Questões Militares
Sobre polícia comunitária em segurança pública
Foram encontradas 48 questões
O texto acima refere-se a um dos 10 Princípios da Polícia Comunitária, a saber o:
“Uma pesquisa inédita sobre a expansão de organizações criminosas no Rio de janeiro revela que milícia e tráfico estão presentes em 96 dos 163 bairros da cidade. Nessas áreas subjugadas vivem cerca de 3,76 milhões de pessoas, do total de 6.747.815 habitantes — segundo estima o IBGE”.
Fonte: 19/10/2020 <https://g1.globo.com/rj/rio-dejaneiro/noticia/2020/10/19/rio-tem-37-milhoes-de-habitantes-em-areasdominadas-pelo-crime-organizado-milicia-controla-57percent-da-area-dacidade-diz-estudo.ghtml>
Considerando o texto acima, é possível inferir que um dos problemas da sociedade atual é o crime organizado e o seu domínio sobre a população. Um dos maiores desafios ao policiamento comunitário é justamente:
David Bayley e Jerome Skolnick, os primeiros estudiosos sobre policiamento comunitário nos Estados Unidos, indicam quatro principais características desse tipo de policiamento. Nesse sentido, avalie os itens a seguir.
1. Construção de unidades policiais em áreas de conflito conflagrado.
2. Descentralização do comando por área
3. Emprego de civis na polícia e no trabalho de policiamento.
4. Ênfase no policiamento de confronto bélico
5. Estabelecer um plano de segurança pública prévio e, posteriormente, divulgá-lo para a comunidade
6. Relação de reciprocidade entre a polícia e a população
7. Relação verticalizada entre a polícia e a população
8. Reorientação da patrulha de modo a engajar a comunidade na prevenção do crime
Assinale a opção que indica somente as características do
policiamento comunitário.
São aspectos do policiamento comunitário, exceto:
1) Filosofia e Estratégia Organizacional – a base desta filosofia é a comunidade. Para direcionar seus esforços, a Polícia busca ideias pré- concebidas, junto às comunidades, os anseios e as preocupações das mesmas, a fim de traduzi- los em procedimentos de segurança.
2) Construção do Futuro – deve-se oferecer à comunidade um serviço policial centralizado e personalizado, com endereço certo. A ordem não deve ser imposta de fora para dentro, mas as pessoas devem ser encorajadas a pensar na polícia como um recurso a ser utilizado para ajudá-las a resolver problemas atuais de sua comunidade.
3) Ajuda às pessoas com Necessidades Específicas – valorizar as vidas de pessoas mais vulneráveis: jovens, idosos, minorias, pobres, deficientes, sem teto etc. Isso deve ser um compromisso inalienável do Policial Comunitário.
4) Ética, Legalidade, Responsabilidade e Confiança – o Policiamento Comunitário pressupõe um novo contrato entre a polícia e os cidadãos aos quais ela atende, com base no rigor do respeito à ética policial, da legalidade dos procedimentos, da responsabilidade e da confiança mútua que devem existir.
Estão corretas, apenas: