Questões Militares
Sobre políticas sociais em serviço social
Foram encontradas 96 questões
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Desse modo, a seguridade social se organiza com base nos seguintes objetivos, exceto:
I. O avanço das políticas sociais termina por ser menos a ação do Estado em promover justiça social e mais o resultado de lutas concretas da população.
II. A política social serve como instrumento de superação (ou redução) das tensões sociais, forma de despolitiza-las e encaminha-las para frentes menos conflitivas na relação capital trabalho.
III. As políticas sociais são espaços de expressão de interesses contraditórios das classes sociais.
IV. As políticas sociais conformam a condição de subalternização e exploração da classe trabalhadora não podendo, portanto, serem compreendidas como garantia de direitos e extensão de cidadania.
De acordo com as sentenças acima, assinale a alternativa correta:
Os serviços sociais nas experiências estrangeiras que precederam a LOAS eram custeados por doações do empresariado ao governo que os administrava.
Os parentes estrangeiros da LOAS são ingleses e franceses que conseguiram um acordo entre sociedade-Estadomercado, após a II Guerra Mundial, para fazer nascer a proteção social de cidadania para todos.
“Tenho 37 anos. Pareço ter 52. Algumas pessoas dizem que a vida nas ruas é livre e fácil...Ela não é livre nem fácil (...). O pagamento é a sua saúde e a sua estabilidade mental" (HARVEY, 1993, p. 300, adaptado).
O trecho acima aponta um dos efeitos da política neoliberal executada pelo governo do presidente Ronald Regan nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1980. Tomando como parâmetro a obra referenciada, pode-se afirmar que foram consequências dessa política:
A Estratégia Nacional de Defesa, Decreto n° 6.703/2008, inspira-se em duas realidades que lhe garantem a viabilidade e lhe indicam o rumo. Do encontro dessas duas realidades, resultaram as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa.
Sobre estas duas realidades, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) A primeira realidade é a capacidade de improvisação e adaptação.
( ) A segunda realidade é o sentido do compromisso nacional no Brasil.
( ) A segunda realidade é o pendor para criar soluções quando faltam instrumentos.
( ) A primeira realidade contém em si o fato que permite efetivar o conceito de flexibilidade.
( ) A primeira realidade contém em si o fato que é a garantia profunda da identificação da Nação com as Forças Armadas e destas com a Nação.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Behring e Boschetti (2013) citam que o centro da reforma do estado brasileiro, na década de 1990, foi o ajuste fiscal. O reformismo neoliberal trouxe em si uma forte incoerência entre o discurso da chamada reforma e a política econômica. Segundo as autoras, as políticas sociais não deixaram de existir, no entanto suas formulações foram capturadas por uma lógica de adaptação ao novo contexto. Daí decorre o trinômio do neoliberalismo para as políticas sociais.
Qual é este trinômio?
Com relação aos mitos na retórica neoliberal presentes nos debates contemporâneos sobre a política social, analisados por Vianna (2012), coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta sequência correta.
( ) O mito maniqueísta apresenta a seguridade social como uma matéria de natureza numérica, tratando-a de forma essencialmente burocrática e despolitizada.
( ) O mito tecnicista busca respaldar a visão de que a previdência está com os dias contados, utilizando-se de um discurso eivado de argumentos técnicos.
( ) O mito naturalista entende que o cicio de .vida da seguridade social estaria se encerrando em função de inevitáveis transformações econômicas.
( ) O mito maniqueísta apresenta as soluções para os problemas como excludentes, atribuindo superioridade a um sistema sobre o outro, por meio de fórmulas técnicas de eficácia e eficiência.
Com base no texto “Política Social e Democracia”, de Werneck Vianna (in Bravo, 2012), com relação à política social, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.
( ) A inclusão da seguridade social na Carta Magna brasileira trouxe à tona um modelo de gestão baseado em uma concepção de proteção universal, democrática, distributiva e não estigmatizadora.
( ) A Constituição Federal de 1988, no quê tange à seguridade social, representou um compromisso com a extensão dos direitos sociais no Brasil diante da grave crise e das demandas de enfrentamento dos índices de desigualdade social.
( ) A seguridade social, ancorada no tripé de saúde, previdência e assistência, ao ser analisada, é apreendida por um enfoque que destaca relações numéricas, simulações, variáveis organizacionais etc.
( ) A conquista da inclusão da seguridade social na Constituição de 1988 sofreu impactos com a legitimação do neoliberalismo no Brasil, que trouxe a redução dos direitos sociais, o desmonte da previdência pública e o sucateamento da saúde.
( ) A partir da Constituição de 1988, houve uma regulação das instituições privadas de proteção social no sentido de modernizar suas posturas, concepções, objetivos e métodos de provisão social, bem como para atender às exigências que se impuseram às políticas sociais.
Leia o texto abaixo.
“Sabemos que as prisões operam numa quase total falta de transparência quanto à gestão da vida cotidiana de presos e familiares. É um isolamento mudo e surdo: do lado de fora dos muros pouco se sabe, pouco se conhece acerca dos problemas que ocorrem internamente. A interrupção desta surdez e mudez se faz, geralmente, nos momentos de grandes motins, quando a revolta e a indignação dos presos se processam de forma violenta”. (Carvalho et al, 2011).
Marque a opção correta acerca do entendimento dos autores sobre as prisões no Brasil.