Questões Militares Sobre epidemiologia e saúde coletiva em saúde pública

Foram encontradas 38 questões

Q3275618 Saúde Pública
Assinale a opção que indica um grupo de risco para a infecção por Chikungunya.
Alternativas
Q3275614 Saúde Pública
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a coleta de swab para diagnóstico laboratorial de rubéola deve ser realizada
Alternativas
Q3275612 Saúde Pública
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a faixa etária e a periodicidade da mamografia de rastreamento para o câncer de mama.
Alternativas
Q3275611 Saúde Pública
Em novembro de 2024, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) a recertificação de país livre do sarampo. Isso só foi possível devido à intensificação das ações de vacinação pelo Ministério da Saúde.
Assinale a opção que indica o esquema vacinal contra o sarampo.
Alternativas
Q3232299 Saúde Pública
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, caracterizando-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de, aproximadamente, 100%. Com a intensificação das ações de vigilância e de controle da raiva canina e felina nos últimos 30 anos, o Brasil alcançou significativa redução nas taxas de mortalidade por raiva humana, com o predomínio de casos em caráteres esporádicos e acidentais. Entre as principais medidas de prevenção e controle da raiva humana, há a utilização de
Alternativas
Q3232298 Saúde Pública
As arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti constituem-se como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, as principais arboviroses urbanas são a dengue, a chikungunya e o vírus Zika. Em relação às características clínicas e/ou epidemiológica dessas doenças, avalie as afirmativas abaixo.
I Os três arbovírus podem ser transmitidos ao homem por via vetorial, vertical e transfusional. A principal forma é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo humano-vetor-humano.
II As manifestações neurológicas relacionadas ao histórico de infecção viral prévia por arbovírus são uma realidade no país. As principais manifestações neurológicas em pacientes infectados incluem casos de encefalite, meningoencefalite, mielite e síndrome de Guillain-Barré (SGB).
III Os insetos vetores de dengue, chikungunya e Zika no Brasil são mosquitos da família Culicidae, pertencentes ao gênero Aedes. A espécie Aedes albopictus é a única comprovadamente responsável pela transmissão dessas arboviroses no Brasil. Ela pode ser transmissora do vírus da febre amarela em áreas rurais e silvestres.
IV Estudos apontam que os três arbovírus podem ser transmitidos por via sexual de uma pessoa infectada (sintomática ou não) para seus parceiros, durante meses após a infecção inicial.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3232296 Saúde Pública
A portaria GM/MS nº 3.418, de 31 de agosto de 2022, dispõe sobre a inclusão da doença Monkeypox (varíola dos macacos ou mpox) na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. De acordo com essa portaria, devem ser notificados, 
Alternativas
Q3232294 Saúde Pública
O Ministério da Saúde do Brasil, considerando as evidências científicas disponíveis sobre a duração da imunidade conferida pela vacina contra febre amarela e a situação atual dessa doença no Brasil, estabeleceu novas recomendações para essa vacina. Em relação às normas vigentes da vacinação contra febre amarela para todo o território nacional, avalie as afirmativas abaixo.
I Em crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, deve-se administrar apenas uma dose a partir dos 9 meses de idade, sem reforços adicionais.
II Em pessoas de 5 a 59 anos de idade, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, deve-se administrar uma dose da vacina, válida para toda vida.
III Pessoas a partir de 60 anos de idade, que nunca receberam uma dose da vacina, não têm mais indicação para vacinação, pois estão em imunossenescência.
IV Em gestantes, independentemente da idade gestacional, a vacinação está contraindicada.
V Em crianças de 9 meses de vida a menores de 5 anos de idade, deve-se administrar uma dose aos 9 meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos de idade.
As recomendações corretas sobre a vacina contra Febre Amarela estão presentes nos itens
Alternativas
Q2154450 Saúde Pública
De acordo com a epidemiologia das infecções virais, o que significa a sigla “SARS”?  
Alternativas
Q2201689 Saúde Pública
Com relação ao esquema de tratamento da tuberculose padronizado pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2201681 Saúde Pública
Foi realizado um estudo para avaliar se os indivíduos que comem mais peixe têm menor risco de doença cardiovascular. Um grupo de indivíduos, sem doença cardiovascular, foi selecionado no início do estudo e seguido ao longo do tempo definido. O avaliador mediu a ingesta de peixe no início do estudo e nas avaliações subsequentes. Avaliações foram realizadas ao longo do estudo.
O tipo de estudo que foi realizado é
Alternativas
Q2201678 Saúde Pública
Paciente do sexo masculino, 30 anos, procurou assistência médica em UBS por mordida em mão pelo seu cão doméstico. O cachorro vive em seu quintal, sempre fechado. Não tem suspeita de raiva. Sempre recebeu todas as vacinas orientadas pelo seu veterinário. Refere ter lavado bem a área acometida com bastante água e sabão.
A conduta preconizada pelo Ministério da Saúde sobre o esquema de profilaxia da raiva humana com vacina de cultivo celular, nesse caso, é:
Alternativas
Q2092797 Saúde Pública
Óbitos com suspeita de doença pelo vírus Zika, eventos adversos graves, ou óbitos pós vacinação, febre amarela, raiva humana, dentre outros que fazem parte da lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, devem ser notificados imediatamente. Tal notificação:
Alternativas
Q2092795 Saúde Pública

Em relação à vigilância epidemiológica, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode ser definida por meio da tríade: informação – ação – cura.

II. Constitui-se em um importante instrumento de prevenção e controle das doenças.

III. Todos os profissionais de saúde (da rede pública, privada e conveniada), bem como os diversos níveis do sistema (municipal, estadual e Federal) têm atribuições de vigilância epidemiológica.

IV. Desencadeia suas atividades a partir da ocorrência de um evento sanitário de caso suspeito ou confirmado de doença sob vigilância.

Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2091731 Saúde Pública
Entende-se corretamente por vigilância epidemiológica:
Alternativas
Q2091730 Saúde Pública
A Política Nacional de Vigilância em Saúde juntamente com a Política Nacional de Atenção Básica preconizam a integração entre as ações de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica como fator essencial para o atendimento das reais necessidades de saúde da população, sendo o trabalho conjunto entre os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estratégico e desejável para identificar e intervir nos problemas de saúde-doença da comunidade, facilitar o acesso da população às ações e serviços de saúde e prevenir doenças. De acordo com o Art. 3º da Lei Federal nº 13.595/2018, são consideradas atribuições dos ACEs, EXCETO:
Alternativas
Q2052293 Saúde Pública
A resistência microbiana leva à maior gravidade dos quadros clínicos e da assistência requerida, levando ao aumento da mortalidade de pacientes com COVID-19. Assinale a alternativa que apresenta fatores de risco para coinfecção na COVID-19.
Alternativas
Q1887792 Saúde Pública

Analise o quadro abaixo, que apresenta o indicador razão de mortalidade proporcional das populações dos países A, B, C e D. 


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos valores percentuais e na proposta de Nelson de Moraes para interpretação desse indicador, os níveis de saúde das populações dos quatro países são, respectivamente: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: A
6: A
7: A
8: A
9: C
10: C
11: B
12: A
13: A
14: A
15: A
16: E
17: E
18: B
19: A
20: C