Questões Militares
Sobre serviço social na saúde em serviço social
Foram encontradas 19 questões
Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010) destaca que há uma relação entre o projeto ético-político do Serviço Social e o de reforma sanitária, principalmente, nos seus grandes eixos: principais aportes e referências teóricas, formação profissional e princípios. Considera ainda que o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (1993) apresenta ferramentas imprescindíveis para o trabalho dos assistentes sociais na saúde em todas as suas dimensões.
Em relação a estas dimensões, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) sobre as ferramentas indispensáveis ao trabalho dos assistentes sociais na saúde.
( ) Participação social.
( ) Gestão e mobilização.
( ) Controle social e sanitário.
( ) Planejamento e assessoria.
( ) Prestação de serviços diretos à população.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
De acordo com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010), alguns conceitos são fundamentais para a ação dos assistentes sociais na saúde, como a concepção de saúde, a integralidade, a intersetorialidade, a participação social e a interdisciplinaridade. Os assistentes sociais atuam em grandes eixos.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os eixos de atuação profissional na saúde.
( ) Atendimento direto aos usuários.
( ) Investigação, planejamento e gestão.
( ) Dimensão sócio-histórica do trabalho.
( ) Mobilização, participação e controle social.
( ) Assessoria, qualificação e formação profissional.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
No campo da saúde, o planejamento é empregado de forma ampla de modo a fornecer as ferramentas para a avaliação de programas, serviços, cuidados em saúde, previsão de custos e alocação de recursos.
No âmbito do Serviço Social, o planejamento viabiliza uma formalização das relações entre estruturas institucionais e profissionais, que possuem naturezas distintas, porém complementares.
Tendo como base Nogueira e Mioto (2009) e sobre os elementos essenciais no planejamento das ações institucionais e profissionais no campo da saúde, marque a opção correta.
Avalie as afirmações relativas aos princípios da seguridade social brasileira.
I – Os princípios da uniformidade e da equivalência garantem a unificação dos regimes urbano e rural no âmbito do regime geral da previdência.
II – Os princípios da seletividade e da distributividade na prestação de serviços referem-se apenas aos direitos assistenciais.
III – A irredutibilidade garante a todos brasileiros que nenhum direito assegurado pela Constituição de 1988 possa ser modificado.
Está correto apenas o que se afirma em
Num hospital da rede pública, o assistente social realiza grupos com os usuários de primeira vez nos ambulatórios. Seus relatórios mostram uma prevalência de doenças resultantes da ausência de prevenção em usuários da mesma área programática de saúde.
O assistente social deve encaminhar esses resultados, considerando os desafios da Reforma Sanitária, através
Num serviço de referência na atenção de média complexidade na rede pública, o assistente social atende uma mulher jovem, faxineira-diarista, residente em área distante, com o seguinte histórico:
Encaminhada pelo posto de saúde para esclarecimento acerca de alterações no seu preventivo ginecológico. Na primeira consulta, estava muito nervosa, a médica repetiu o exame, tranquilizou-a informando que se tratava de uma “pequena infecção” e que retornasse em 3 meses. Julgou que estava fora de risco, priorizou o trabalho e ao retornar com 3 meses de atraso recebeu diagnóstico de carcinoma.
Na perspectiva do projeto ético-político do Serviço Social, a assistente social deve constatar que
Ana Maria de Vasconcelos, na sua pesquisa, demonstra que os assistentes sociais, com frequência, declaram que a precarização do trabalho e dos direitos sociais desmobiliza a ação profissional.
Considerando as tarefas que o projeto de democracia de massa na saúde e na seguridade social requisita, o paradoxo dessa declaração encontra-se
A direção de uma unidade hospitalar convoca o Serviço Social para realizar campanha educativa sobre a importância da doação de sangue, com vistas a cumprir acordo firmado com unidade de referência na rede do SUS.
Qual o argumento para o profissional recusar esta convocação?
As análises de José Paulo Netto sobre a organização monopólica do capital apreendem a realidade pela via de suas mediações, em processo de totalização, protagonizado pelos sujeitos históricos.
Com base nesse marco teórico-metodológico, como podemos interpretar as indicações da Comissão Nacional Sobre Determinantes Sociais da Saúde (2008) quanto à promoção da coesão social por meio de redes de apoio como um dos determinantes da situação da Saúde?
O Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 218 de 1997, reconheceu 13 categorias profissionais como profissões de saúde, entre elas a de serviço social.
Esta medida define o estatuto legal para que a formação e a prática das diferentes áreas no campo da saúde estejam orientadas pelos fundamentos contidos na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica da Saúde, quais sejam