Questões Militares de Arquitetura de Software - Padrões de projeto (Design Patterns)

Foram encontradas 23 questões

Q2242888 Arquitetura de Software

Correlacione os Padrões de Projetos com suas respectivas descrições e assinale a opção correspondente.


1 - Adapter

2 - Proxy

3 - Facade

4 - Decorator

5 - Visitor


(  ) Envelopa outro objeto para controlar acesso a ele.

(  ) Envelopa outro objeto e lhe fornece comportamentos adicionais.

(  ) Envelopa outro objeto e lhe fornece uma interface diferente para acessá-lo.

(  ) Envelopa um grupo de objetos para simplificar sua interface.



Alternativas
Q2197880 Arquitetura de Software
Um engenheiro de computação que é responsável pela área de desenvolvimento de sistema de uma organização, tem como atribuição estabelecer o padrão de projeto de sistemas. Para esta tarefa, é necessário conhecer os tipos de padrão de projeto.
Marque a opção que apresenta a descrição do padrão construtor. 
Alternativas
Q748977 Arquitetura de Software
Um Capitão-Tenente está desenvolvendo um sistema para acompanhar o tráfego marítimo. Um dos requisitos do sistema diz que, quando um navio atracar em um determinado porto, a interface gráfica de acompanhamento do sistema, baseada em mapas, deve ser atualizada posicionando a representação gráfica do navio na correta latitude/longitude. Além disso, as telas de acompanhamento em tempo real de embarcações do Comando de Operações da Marinha e do Comandante do Tráfego Aquaviário do pais do porto alcançado também devem ser atualizadas. Qual o padrão de projeto mais adequado para a implementação desse requisito?
Alternativas
Q737815 Arquitetura de Software
Qual é o Padrão de Projeto que encapsula uma solicitação como um objeto, permitindo que se parametrize clientes com diferentes solicitações, enfileire ou registre(log) solicitações e suporte operações que podem ser desfeitas?
Alternativas
Q737812 Arquitetura de Software
Qual é o Padrão de Projeto que fornece uma maneira de acessar seqüencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação subjacente?
Alternativas
Q695159 Arquitetura de Software
Utiliza-se o padrão de projeto Builder para encapsular a construção de um produto, permitindo assim, que ele seja construído em etapas. A utilização desse padrão proporciona alguns benefícios os quais estão descritos a seguir, exceto:
Alternativas
Q695156 Arquitetura de Software
Acerca dos padrões de projetos, analise as seguintes definições: simplifica a interface de um grupo de classes; permite que um grupo de objetos seja notificado quando algum estado muda. Assinale a alternativa correta, em que esses padrões de projeto definidos estão apresentados, respectivamente:
Alternativas
Q689575 Arquitetura de Software

Em engenharia de software, um padrão de projeto é uma solução geral reutilizável para uma situação que ocorre com frequência dentro de um determinado contexto no projeto de software. Em relação aos padrões de projeto, classifique as afirmativas abaixo em (V) verdadeiras ou (F) falsas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O padrão observer define a dependência um-para-muitos entre objetos para que quando um objeto mude de estado todos os seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Neste caso, as notificações induzem uma dependência na ordem de avaliação.

( ) O padrão decorator anexa responsabilidades adicionais a um objeto de maneira dinâmica. Os decoradores fornecem uma alternativa flexível para a subclasse para estender a funcionalidade.

( ) O padrão factory method define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem em qual classe criar a instância. O factory method permite que uma classe defira a criação de instâncias para as subclasses.

( ) O padrão Singleton garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso a ela. A implementação em Java deste padrão utiliza um construtor particular, um método estático combinado com uma variável.

Alternativas
Q666112 Arquitetura de Software
Qual Padrão de Projeto apresenta uma solução para o problema de existir mais de uma instância de um objeto em determinado momento?
Alternativas
Q635347 Arquitetura de Software

Durante o desenvolvimento de um sistema, um arquiteto de software precisou fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.

Nestas condições, segundo a classificação do Gang ofFour (GoF), qual padrão de projeto poderia ser utilizado para resolver este problema?

Alternativas
Q521819 Arquitetura de Software

Considere os seguintes padrões de projeto, segundo a classificação do Gang of Four (GoF):


I – Builder

II – Command

III – Composite

IV – Observer

V – Proxy


Os padrões que projeto que possuem o propósito comportamental são

Alternativas
Q521783 Arquitetura de Software
Analise as afirmativas sobre a classificação do Gang of Four (GoF) quanto aos diferentes padrões de projeto, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O padrão de projeto ITERATOR pertence ao grupo de propósito COMPORTAMENTAL, o qual trata as interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.

( ) O padrão de projeto ADAPTER pertence ao grupo de propósito de CRIAÇÃO, o qual se preocupa com o processo de criação de objetos.

( ) O padrão de projeto BRIDGE pertence ao grupo de propósito ESTRUTURAL, o qual lida com a composição de classes ou objetos.

Alternativas
Q521782 Arquitetura de Software
Em relação à teoria de padrões de projeto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


Padrão de Projeto

1. OBSERVER

2. COMMAND

3. FLYWEIGHT

4. ITERATOR

5. MEMENTO


Intenção do Padrão de Projeto 

( ) Utiliza compartilhamento para suportar de maneira eficiente grandes quantidades de objetos com granularidade fina.

( ) Permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinado momento para que se possa ser restaurá-lo quando necessário.

( ) Define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados. 


Alternativas
Q520781 Arquitetura de Software
Segundo Pressman (2011), a busca por um conjunto de soluções comprovadas para um conjunto de problemas claramente delineados é denominada de
Alternativas
Q520558 Arquitetura de Software
A busca por um conjunto de soluções comprovadas para um conjunto de problemas claramente delineados representa bem o que Pressman (2011) denomina de:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2013 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q363300 Arquitetura de Software
O padrão de projetos que garante que determinada classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela é o
Alternativas
Q320492 Arquitetura de Software
O padrão de projeto que tem a intenção de fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces, em um subsistema, conforme ilustrado na figura acima, é o

Alternativas
Q320358 Arquitetura de Software
Qual é o Padrão de Projeto que define uma dependência um para muitos entre objetos, de maneira que quando um objeto muda de estado todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente?

Alternativas
Q320354 Arquitetura de Software
O diagrama UML acima apresenta a estrutura de um Padrão de Projeto, tendo sido omitida sua nomenclatura. Qual o nome deste Padrão de Projeto?

Alternativas
Q320344 Arquitetura de Software
Assinale a opção que apresenta 3 (três) padrões de projeto classificados como estruturais.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: B
6: C
7: B
8: B
9: A
10: E
11: E
12: D
13: B
14: C
15: C
16: C
17: B
18: E
19: E
20: C