Analise as opções abaixo e informe Verdadeiro (V) ou Falso (...
( ) A Segunda Forma Normal define que, além de estar na Primeira Forma Normal, as relações não devem ter atributos que não pertençam a uma chave, funcionalmente determinados por outro atributo que também não pertença a uma chave.
( ) A Terceira Forma Normal define que, além de estar na Segunda Forma Normal, para as relações que possuam chaves primárias com vários atributos, nenhum atributo externo à chave deve ser funcionalmente dependente de parte da chave primária.
( ) A Forma Normal de Boyce-Codd difere-se da Terceira Forma Normal pela ausência da condição que permite que, em uma dependência funcional X--> A, A seja um atributo principal da relação em análise.
( ) Um atributo do esquema de relação R é chamado de atributo principal de R se ele for membro de qualquer uma das chaves candidatas de R.
( )Um conjunto de atributos é considerado chave candidata de uma relação R se for uma superchave mínima.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: (F); (F); (V); (V); (V).
Vamos agora entender cada uma das afirmações da questão e porque essa é a resposta correta.
(1) "A Segunda Forma Normal define que, além de estar na Primeira Forma Normal, as relações não devem ter atributos que não pertençam a uma chave, funcionalmente determinados por outro atributo que também não pertença a uma chave."
Comentário: Essa afirmação está Falsa. A Segunda Forma Normal (2FN) exige que, além de a relação estar na Primeira Forma Normal (1FN), todos os atributos que não são chave devem ser totalmente dependentes da chave primária. Ela visa eliminar dependências parciais, mas a definição correta não menciona "atributos que não pertençam a uma chave, funcionalmente determinados por outro atributo que também não pertença a uma chave".
(2) "A Terceira Forma Normal define que, além de estar na Segunda Forma Normal, para as relações que possuam chaves primárias com vários atributos, nenhum atributo externo à chave deve ser funcionalmente dependente de parte da chave primária."
Comentário: Essa afirmação também está Falsa. Esse conceito está mais alinhado com a Segunda Forma Normal. A Terceira Forma Normal (3FN) tem como requisito que, além de estar na 2FN, não pode haver dependências transitivas. A questão menciona dependências parciais, que são eliminadas já na 2FN.
(3) "A Forma Normal de Boyce-Codd difere-se da Terceira Forma Normal pela ausência da condição que permite que, em uma dependência funcional X --> A, A seja um atributo principal da relação em análise."
Comentário: Esta afirmação está Verdadeira. A Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC) é uma versão mais rigorosa da 3FN. A principal diferença é que, em FNBC, para cada dependência funcional, o lado esquerdo (X) deve ser uma superchave. Isso elimina certas anomalias que a 3FN pode não tratar quando A é um atributo principal, mas X não é uma superchave.
(4) "Um atributo do esquema de relação R é chamado de atributo principal de R se ele for membro de qualquer uma das chaves candidatas de R."
Comentário: Esta afirmação está Verdadeira. Um atributo principal é, de fato, qualquer atributo que faça parte de uma chave candidata. Chaves candidatas são aquelas que podem unicamente identificar uma tupla em uma relação.
(5) "Um conjunto de atributos é considerado chave candidata de uma relação R se for uma superchave mínima."
Comentário: Esta afirmação está Verdadeira. A chave candidata é definida como uma superchave mínima, o que significa que não pode haver um subconjunto da chave candidata que também seja uma superchave.
Espero que tenha te ajudado a entender melhor o tema de formas normais em banco de dados. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO D
( ) A Segunda Forma Normal define que, além de estar na Primeira Forma Normal, as relações não devem ter atributos que não pertençam a uma chave, funcionalmente determinados por outro atributo que também não pertença a uma chave. ERRADO. Essa definição é da Terceira Forma Normal
( ) A Terceira Forma Normal define que, além de estar na Segunda Forma Normal, para as relações que possuam chaves primárias com vários atributos, nenhum atributo externo à chave deve ser funcionalmente dependente de parte da chave primária. ERRADO. Essa definição é da Segunda Forma Normal
( ) A Forma Normal de Boyce-Codd difere-se da Terceira Forma Normal pela ausência da condição que permite que, em uma dependência funcional X--> A, A seja um atributo principal da relação em análise. CORRETO
Uma das definições da Terceira Forma Normal diz que um esquema de relação R está na terceira forma normal se toda vez que uma dependência funcional não trivial X -> A se mantiver em R ou a) X é uma superchave de R ou b) A for um atributo principal de R. A definição da Forma Normal de Boyce-Codd diz que um esquema de relação R está na FNBC se toda vez que uma dependência funcional não trivial X -> A se mantiver em R, então X é uma superchave de R. Ou seja a única diferença entre as duas formas normais é a ausência da condição: A for um atributo principal de R
( ) Um atributo do esquema de relação R é chamado de atributo principal de R se ele for membro de qualquer uma das chaves candidatas de R. CORRETO.
Um atributo de um esquema de relação R é chamado de atributo principal de R se ele for membro de alguma chave candidata de R, do contrário se ele não for membro de nenhuma chave candidata de R ele é um atributo não principal.
( )Um conjunto de atributos é considerado chave candidata de uma relação R se for uma superchave mínima.CORRETO.
Superchave é um conjunto de colunas que garante não existir duas (ou mais) linhas com os mesmos valores para esse conjunto de colunas. Superchave mínima é quando possui o mínimo de atributos necessários para ser uma chave. Toda chave candidata é uma superchave mínima.
FONTE: NAVATHE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo