Questões Militares
Comentadas sobre conceitos básicos e algoritmos em algoritmos e estrutura de dados
Foram encontradas 42 questões
I. Denomina-se byte à unidade básica de tratamento de informação.
II. Um caractere é composto por 2 bits contíguos.
III. O computador só pode “identificar” a informação através de sua elementar e restrita (mas fundamental) capacidade de distinguir entre dois estados; por exemplo: algo está imantado em um sentido ou está imantado no sentido oposto. A uma dessas opções o computador associa o valor 1 e, ao outro estado, o valor 0. Essa é a essência de um sistema chamado biestável.
Marque a alternativa CORRETA:
I- Algoritmos de chaves simétricas utilizam a mesma chave para codificação e decodificação. II- DES, em sua forma original, é um exemplo de algoritmo de chave simétrica. III- RSA foi o primeiro algoritmo de chave simétrica criado. IV- A criptografia de chave pública exige que cada usuário tenha apenas uma única chave.
Está correto o que se afirma em
Relacione as colunas quanto às funções de cada trecho de código. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta
1 – para a de 1 até 150 passo 1 faça
leia e[a]
fim_para
2 – para a de 1 até 150 passo 1 faça
escreva f[a]
fim_para
3 – para a de 1 até 150 passo 1 faça
i ← e[a] div 5
se (i = 0) então
f[a] ← e[a] + 7
senão
f[a] ← e[a] + 12
fim_se
fim_para
( ) Leitura de cada um dos 150 valores da matriz. ( ) Criação da matriz com as seguintes premissas: • caso o elemento seja divisível por 5, somar 7 a seu valor; • senão, somar 12 a seu valor. ( ) Apresentação da matriz resultante.
➢ 1 ≤ i ≤ n ➢ 1 ≤ j ≤ m ➢ m ≤ n ➢ I = variável que indica o número de caracteres na cadeia X ➢ teste - uma variável lógica Dado o seguinte algoritmo, conhecido em processamento de cadeias:
para / := 0,..., n-m faça i := 1 teste := V enquanto i ≤ m e teste faça se x[ l + i ] = y[ i ] então i := i + 1 senão teste := F se teste então "casamento na posição I + 1 ” Pare “ não há casamento "
Pelos passos apresentados, como é conhecido o algoritmo?
De acordo com Szwarcfiter e Markenzon (2010), coloque F (Falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Análise é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.
( ) Correção é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.
( ) Frequentemente, um procedimento recursivo é mais conciso que o seu correspondente não recursivo. Entretanto, muitas vezes há desvantagens no emprego prático da recursividade, podendo um algoritmo não recursivo ser mais eficiente que o seu equivalente recursivo.
( ) As complexidades do pior caso, do melhor caso e do caso médio têm por objetivo avaliar a eficiência de tempo ou espaço. Sendo a complexidade de pior caso a que fornece um limite superior para o número de passos que o algoritmo pode efetuar, em qualquer caso,
( ) Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente o menor limite inferior possível para um problema e a maior complexidade de melhor caso do algoritmo.
Analise o algoritmo a seguir.
pont:= busca(x)
se pont = ptlista ou pont↑.chave ≠ x então
posi:= pont↑ .ant
ocupar (pt)
pt↑.info valor
pt↑.chave := x
pt↑.ant := posi
pt↑.post := pont
posi ↑.post:= pt
pont↑.ant := pt
fim-se
É correto afirmar que o algoritmo acima trata-se de uma:
Analise o algoritmo a seguir.
fat (n) {
se n = 1 ou n =0
retorne 1;
caso contrário
retorne fat (n-1)*n ;
}
Observando o algoritmo acima para cálculo de fatorial de um
número n qualquer, pode-se dizer que
Considere o seguinte algoritmo que calcula o fatorial de um número n (fatorial de n igual a 1 x 2 x 3 x ... x n), escrito em pseudocódigo:
I := 0; F := 1;
WHILE I < n DO
I := I + 1; F := I * F;
END
Selecione a opção que indica um algoritmo recursivo, escrito
em pseudocódigo, que também calcula o fatorial de um número.
Considepe o seguinte algoritmo de busca, escrito em pseudocódigo:
i := 0;
WHILE (i < N) & (a [i] <> X) DO i := i + 1 END
onde o elemento a ser encontrado é x, e N é uma constante,
pode-se afirmar que este algoritmo representa uma busca