jamestown em Nova Yorque e membro da comissão de saúde mental do condado de Chautauque, relatou um caso de uma mulher de 54 anos que começou a sofrer de ataques seguidos por profundas mudanças de comportamento. Algumas das mudanças de personalidade incluíam euforia, aumento da atividade motora e insônia. A história dessa mulher é curiosa. Ela sempre tomava um galão de chá gelado com açúcar por dia. Semanas antes dos ataques, ela substituiu o açúcar por aspartame. Quando o médico eliminou o aspartame de sua dieta, ela voltou ao normal e os sintomas sumiram. Dada a fórmula estrutural: Imagem associada para resolução da questão
Apresenta os agrupamentos funcionais:
Alternativas
Q616491 Química
   O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação como parte de uma cadeia carbônica principal, mas, ao serem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valência livre, são denominados radicais. (Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Química: química orgânica, pág 33, FTD, 2007). Imagem associada para resolução da questão
O nome dos substituintes orgânicos ligados respectivamente aos carbonos de número 4, 5 e 8 da cadeia principal, são
Alternativas
Q615965 Química

Assinale a alternativa correta:

Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q603386 Química
Imagem associada para resolução da questão
Sobre as substâncias utilizadas em doping, apresentadas na questão anterior, considere as seguintes afirmativas: 

1. A metanfetamina possui uma amina secundária.
2. A testosterona é um composto aromático.
3. A testosterona possui função cetona.
4. A hidroclorotiazida é um sal.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q370253 Química
A Aramida é o nome de uma fibra sintética com alta resistência. É comercializada com o nome comercial de “Kevlar”. É usada na fabricação de cintos de segurança, cordas, coletes à prova de balas, raquetes de tênis, entre outros. A fórmula estrutural da Aramida é

imagem-008.jpg

Sobre essa substância e sua estrutura, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q340668 Química
A oxidação enérgica do 2,3-dimetil-pent-2-eno produz

Alternativas
Q111786 Química
Com base nas informações acima apresentadas, julgue os itens.
Sendo o metilpropano isômero do butano, esses dois hidrocarbonetos, nas mesmas condições experimentais, apresentam o mesmo poder calorífico.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: B
6: D
7: B
8: E
9: D
10: C
11: D
12: C
13: C
14: C
15: C
16: E