Questões Militares Comentadas sobre serviço social
Foram encontradas 485 questões
( ) Os projetos profissionais também são estruturas rígidas, pois inscrevem os valores de um corpo profissional construído por estes sujeitos coletivos que conformam o modo de ser e de se ver a atividade profissional.
( ) Seu debate se inicia na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional.
( ) Mais exatamente, todo corpo profissional é um campo de tensões e de lutas. A afirmação e consolidação de um projeto profissional em seu próprio interior não suprime as divergências e contradições. Tal afirmação deve fazer-se mediante o debate, a discussão, a persuasão – enfim, pelo confronto de ideias e não por mecanismos coercitivos e excludentes.
( ) Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com seu entorno.
( ) A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato. ( ) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo ao seu detentor, o direito de opor-se a terceiros, exceto aos pais. ( ) No que se refere ao direito à liberdade, previsto no artigo 16 do ECA, o direito a brincar e se divertir é compreendido como exercício de liberdade para a criança e ao adolescente, e está garantido em lei. ( ) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses.
A Norma Operacional Básica (NOB) SUAS 2012 reafirma a política de Assistência Social como política de Seguridade Social, afiançadora de direitos, tal como consagrado pela Constituição Federal de 1988 e representa, sem dúvida, uma conquista do Estado, gestores, conselhos, trabalhadores, especialistas, e também da população brasileira, em especial, daquela atendida pelo SUAS.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Sistema único de Assistência Social. Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Brasília, DF, 2012. (adaptado)
De acordo com a NOB SUAS/ 2012, a política de Assistência Social possui três funções:
Tendo em vista o caso relatado acima, é correto afirmar que a mãe:
Tendo em vista o caso relatado acima, é correto afirmar que:
Marque a opção que não apresenta um desses direitos.
“A avaliação deve portanto abarcar: o processo decisório sobre o projeto; sua implementação; a coerência entre objetivos, estratégias e resultados; a correlação entre resultados previstos e resultados atingidos; a capacidade de inovação e adequação do projeto às demandas; a flexibilidade para introduzir alternativas com maior eficácia; e a cobertura e avanço nos padrões de qualidade almejados pelos usuários das ações das organizações.”
CARVALHO, Maria Brant de. Avaliação de projetos sociais. In: ÁVILA, Célia M. (coord.). Gestão de projetos sociais. 3. ed. rev. São Paulo: AAPCS - Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001.
Considerando o texto acima, marque a opção que apresenta as quatro características básicas da avaliação de programas e projetos sociais.
( ) Todo projeto deve passar necessariamente por três momentos: o planejamento, a implementação e a avaliação. ( ) A avaliação é sempre e, necessariamente, a última etapa de um projeto. ( ) No momento da implementação, o monitoramento sistemático das atividades e custos do projeto fornece as informações necessárias, não só para o momento da avaliação final, mas também para todos os níveis gerenciais. ( ) Quando se trata da elaboração de um projeto social, a dimensão técnica não é suficiente, já que é preciso considerar também a dimensão ético-política, que organiza e sustenta esse processo, delimita-o em seu sentido e em seus fins, pois atuar na esfera pública, coletiva e social exige, antes de mais nada, um compromisso com a efetividade e, para isso, é preciso que tenhamos uma visão crítica que questione, a todo momento, o sentido desse nosso agir. ( ) O projeto é a unidade mais ampla e abrangente dentro da lógica do planejamento.
Etapa dos processos de Avaliação
(1) Eficiência (2) Eficácia (3) Efetividade (4) Impacto (5) Indicador
Conceito
( ) mede e revela aspectos relacionados aos diversos planos em observação. ( ) é a observação da incorporação das mudanças geradas por determinado programa na realidade da população-alvo. ( ) diz respeito à boa utilização de recursos financeiros, materiais e humanos em relação às atividades e resultados alcançados. ( ) corresponde ao grau de influência e de irradiação de um projeto realizado. ( ) se refere à relação entre as ações realizadas e os resultados obtidos.
A sequência correta dessa classificação é:
GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS/CEAD UnB, 2009, p.4.
Sobre a supracitada dimensão investigativa, marque a opção correta.
São competências do assistente social, exceto:
I. O marco da área denominada como, “saúde do trabalhador", situa-se historicamente no movimento de Reforma Sanitária iniciado na década de 1980 no Brasil.
II. A concepção atual de saúde do trabalhador entende que o social não pode ser considerado um determinante das condições de saúde, já que o adoecimento deve ser tratado e é necessário prevenir novas doenças, privilegiando ações de promoção da saúde.
III. A área da saúde do trabalhador na contemporaneidade transcende os conhecimentos específicos da medicina do trabalho no sentido de compreender a relação capital‑trabalho, em que a saúde e o acidente de trabalho tornam‑se expressão máxima das desigualdades geradas por esse conflito.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
I. Romper com uma visão endógena e focalista da profissão, para que se possa compreendê-la para além de seus próprios muros internos. II. Extrapolar o Serviço Social para melhor apreendê-lo na história da sociedade em que ele é parte e expressão. III. Compreender que a profissionalização do Serviço Social surge de uma tecnificação da filantropia. IV. Perceber a profissão como uma evolução das formas de ajuda.
Estão corretas apenas as assertivas
Um idoso natural de Blumenau foi abandonado pelo próprio filho na rodoviária de Tijucas. O caso ocorreu por volta das 20h deste sábado (27). Imagens mostram Gilmar Duarte da Silva, de 63 anos, com olhar triste sentado ao lado das malas e de um sanduíche. Após abandonar o pai, o homem de 40 anos voltou para casa, em Blumenau. Mesmo assim, a assistência social de Tijucas decidiu levar o senhor à residência do filho, onde novamente ele se negou a receber.
(Disponível em: https://ndmais.com.br/seguranca/idoso-de-blumenau-e-abandonado-pelo-proprio-filho-em-rodoviaria/. 28/02/2021. Adaptado.)
Considerando o disposto no Estatuto do Idoso, é possível analisar a atuação da assistência social nesse caso como atitude: