Questões Militares Sobre pesquisa em serviço social em serviço social

Foram encontradas 27 questões

Q994704 Serviço Social

Para Guerra (2009), a dimensão investigativa da profissão é exercida na realização de estudo social, laudos, pareceres, na busca de informações nos documentos da instituição, na vizinhança e/ou no trabalho sobre algum sujeito social. A postura investigativa do profissional se explicita na realização das suas competências como um todo: nas fases de planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo.

Com base no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I . A dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva


PORQUE


II . a qualidade de uma implica a plena realização da outra. Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Q994693 Serviço Social

Na atualidade, programas e projetos sociais necessitam de instrumentos adequados de avaliação. Minayo, Assis e Souza (2016), na obra Avaliação por Triangulação de Métodos, ressaltam que a triangulação não é um método em si; é uma estratégia de pesquisa que se apoia em métodos científicos testados e consagrados, servindo e adequando-se a determinadas realidades, com fundamentos interdisciplinares.


Segundo as autoras, esta abordagem teórica deve ser escolhida quando se

Alternativas
Q870365 Serviço Social

“Um projeto de pesquisa é fruto do trabalho vivo do pesquisador, (...) é construído artesanalmente por um artífice através do trabalho intelectual. É, portanto, um artefato.” (Deslandes, in Minayo, 2012).


A trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa prevê o desenvolvimento de uma dimensão técnica essencial à produção do conhecimento teórico e empírico. Para Minayo (2012), é um elemento constitutivo da técnica de produção do projeto de pesquisa:

Alternativas
Q821793 Serviço Social

Guerra (2009) afirma que a pesquisa possibilita desenvolver competências profissionais em alguns níveis. Esses níveis podem ser categorizados em competências.

Avalie os níveis de competências abaixo.

I. Teórico-metodológicas

II. Avaliativas

III. Políticas

IV. Técnico-operativas

Correspondem ao pensamento de Guerra (2009) apenas os ítens

Alternativas
Q821791 Serviço Social

Avalie as afirmações de Minayo (2005) sobre a Avaliação por Triangulação de Métodos na Abordagem de Programas Sociais.

I. Valoriza a interdisciplinaridade como estratégia de abordagens dos objetos e situações complexas.

II. Propõe a combinação de múltiplos aportes teóricos, provocando um distanciamento entre as filosofias materialistas e subjetivistas.

III. É essencialmente uma metodologia qualitativa, busca apreender a representatividade dos fatos sociais apenas através do discurso.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q821790 Serviço Social
Por definição, uma Avaliação por Triangulação de Métodos na Abordagem de Programas Sociais,
Alternativas
Q821788 Serviço Social

Cury (2001) defende que todo projeto social deve passar necessariamente por três momentos: o planejamento, a implementação e a avaliação.

Qual afirmação corresponde às ideias desse autor?

Alternativas
Q821787 Serviço Social

Indique a opção que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.

Cury (2001) defende que a dimensão ético-política na elaboração, implementação e avaliação de projetos sociais para atuar na esfera pública, coletiva e social exige, antes de mais nada, um compromisso com ___________________________.

Alternativas
Q821786 Serviço Social

Segundo Carvalho (2001), a metodologia qualitativa de avaliação de programas sociais tem seu tipo de abordagem centrada na lógica dos atores.

Qual é o papel do avaliador compreendido por esta autora?

Alternativas
Q802441 Serviço Social
Maria Ozanira da Silva e Silva, in "Pesquisa participante: o saber da partilha" (2ª edição), apresenta a dimensão participativa associada ao processo de conhecimento. Sobre esse processo é correto afirmar que:
Alternativas
Q802427 Serviço Social
Na pesquisa qualitativa a coleta de dados ocorre em diversas etapas, sendo esses dados constantemente analisados e avaliados. Entre os vários instrumentos para a coleta de dados está a "Observação Participante", dentre outros. Sobre esse instrumento, constante na obra de Chizzotti (2010), é correto afirmar que:
Alternativas
Q802420 Serviço Social
Gabarrón e Landa, in BRANDÃO, "Pesquisa participante: o saber da partilha" (2ª edição), afirmam que os conceitos básicos da pesquisa participante e seus princípios fundamentais provêm de paradigmas, teorias, disciplinas e experiências práticas diferentes. Nesse contexto, assinale a opção que NÃO está relacionada aos paradigmas precursores da pesquisa participante, conforme destacado pelos autores.
Alternativas
Q802409 Serviço Social
A pesquisa qualitativa busca, em geral, provocar o esclarecimento de uma situação para uma tomada de consciência pelos próprios pesquisados dos seus problemas e das condições que o geram, a fim de elaborar os meios e estratégias de resolvê-los. Segundo Chizzotti {2010), em relação a esse tipo de pesquisa, é correto afirmar que:
Alternativas
Q802405 Serviço Social
Em relação ao distanciamento em pesquisa social abordado no artigo "Pesquisar, participar: sensibilidades pós-modernas", in Brandão, (2ª edição), é correto afirmar que:
Alternativas
Q737574 Serviço Social
Antônio Chizzotti (2000) expõe que, para efeitos didáticos, sinteticamente, a organização convencional de uma pesquisa experimental pode ser estabelecida em fases e etapas de trabalho. Assinale a opção que apresenta uma das etapas que compõe a fase da organização da pesquisa.
Alternativas
Q737553 Serviço Social
De acordo com Antonio Chizzotti (2000), a observação participante é um dos instrumentos de coleta de dados no desenvolvimento da pesquisa qualitativa. Essa observação caracteriza-se por ser
Alternativas
Q737538 Serviço Social
Conforme Ernesto Cohen e Rolando Franco (2004), a definição das metas inclui a determinação do conjunto de pessoas ao qual se destina o projeto. Esse conjunto de pessoas é denominado
Alternativas
Q689746 Serviço Social

De acordo com Baptista (2000), no que tange ao estudo de situação, analise as afirmativas abaixo.

I. Faz-se por aproximações, a partir das quais é possível refletir, compreender, explicar e expressar juízos frente aos dados da realidade que são apreendidos.

II. Parte-se de um esboço, de uma imagem organizada, do objeto que vai sendo regressivamente substituída por apreensões cada vez mais complexas.

III. Realiza-se por digressões sucessivas ao objeto: a progressão é feita em patamares, abrindo, a cada passo, novas perspectivas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q689737 Serviço Social

Considerando Baptista (2000), sobre o estudo de situação, analise as afirmativas abaixo.

I. Consiste na caracterização (descrição interpretativa), na compreensão e na explicação de uma determinada situação tomada como problema para o planejamento.

II. Configura um conjunto de informações estáticas, as quais se constituem em subsídios para decisões referentes às situações enfrentadas.

III. É caracterizado como momento do processo de planejamento, pela investigação e pela reflexão, com fins operativos e sentido programático.

IV. Reduz a capacidade argumentativa da equipe em sua interlocução com as diferentes instâncias de poder abrangidas por sua ação.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q670755 Serviço Social
A discussão sobre as proposições existentes entre teoria e prática, principalmente apoiada nos fundamentos teóricos da concepção marxista de práxis, defende que, no processo de passagem da teleologia à causalidade posta, é marcante a presença de dois elementos indissociáveis
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: C
5: A
6: A
7: A
8: A
9: D
10: C
11: A
12: B
13: C
14: A
15: C
16: D
17: B
18: C
19: C
20: D