De acordo com Szwarcfiter e Markenzon (2010), coloque F (Fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002593 Algoritmos e Estrutura de Dados

De acordo com Szwarcfiter e Markenzon (2010), coloque F (Falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Análise é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.

( ) Correção é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

( ) Frequentemente, um procedimento recursivo é mais conciso que o seu correspondente não recursivo. Entretanto, muitas vezes há desvantagens no emprego prático da recursividade, podendo um algoritmo não recursivo ser mais eficiente que o seu equivalente recursivo.

( ) As complexidades do pior caso, do melhor caso e do caso médio têm por objetivo avaliar a eficiência de tempo ou espaço. Sendo a complexidade de pior caso a que fornece um limite superior para o número de passos que o algoritmo pode efetuar, em qualquer caso,

( ) Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente o menor limite inferior possível para um problema e a maior complexidade de melhor caso do algoritmo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Vamos analisar cada afirmativa:

(1ª Afirmativa) Análise é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de uma prova matemática.

Essa afirmativa é Falsa. Na verdade, a análise de algoritmos geralmente refere-se à avaliação de sua eficiência, como tempo de execução e uso de memória, e não à verificação de sua exatidão, que é tratada na correção.

(2ª Afirmativa) Correção é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

Esta afirmativa também é Falsa. A correção está relacionada à prova de que o algoritmo produce o resultado correto para todas as entradas válidas, enquanto a eficiência trata do tempo de execução e uso de memória.

(3ª Afirmativa) Frequentemente, um procedimento recursivo é mais conciso que o seu correspondente não recursivo. Entretanto, muitas vezes há desvantagens no emprego prático da recursividade, podendo um algoritmo não recursivo ser mais eficiente que o seu equivalente recursivo.

Essa afirmativa é Verdadeira. A recursão pode tornar um algoritmo mais simples e fácil de entender, mas em termos de eficiência, pode não ser tão vantajosa devido ao consumo de memória e sobrecarga de chamadas de função.

(4ª Afirmativa) As complexidades do pior caso, do melhor caso e do caso médio têm por objetivo avaliar a eficiência de tempo ou espaço. Sendo a complexidade de pior caso a que fornece um limite superior para o número de passos que o algoritmo pode efetuar, em qualquer caso.

Essa afirmativa é Verdadeira. Os diferentes tipos de complexidade ajudam a entender como o desempenho do algoritmo pode variar dependendo das condições de entrada.

(5ª Afirmativa) Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente o menor limite inferior possível para um problema e a maior complexidade de melhor caso do algoritmo.

Essa afirmativa é Falsa. Para algoritmos ótimos, o foco é em determinar o limite superior e inferior de complexidade, em vez de apenas se concentrar nos casos extremo e melhor.

Portanto, a sequência F, F, V, V, F corresponde à opção A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correção é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.

Análise é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente a complexidade igual a cota inferior do problema.

( F) Análise é um aspecto básico no estudo dos algoritmos, o qual consiste em verificar a exatidão do método empregado, o que é realizado através de um prova de matemática.

Análise: visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada. 

( F) Correção é outro aspecto básico no estudo do algoritmo, o qual visa à obtenção de parâmetros que possam avaliar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de execução e memória ocupada.

Correção: verifica a exatidão do método empregado, o que é realizado através de uma prova matemática. 

(V) Frequentemente, um procedimento recursivo é mais conciso que o seu correspondente não recursivo. Entretanto, muitas vezes há desvantagens no emprego prático da recursividade, podendo um algoritmo não recursivo ser mais eficiente que o seu equivalente recursivo.

(V) As complexidades do pior caso, do melhor caso e do caso médio têm por objetivo avaliar a eficiência de tempo ou espaço. Sendo a complexidade de pior caso a que fornece um limite superior para o número de passos que o algoritmo pode efetuar, em qualquer caso,

(F) Para a questão de algoritmos ótimos, o interessante é determinar a função que represente o menor limite inferior possível para um problema e a maior complexidade de melhor caso do algoritmo

Um algoritmo ótimo é aquele que apresenta a menor complexidade dentre todos os possíveis algoritmos para resolver o mesmo problema. 

Alternativa; A

Algoritmo ótimo = menor complexidade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo