Questões Militares Sobre epidemiologia e saúde coletiva em saúde pública

Foram encontradas 31 questões

Q2201689 Saúde Pública
Com relação ao esquema de tratamento da tuberculose padronizado pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2154450 Saúde Pública
De acordo com a epidemiologia das infecções virais, o que significa a sigla “SARS”?  
Alternativas
Q2092797 Saúde Pública
Óbitos com suspeita de doença pelo vírus Zika, eventos adversos graves, ou óbitos pós vacinação, febre amarela, raiva humana, dentre outros que fazem parte da lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, devem ser notificados imediatamente. Tal notificação:
Alternativas
Q2092795 Saúde Pública

Em relação à vigilância epidemiológica, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode ser definida por meio da tríade: informação – ação – cura.

II. Constitui-se em um importante instrumento de prevenção e controle das doenças.

III. Todos os profissionais de saúde (da rede pública, privada e conveniada), bem como os diversos níveis do sistema (municipal, estadual e Federal) têm atribuições de vigilância epidemiológica.

IV. Desencadeia suas atividades a partir da ocorrência de um evento sanitário de caso suspeito ou confirmado de doença sob vigilância.

Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2091731 Saúde Pública
Entende-se corretamente por vigilância epidemiológica:
Alternativas
Q2091730 Saúde Pública
A Política Nacional de Vigilância em Saúde juntamente com a Política Nacional de Atenção Básica preconizam a integração entre as ações de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica como fator essencial para o atendimento das reais necessidades de saúde da população, sendo o trabalho conjunto entre os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estratégico e desejável para identificar e intervir nos problemas de saúde-doença da comunidade, facilitar o acesso da população às ações e serviços de saúde e prevenir doenças. De acordo com o Art. 3º da Lei Federal nº 13.595/2018, são consideradas atribuições dos ACEs, EXCETO:
Alternativas
Q2052293 Saúde Pública
A resistência microbiana leva à maior gravidade dos quadros clínicos e da assistência requerida, levando ao aumento da mortalidade de pacientes com COVID-19. Assinale a alternativa que apresenta fatores de risco para coinfecção na COVID-19.
Alternativas
Q1887792 Saúde Pública

Analise o quadro abaixo, que apresenta o indicador razão de mortalidade proporcional das populações dos países A, B, C e D. 


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos valores percentuais e na proposta de Nelson de Moraes para interpretação desse indicador, os níveis de saúde das populações dos quatro países são, respectivamente: 

Alternativas
Q1886476 Saúde Pública

Analise a figura abaixo, que apresenta a história natural de uma doença infecciosa, fazendo analogia com o conceito de iceberg. 


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Waldman EA (1998). 


Considerando que a infecção pelo vírus SARS-Cov2, causador da COVID-19, representa exatamente esse perfil de história natural, é correto afirmar que a letalidade dessa virose é 

Alternativas
Q1886474 Saúde Pública

O quadro abaixo apresenta as situações de violência interpessoal que são objeto de notificação compulsória no Brasil. 


Imagem associada para resolução da questão


O sistema de informação nacional, no qual o profissional de saúde e a unidade de saúde devem registrar a notificação obrigatória desses casos é: 

Alternativas
Q1871127 Saúde Pública
De acordo e para o efeito da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, o documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando à prevenção e à mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de saúde é chamado de plano 
Alternativas
Q1871126 Saúde Pública
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente - NSP.

Consoante dispõe o citado ato normativo, as atividades de: I - monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde; II - divulgar relatório anual sobre eventos adversos com a análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde; III - acompanhar, junto às vigilâncias sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para óbito; competem 
Alternativas
Q1871124 Saúde Pública
A Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS nº 553/2017 dispõe sobre a carta dos direitos e deveres da pessoa usuária da saúde.

De acordo com o mencionado ato normativo 
Alternativas
Q1871123 Saúde Pública
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011 estabelece que as boas práticas de funcionamento (BPF) são os componentes da garantia da qualidade que asseguram que os serviços são ofertados com padrões de qualidade adequados.

As mencionadas boas práticas de funcionamento determinam que
Alternativas
Q1871122 Saúde Pública
A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011, dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os Serviços de Saúde.

De acordo com o citado ato normativo, o serviço de saúde deve estabelecer estratégias e ações voltadas para segurança do paciente, tais como
Alternativas
Q1826786 Saúde Pública
No Brasil, somente 25% das pessoas sexualmente ativas praticam sexo seguro usando preservativo em todas as relações sexuais. O menor percentual foi encontrado nas regiões Norte e Nordeste. Evidenciam-se, consistentemente, em todas as regiões, níveis menores de uso regular de preservativo entre as pessoas que não completaram o ensino fundamental. Diante desse quadro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1667134 Saúde Pública
O Estado do Amapá é considerado área de alto risco de malária, doença parasitária que tem como agentes etiológicos protozoários do gênero Plasmodium. Com relação à malária é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q783695 Saúde Pública
Assinale, a seguir, um estudo intervencionista.
Alternativas
Q783694 Saúde Pública
São características de estudos epidemiológicos do tipo coorte, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: E
6: E
7: B
8: A
9: C
10: B
11: D
12: D
13: A
14: E
15: E
16: A
17: A
18: D
19: C
20: C