Questões Militares
Sobre pesquisa em serviço social em serviço social
Foram encontradas 27 questões
Para Guerra (2009), a dimensão investigativa da profissão é exercida na realização de estudo social, laudos, pareceres, na busca de informações nos documentos da instituição, na vizinhança e/ou no trabalho sobre algum sujeito social. A postura investigativa do profissional se explicita na realização das suas competências como um todo: nas fases de planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo.
Com base no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I . A dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva
PORQUE
II . a qualidade de uma implica a plena realização da outra. Sobre essas asserções, é correto afirmar que
Na atualidade, programas e projetos sociais necessitam de instrumentos adequados de avaliação. Minayo, Assis e Souza (2016), na obra Avaliação por Triangulação de Métodos, ressaltam que a triangulação não é um método em si; é uma estratégia de pesquisa que se apoia em métodos científicos testados e consagrados, servindo e adequando-se a determinadas realidades, com fundamentos interdisciplinares.
Segundo as autoras, esta abordagem teórica deve ser escolhida quando se
“Um projeto de pesquisa é fruto do trabalho vivo do pesquisador, (...) é construído artesanalmente por um artífice através do trabalho intelectual. É, portanto, um artefato.” (Deslandes, in Minayo, 2012).
A trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de uma dimensão técnica essencial à produção do conhecimento teórico e empírico. Para Minayo (2012), é um elemento constitutivo da técnica de produção do projeto de pesquisa:
Guerra (2009) afirma que a pesquisa possibilita desenvolver competências profissionais em alguns níveis. Esses níveis podem ser categorizados em competências.
Avalie os níveis de competências abaixo.
I. Teórico-metodológicas
II. Avaliativas
III. Políticas
IV. Técnico-operativas
Correspondem ao pensamento de Guerra (2009) apenas os ítens
Avalie as afirmações de Minayo (2005) sobre a Avaliação por Triangulação de Métodos na Abordagem de Programas Sociais.
I. Valoriza a interdisciplinaridade como estratégia de abordagens dos objetos e situações complexas.
II. Propõe a combinação de múltiplos aportes teóricos, provocando um distanciamento entre as filosofias materialistas e subjetivistas.
III. É essencialmente uma metodologia qualitativa, busca apreender a representatividade dos fatos sociais apenas através do discurso.
Está correto apenas o que se afirma em
Cury (2001) defende que todo projeto social deve passar necessariamente por três momentos: o planejamento, a implementação e a avaliação.
Qual afirmação corresponde às ideias desse autor?
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
Cury (2001) defende que a dimensão ético-política na elaboração, implementação e avaliação de projetos sociais para atuar na esfera pública, coletiva e social exige, antes de mais nada, um compromisso com ___________________________.
Segundo Carvalho (2001), a metodologia qualitativa de avaliação de programas sociais tem seu tipo de abordagem centrada na lógica dos atores.
Qual é o papel do avaliador compreendido por esta autora?
De acordo com Baptista (2000), no que tange ao estudo de situação, analise as afirmativas abaixo.
I. Faz-se por aproximações, a partir das quais é possível refletir, compreender, explicar e expressar juízos frente aos dados da realidade que são apreendidos.
II. Parte-se de um esboço, de uma imagem organizada, do objeto que vai sendo regressivamente substituída por apreensões cada vez mais complexas.
III. Realiza-se por digressões sucessivas ao objeto: a progressão é feita em patamares, abrindo, a cada passo, novas perspectivas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando Baptista (2000), sobre o estudo de situação, analise as afirmativas abaixo.
I. Consiste na caracterização (descrição interpretativa), na compreensão e na explicação de uma determinada situação tomada como problema para o planejamento.
II. Configura um conjunto de informações estáticas, as quais se constituem em subsídios para decisões referentes às situações enfrentadas.
III. É caracterizado como momento do processo de planejamento, pela investigação e pela reflexão, com fins operativos e sentido programático.
IV. Reduz a capacidade argumentativa da equipe em sua interlocução com as diferentes instâncias de poder abrangidas por sua ação.
Estão corretas as afirmativas