Questões Militares
Sobre trabalho e serviço social em serviço social
Foram encontradas 230 questões
I. O significado social do trabalho profissional do assistente social depende das relações que ele estabelece com os sujeitos sociais que o contratam, os quais personificam funções diferenciadas na sociedade.
II. As relações assalariadas estabelecidas entre o assistente social e o empregador não interferem decisivamente no exercício profissional, já que este tem autonomia estabelecida pelo seu código de ética profissional.
III. A possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício profissional do assistente social - moldando o seu conteúdo e o modo de operá-lo - decorre da relativa autonomia de que ele dispõe, resguardada pela legislação profissional e passível de reclamação judicial.
Estão corretas as assertivas
GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS/CEAD UnB, 2009, p.4.
Sobre a supracitada dimensão investigativa, marque a opção correta.
I. Romper com uma visão endógena e focalista da profissão, para que se possa compreendê-la para além de seus próprios muros internos. II. Extrapolar o Serviço Social para melhor apreendê-lo na história da sociedade em que ele é parte e expressão. III. Compreender que a profissionalização do Serviço Social surge de uma tecnificação da filantropia. IV. Perceber a profissão como uma evolução das formas de ajuda.
Estão corretas apenas as assertivas
(Delgado, 2005. Pág. 31.)
A partir da reflexão do texto e analisando a questão social contemporânea, é correto afirmar que:
Aumento da letalidade policial contrasta com redução de mortes violentas no país
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, 3.181 pessoas foram mortas pela polícia no primeiro semestre de 2020. O número representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as vítimas, a grande maioria eram homens (99,2%), jovens (74,3%) e negros (79,1%). Publicado anualmente, o relatório, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, recolhe dados oficiais de secretarias de segurança de todos os estados, tornando-se um dos principais mapeamentos a respeito da violência no país. Ano a ano, o levantamento vem revelando a tendência de crescimento no número de mortes em decorrência de intervenção policial, sobretudo entre pessoas negras. Entre 2013 e 2019, houve um aumento de 188% vítimas fatais em operações policiais. O primeiro semestre deste ano já representa 49,8% do total de casos de todo o ano de 2019. A vitimização de agentes de segurança pública também tem aumentado: foram 110 mortos somente no primeiro semestre de 2020, 19,6% a mais no mesmo período do ano passado.
(Disponível em: https://www.conectas.org/noticias/aumento-da-letalidade-policial/. Acesso em: 27/01/2022. Adaptado.)
Considerando os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020 e da atuação do Serviço Social frente à questão social, analise as afirmativas a seguir.
I. A questão da violência constitui-se de um problema histórico no Brasil relacionado ao racismo e à escravidão, visto que as vítimas em sua indiscutível maioria são negras. II. A violência policial é reflexo da ação policial no combate à criminalidade crescente no Brasil. III. O fato da maioria das vítimas da violência policial serem negras não se relaciona com o racismo e, sim, com a abrangência da criminalidade entre as pessoas negras. IV. A violência policial é reflexo do embate entre um modelo de Estado, que criminaliza a pobreza como forma de manter o controle e a hegemonia das classes dominantes.
Está correto o que se afirma em
(Almeida e Alencar. 2011. Pág. 31. Adaptado.)
Considerando as expressões do capitalismo contemporâneo e a esfera política, analise as afirmativas a seguir.
I. A esfera política é extremamente reduzida em suas potencialidades, sobretudo em relação à participação de diferentes sujeitos políticos nos processos decisórios e de legitimação do exercício do poder. II. A ampliação efetiva da sociedade civil nas últimas décadas não é um resultado mecânico da expansão do capitalismo, mas da intensa disputa pelo poder a partir de um conjunto cada vez mais amplo de sujeitos e instituições sociais. III. Historicamente põe-se em curso um enorme esforço de esvaziamento da dimensão política da sociedade civil, estabelecendo-se uma identificação entre sociedade civil e o termo emergente de terceiro setor. IV. A sociedade civil constituída com a ampliação do terceiro setor envolve, na verdade, uma forma de fortalecimento do Estado em sua dimensão social, de espaço de regulação dos conflitos sociais.
Está correto o que se afirma em
(Neder, 1994).
O trabalho social com família tem suas origens com o nascimento da questão social, nesse momento observa-se o movimento dos setores burgueses da sociedade na organização da assistência às famílias; com isso, passou-se a considerar a ideia de família:
(Baptista, 2002. Pág. 97.)
Considerando as operações de execução, quando se pensam as características de determinadas atividades, aquela que delineia as decisões, que descreve sinteticamente as decisões de caráter mais amplo/geral, trata-se de:
(Baptista, 2007. Pág. 14. Adaptado.)
Sabe-se da importância do planejamento enquanto processo permanente e metódico para o desenvolvimento da práxis profissional. Deve-se considerar as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política no trabalho, pois tal racionalidade do agir profissional supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em momentos decisivos. Considere os supostos conhecimentos que ordenam esses momentos decisivos:
I. Teóricos. II. Científicos. III. Vulgares. IV. Técnicos.
Está correto o que se afirma apenas em
I. “A compreensão do Serviço Social inserida na ___________________, como um tipo de especialização do trabalho coletivo, permite conceber que o desenvolvimento das forças produtivas determina a funcionalidade da profissão no enfrentamento da questão social.” II. “Com o crescimento industrial ocorrido no Brasil, principalmente com o ciclo _________________ no pós-1964, o Serviço Social foi mobilizado pelas empresas para atenuar as tensões oriundas da exploração e da resistência dos trabalhadores, tendo em vista as necessidades de vigilância e controle da força de trabalho.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
(Giampaoli, 2013. Pág. 287.)
A realidade social da prática profissional, mediada por um processo, que emerge na década de 1970, bem como impõe mudanças nas operações de diferentes setores da atividade econômica capitalista, trata-se de:
(Netto, 2009. Pág. 74.)
Referente às fases do sistema capitalista, pode-se afirmar que a emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável do:
(Castelo, Ribeiro, Rocamora, 2020. Pág. 16.)
Nesta perspectiva teórico-metodológica, o fundamento da “questão social” está expresso na:
(Iamamoto, 2007.)
A questão social é inerente à sociedade de classes e seus antagonismos; podemos afirmar que a sua gênese encontra-se em: