Questões Militares de Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos.
Foram encontradas 58 questões
A respeito da reação de oxirredução balanceada apresentada anteriormente, é correto afirmar que
Segundo as leis da radioatividade, um átomo de um elemento químico radioativo pode emitir várias partículas, como a alfa (α) e a beta (β), além de radiações de ondas eletromagnéticas, como a gama (ɣ). Considere as seguintes afirmativas acerca dessas emissões radioativas e de suas implicações:
I – A perda de uma partícula beta (β) por um átomo de um elemento radioativo ocasiona a formação de um átomo de número atômico maior.
II – A emissão de radiação gama (ɣ), a partir do núcleo de um átomo radioativo, não altera o número atômico e o número de massa deste átomo.
III – A emissão consecutiva de três partículas alfa (α) e duas beta (β), na desintegração do isótopo radioativo , gera o átomo do elemento químico .
IV – O decaimento radioativo do átomo do elemento Roentgênio-272 ( ), representado pelo esquem , denota a emissão exclusiva de radiação gama (ɣ).
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
Ao emitir uma partícula Alfa (α), o isótopo radioativo de um elemento transforma-se em outro elemento químico com número atômico e número de massa menores. A emissão de uma partícula beta (β) por um isótopo radioativo de um elemento transforma-o em outro elemento de mesmo número de massa e número atômico uma unidade maior.
Baseado nessas informações são feitas as seguintes afirmativas:
I – Na desintegração ocorre com a emissão de uma partícula β.
II – Na desintegração ocorre com a emissão de uma partícula β.
III – A partícula alfa (α) é composta por 2 prótons e 4 nêutrons.
IV – Uma partícula beta (β) tem carga negativa e massa comparável a do próton.
V – O urânio-238 , pode naturalmente sofrer um decaimento radioativo emitindo sequencialmente 3 partículas alfa e 2 beta, convertendo-se em rádio .
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
O decaimento do trício, um isótopo radioativo do hidrogênio empregado em pesquisas com reatores nucleares de fusão e em armas termonucleares, está representado no gráfico a seguir.
Uma amostra de trício apresenta uma atividade radioativa inicial de 3,0x109 desintegrações por segundo. Com base nos dados e no gráfico acima, pode-se prever que essa amostra apresentará uma atividade de 7,5x108 desintegrações por segundo após, aproximadamente:
Dados:
In(2) = 0,69 ln(3) = 1,1 ln(4) = 1,4
In (6) = 1,8 ln(7,5) = 2,0
O urânio-235 (235U) é utilizado como combustível em diversos tipos de reatores nucleares de fissão para a produção de energia elétrica, sendo esses reatores projetados para induzir e sustentar uma reação nuclear em cadeia lenta e controlada. A equação 1 ilustra uma das possíveis reações nucleares de fissão induzida que ocorrem com o 235U, enquanto que a equação 2 ilustra a reação de decaimento nuclear do antimônio-131 (131Sb), um dos diversos produtos gerados pela fissão do 235U, até a formação de um núcleo estável de xenônio-131 (131Xe).
Nas equações acima, X, Y, W e o tipo de decaimento
nuclear ilustrado na equação 2 são, respectivamente:
CONSTANTES
Constante de Avogadro (NA) = 6,02 x 1023 mol-1
Constante de Faraday (F) = 9,65 x 104 C mol-1 = 9,65 x 104 A s mol-1 = 9,65 x 104 J V-1 mol-1
Volume molar de gás ideal = 22.4 L (CNTP)
Carga elementar = 1,602 x 10-19 C
Constante dos gases (R) = 8,21 x 10-2 atm L K -1 mol-1 = 8,31JK-1 mol-1 = 1,98 cal K-1 mol-1 =
= 62,4 mmHg L K-1 mol-1
Constante gravitacional (g) = 9,81 m s-2
Constante de Planck (h) = 6,626 x 10-34 m2kg s-1
Velocidade da luz no vácuo = 3,0x 108 ms-1
Número de Euler (e) = 2,72
DEFINIÇÕES
Pressão: 1 atm = 760mmHg = 1,01325 x 105 N m-2 = 760 Torr = 1,01325 bar
Energia: 1 J = 1N m = 1 kg m2 s-2
Condições normais de temperatura e pressão (CNTP): 0°C e 760 mmHg
Condições ambientes: 25° C e 1 atm
Condições padrão: 1 bar; concentração das soluções = 1 mol L-1 (rigorosamente: atividade unitária das espécies); sólido com estrutura cristalina mais estável nas condições de pressão e temperatura em questão.
(s) = sólido. (L) = líquido, (g) = gás. (aq) = aquoso. (CM) = circuito metálico, (conc) = concentrado.
(ua) = unidades arbitrárias. [X] = concentração da espécie química X em mol L-1
Considere as seguintes proposições:
I. Massa crítica representa a massa mínima de um nuclídeo físsil em um determinado volume necessária para manter uma reação em cadeia.
II. Reações nucleares em cadeia referem-se a processos nos quais elétrons liberados na fissão produzem nova fissão em, no mínimo, um outro núcleo.
III. Os núcleos de 226Ra podem sofrer decaimentos radioativos consecutivos até atingirem a massa de 206 (chumbo), adquirindo estabilidade.
Das proposições acima, está(ão) CORRETA(S)
"À medida que ocorre a emissão de partículas do núcleo de um elemento radioativo, ele está se desintegrando. A velocidade de desintegrações por unidade de tempo é denominada velocidade de desintegração radioativa, que é proporcional ao número de núcleos radioativos. O tempo decorrido para que o número de núcleos radioativos se reduza à metade é denominado meia-vida."
USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Editora Saraiva, 2009. (Volume 2: Físico-Química).
Utilizado em exames de tomografia, o radioisótopo flúor-18 (18F) possui meia-vida de uma hora e trinta minutos (1 h 30 min). Considerando-se uma massa inicial de 20 g desse radioisótopo, o tempo decorrido para que essa massa de radioisótopo flúor-18 fique reduzida a 1,25 g é de
Dados: log 16 = 1,20; log 2 = 0,30
Acerca da radioatividade, analise as afirmativas a seguir:
I. Possui o dobro da carga de um próton, ou seja, +2.
II. São elétrons emitidos dos núcleos dos átomos.
III. Tem grade poder de penetração, superior até 15 cm no aço.
IV. Tem velocidade igual à da luz.
Corresponde apenas às partículas betas a afirmativa
“A meia-vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração. À medida que os elementos radioativos vão se desintegrando, no decorrer do tempo, a sua quantidade e atividade vão reduzindo e, por consequência, a quantidade de energia emitida por ele, em razão da radioatividade, também é reduzida.”
(ALMEIDA, Frederico Borges de. “Meia-Vida”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/fisica/meiavida.htm. Acesso em: 24 de fevereiro de 2017.)
Assinale a alternativa que corresponde à massa residual de um material radioativo, que continha 10 g iniciais, após ter sua terceira meia-vida.