Questões Militares
Sobre formas normais em banco de dados
Foram encontradas 22 questões
( ) Atributos compostos, multivalorados ou grupo repetidos de dados são permitidos na tabela que está na 1FN. ( ) A 2FN só é aplicável para tabelas que possuam uma chave primária composta e que, além disso, tenham outros atributos que não façam parte da chave primária. ( ) A tabela que está na 3FN possui dependências transitivas. ( ) Toda tabela está na 1FN se os seus atributos forem atômicos. ( ) A dependência transitiva é eliminada criando-se uma nova tabela que conterá o atributo que depende mais o atributo do qual ele é dependente.
( ) A Segunda Forma Normal define que, além de estar na Primeira Forma Normal, as relações não devem ter atributos que não pertençam a uma chave, funcionalmente determinados por outro atributo que também não pertença a uma chave.
( ) A Terceira Forma Normal define que, além de estar na Segunda Forma Normal, para as relações que possuam chaves primárias com vários atributos, nenhum atributo externo à chave deve ser funcionalmente dependente de parte da chave primária.
( ) A Forma Normal de Boyce-Codd difere-se da Terceira Forma Normal pela ausência da condição que permite que, em uma dependência funcional X--> A, A seja um atributo principal da relação em análise.
( ) Um atributo do esquema de relação R é chamado de atributo principal de R se ele for membro de qualquer uma das chaves candidatas de R.
( )Um conjunto de atributos é considerado chave candidata de uma relação R se for uma superchave mínima.
Considere a relação abaixo:
F(A, B, C, D) sendo A, a chave primária, e (B,C), uma chave candidata.
Considere também o conjunto de dependências sobre Dep-F = {(A) --> (B,C,D); (BC) → (A,D); (D) --> (B)}.
Sobre a relação acima, assinale a opção correta.
Considerando os conceitos de bancos de dados relacionais, analise as assertivas abaixo:
I - Um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos são tipos de conectividade entre entidades no modelo de entidade-relacionamento (ER).
II - Para que uma tabela esteja na Segunda Forma Normal (2FN) é necessário que ela esteja na Primeira Forma Normal (1FN).
III - Tabelas de dados relacionais possuem diversas propriedades. Uma dessas propriedades define que a ordem da disposição das linhas é altamente relevante para identificar uma linha como única e localizá-la dentro de uma tabela.
IV - Em uma tabela de dados relacional, o valor da chave primária pode ser repetido, porém não pode ser nulo.
Estão CORRETAS as assertivas:
Considerando a teoria de normalização em banco de dados, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.
“Uma relação está na__________ forma normal, se e somente se ela está na
___________ forma normal e todo atributo não chave é irredutivelmente dependente da chave primária.”
{A} → D
{B} → {E,F}
{A, B} → C
Nestas condições, com estas dependências funcionais, a relação R viola qual forma normal?
Chave primária: IDPEDIDO, DATAPEDIDO E CODPRODUTO
Na tabela acima, existem duas colunas que armazenam valores: VALORUNITÁRIO e VALORTOTAL. Sabe-se que VALORTOTAL é um campo calculado em função dos atributos QUANTIDADE e VALORUNITÁRIO, sendo nesse caso, uma informação redundante,ou seja, é possível saber o VALORTOTAL sem necessidade de armazenar tal informação. Ao eliminar da tabela a coluna VALORTOTAL, estará sendo aplicado o conceito da:
( ) Uma relação está na primeira forma normal (1FN) se e somente se cada tupla contém um único valor para cada atributo.
( ) Uma relação está na segunda forma normal (2FN) se e somente se ela está na 1FN e todo atributo não chave é mutuamente independente.
( ) Uma relação está na terceira forma normal (3FN) se e somente se ela está na 2FN e todo atributo não chave é irredutivelmente dependente da chave primária.
Entretanto, o mesmo modelo apresentado foi implementado no banco de dados utilizando-se uma única tabela CADEIRA, conforme abaixo:
Nestas condições, seguindo as regras de normalização em banco de dados, a tabela CADEIRA implementada encontra-se: