Questões Militares Sobre meio ambiente e saúde pública em saúde pública

Foram encontradas 8 questões

Q3249288 Saúde Pública
Assinale a alternativa que melhor representa a perspectiva central da Antropologia da Saúde, conforme o livro “Saúde e Doença: Um Olhar Antropológico”. 
Alternativas
Q3232300 Saúde Pública
No Brasil, as causas externas constituem importante elemento no perfil de morbimortalidade da população, principalmente os agravos não transmissíveis, como a ocorrência de lesões relacionadas ao trânsito, às agressões e às quedas. Sobre essa temática, avalie as afirmativas abaixo.
I A obrigatoriedade de comunicação das violências contra segmentos vulneráveis da população passou a integrar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são objetos de notificação: casos de violência interpessoal e/ou autoprovocada contra crianças e adolescentes, idosos, mulheres, indígenas, portadores de deficiência, pessoas LGBT, bem como homens vítimas de violência doméstica/intrafamiliar, sexual ou autoprovocada, e casos de tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura e intervenção legal.
II As quedas acidentais podem vitimar qualquer pessoa, independentemente do sexo, idade e condição socioeconômica. No entanto, entre as pessoas mais idosas, torna-se um evento ainda mais relevante, em virtude das consequências, que podem causar incapacidade funcional, com impacto nos custos sociais e econômicos para os idosos, cuidadores e serviços de saúde.
III O suicídio é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. No Brasil, era considerada a principal causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos. No entanto, observa-se um decréscimo importante nos casos notificados nos últimos anos.
IV No Brasil, as lesões de trânsito representam a segunda causa de morte entre as causas externas, com maior ocorrência entre jovens e adultos de 15 a 39 anos. Apesar das reduções das taxas de mortalidade por lesões de trânsito nos últimos anos, ainda são milhares de vidas perdidas, principalmente de jovens adultos economicamente ativos. Ademais, as lesões de trânsito envolvendo motociclistas ainda apresentam tendência crescente e estão interiorizadas no país.
V No Brasil, observa-se um aumento contínuo nas faixas etárias dos casos de homicídio desde 2018, ou seja, uma maior mortalidade proporcional por essa causa, principalmente em homens acima dos 40 anos de idade.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3232297 Saúde Pública
A Rede de Atenção Psicossocial é destinada às pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e suas modalidades dizem respeito
Alternativas
Q1871158 Saúde Pública
Fortes chuvas associadas a outros fatores podem causar inundações fluviais, gerando grandes prejuízos à população local, em virtude das consequências dos alagamentos de casas, ruas e comércio. Na ocorrência de inundações é importante que a população seja orientada a respeito de diversos cuidados, que abrangem as pessoas, os utensílios e o meio ambiente.

A respeito de tais cuidados, analise as afirmativas a seguir.

I. Febre tifoide, diarreia e giardíase são algumas das doenças que podem ocorrer por consequências de enchentes.
II. Inundações propiciam a disseminação da leptospirose, cuja bactéria causadora penetra através da pele com lesões, da pele íntegra imersa em água contaminada ou através das mucosas.
III. A cólera não é uma doença preocupante em caso de enchente, pois está erradicada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q740436 Saúde Pública
Assinale a opção que apresenta os resíduos de serviços de saúde do grupo C.
Alternativas
Q740427 Saúde Pública
Segundo o Manual de Higienização de Estabelecimentos de Saúde e Gestão de seus Resíduos, pode-se afirmar que
Alternativas
Q1667287 Saúde Pública
O agente comunitário de saúde tem como atribuição em seu processo de trabalho:
Alternativas
Q1667284 Saúde Pública
Assinale a opção que indica o número máximo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que uma equipe de Saúde da Família pode ter e o número máximo de pessoas que cada ACS pode acompanhar, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: C
5: A
6: A
7: D
8: C