Questões Militares Sobre transmissão em engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 53 questões

Q2191257 Engenharia de Telecomunicações
Considere uma linha de transmissão construída de modo uniforme com 10 metros de comprimento, cuja capacitância distribuída C é de 100 pF/m e a sua indutância distribuída L de 0,25 μH/m. As perdas podem ser consideradas desprezíveis.
Com os dados informados, a sua impedância característica e o seu fator de velocidade são, respectivamente: 
Alternativas
Q2191256 Engenharia de Telecomunicações
Na teoria de antenas aparecem as expressões intensidade de radiação, diretividade, ganho, dentre outras. A definição de diretividade de uma antena
Alternativas
Q1819718 Engenharia de Telecomunicações
Para o estudo das características mais importantes na propagação da onda direta no espaço livre, localizam-se duas antenas isotrópicas suficientemente afastadas a fim de que os campos estejam na região de irradiação (região de campo distante). A partir daí é elaborada a expressão da potência recebida nos terminais da antena de recepção, em função da distância até o transmissor, da frequência do sinal e da potência transmitida (entregue nos terminais da antena de transmissão). A expressão é conhecida como fórmula de Friis, que serve de base para o cálculo de um enlace operando em frequências elevadas. Com essa expressão aparece o conceito de “Atenuação no Espaço Livre”. A expressão da atenuação no espaço livre também pode ser apresentada em dB.
Sobre esse tema, avalie o que se afirma.
I. Se a frequência do sinal dobra de valor, a atenuação no espaço livre aumenta de 6 dB. II. A atenuação no espaço livre não representa uma perda no sentido da dissipação da energia eletromagnética em forma de calor. III. Se a distância entre as antenas de transmissão e de recepção aumenta de 10 vezes, a atenuação no espaço livre aumenta em 20 dB. IV. A atenuação no espaço livre se refere à comparação entre o sinal recebido pelo uso de antenas reais, com ganhos conhecidos, e por antenas isotrópicas.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1819717 Engenharia de Telecomunicações
As condições de propagação de um sinal na faixa de micro-ondas em visada direta dependem ainda de fatores geoclimáticos, como exposto na recomendação ITU-R P.530-16. A combinação desses fatores pode resultar em condições desfavoráveis, elevando a probabilidade de interrupção do enlace devido aos desvanecimentos. A melhoria de desempenho de enlaces de rádio digitais pode ser obtida com o uso de técnicas de diversidade em frequência, em ângulo ou em espaço.
Acerca desse tema, avalie o que se afirma.
I. A eficácia de cada técnica de diversidade depende do grau de descorrelação entre os feixes de onda em diversidade. II. A diversidade de frequência consiste na transmissão simultânea da mesma informação através de duas portadoras em frequências diferentes. III. O aumento da margem de operação, pela utilização de antenas de maior ganho, pode melhorar o desempenho sem a necessidade do uso de técnicas de diversidade. IV. A técnica de diversidade em ângulo produz fatores de melhoria bem melhores que a diversidade em espaço, mas pode ser utilizada em conjunto com ela para obter melhores resultados.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1819714 Engenharia de Telecomunicações
Para fazer a análise ou medições em antenas tem-se que observar as regiões de influência das antenas. São definidas as regiões de campo próximo, de campo distante e de transição.
Sobre esse tema, avalie o que se afirma.
I. A região de campo próximo é também denominada de região de indução, em que a impedância da onda se aproxima de um valor reativo puro. II. A região de campo distante é também denominada de região de irradiação, que é caracterizada pela impedância da onda real pura, para efeitos práticos. III. Para caracterizar a região de campo distante é necessário comparar a maior dimensão da antena com o comprimento de onda a ser utilizado. IV. A denominação de região de Fresnel também se aplica ao campo distante e a denominação de região de Fraunhofer se aplica ao campo próximo.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1819713 Engenharia de Telecomunicações
Um trecho de linha de transmissão operando em altas frequências tem impedância característica Zo de 50Ohms. Essa linha termina em curto-circuito e o trecho será utilizado para casamento de impedância de uma carga. Será necessário que na entrada desse trecho de linha de transmissão a impedância apresente uma característica indutiva com valor de +j50Ohms.
Para atingir esse objetivo, o comprimento desse trecho de linha deve ser de
Alternativas
Q1819699 Engenharia de Telecomunicações
Um canal de transmissão de dados apresenta largura de banda de 10kHz e relação sinal ruído igual a 31.
Fundamentado na análise de Shannon, que considera o ruído, é correto afirmar que a capacidade máxima de transmissão para esse canal, em kbps, é igual a
Alternativas
Q1819694 Engenharia de Telecomunicações
Avalie o que se afirma sobre o roteamento em redes IP.
I. O roteamento dinâmico da modalidade distance vector sempre escolhe como melhor caminho aquele que for mais rápido. II. O roteamento dinâmico da modalidade link state é mais indicado para redes pequenas uma vez que a transmissão de toda a tabela de roteamento para cada vizinho pode causar perdas ou loops. III. Em cada segmento de rede devemos ter, obrigatoriamente, um endereçamento de rede diferente. IV. O Gateway é um endereço IP existente em outra máquina, utilizado para se acessar diferentes segmentos de rede.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1045397 Engenharia de Telecomunicações

Considere um sistema de transmissão que emprega modulação binária PAM para transmitir em um canal AWGN com densidade espectral de potência o /2 = 10-10 W/Hz. Se a relação Eb /No = 1 e a energia do bit Eb = A²T /2 , em que A e T são a amplitude e o intervalo do bit, respectivamente, a amplitude A necessária para atingir uma taxa de 10 baud é de  

Alternativas
Q994783 Engenharia de Telecomunicações

O objetivo principal da sinalização por canal comum número 7 (SS#7) é prover um sistema de sinalização por canal comum, padronizado internacionalmente e que seja otimizado para redes digitais.

A esse respeito, avalie o que se afirma serem características da sinalização por canal comum #7.


I. Permite a implantação de detecção e de correção de erros.

II. As informações telefônicas e de sinalização trafegam em circuitos separados.

III. Os sinais transmitidos para sinalização são formados por pares de frequências.

IV. Amplia a taxa de transmissão da sinalização em relação à sinalização por canal associado.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q994776 Engenharia de Telecomunicações

O Coeficiente de Onda Estacionária (COE) é um parâmetro que estabelece a relação entre os valores máximo e mínimo de tensão que ocorrem em uma linha com reflexão. Utiliza-se também as denominações SWR (Standing Wave Ratio) ou ROE (Razão de Onda Estacionária).

Em uma linha de transmissão sem perdas, que termina em uma carga casada (mesmo valor da sua impedância característica), é correto afirmar que o valor do SWR (ROE) será

Alternativas
Q994774 Engenharia de Telecomunicações

Do ponto de vista da linha de transmissão que alimenta a antena, esta pode ser encarada como uma impedância conhecida como “impedância de entrada da antena”.

Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.


I. A impedância de entrada de uma antena varia com a frequência e a antena é especificada para trabalhar dentro de uma faixa de frequências na qual a sua impedância de entrada apresenta valores adequados.

II. A antena é um dispositivo recíproco, porém sua impedância de entrada depende se ela vai ser utilizada como transmissora ou como receptora, mesmo que seja na mesma frequência.

III. Normalmente a impedância de entrada da antena é especificada em termos de um valor nominal (resistivo) e de certa tolerância em torno desse valor por meio de valores limites do ROE (SWR) ou da perda de retorno.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q955164 Engenharia de Telecomunicações
Roteamento dentro de um sistema autônomo, Métrica de conta de hops, Algorítimo de vetor de distância e uso de UDP para toda transmissão de mensagem são características de qual protocolo de roteamento?
Alternativas
Q920206 Engenharia de Telecomunicações
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente o tipo de transmissão à suas características.
COLUNA I 1. Assíncrona 2. Half-duplex  3. Serial  4. Síncrona  5. Full-duplex  6. Simplex
COLUNA II ( ) Um bit de cada vez, em sequência, é transmitido por uma única via física de transmissão.
( ) Os dados podem ser transmitidos e recebidos ao mesmo tempo, em ambos os sentidos, por meio de dois canais simultâneos. ( ) A transmissão ocorre nos dois sentidos, ou seja, é bidirecional, porém não simultaneamente, transmitindo em um sentido de cada vez. ( ) É uma comunicação unidirecional, ou seja, em um único sentido, não existindo retorno do receptor. ( ) Os dados trafegam na rede com velocidade e capacidade de transferência de dados constante, existindo um tempo fixo de transmissão para cada caractere. ( ) O início de um caractere é designado por um bit característico e seu final é marcado por um ou mais bits de stop, sendo o espaço entre caracteres variável.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q920202 Engenharia de Telecomunicações
Analise o quadro referente aos demoduladores de FM a seguir.
• Converte as variações de frequência em variações de fase por meio de um filtro passa-faixa; • Converte as variações de fase em variações de amplitude por meio de um circuito misturador, atuando como comparador de fase; • Filtra as variações de amplitude removendo os componentes de RF por meio de um filtro passa-baixa, restando apenas a informação.
Essas características identificam o funcionamento de um:
Alternativas
Q821372 Engenharia de Telecomunicações

Os Parâmetros de Espalhamento, também conhecidos como Parâmetros S, são utilizados na caracterização de linhas de transmissão, em um modelo de quadripolos. A seguir, são exibidos gráficos que mostram os valores desses parâmetros, referentes à faixa de frequências de 210 a 216MHz, para um cabo coaxial. Nesses gráficos, gerados por um analisador de redes conectado aos terminais do cabo, o eixo das amplitudes tem os seus valores expressos em escala decibel e representam os níveis de reflexão nas portas do sistema (S11 e S22), bem como a comunicação entre as mesmas (S12 e S21).

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: medições feitas em laboratório.)


Avalie as afirmações a respeito desses gráficos.

I. A capacidade de condução de corrente do cabo decai com a frequência, conforme indicado no gráfico, de S11.

II. Se um gerador de sinais for conectado à entrada do cabo, uma parcela significativa do sinal será refletida.

III. O cabo coaxial é visto pelo analisador de redes como um sistema de 2 portas.

IV. Se, ao invés do cabo, uma antena tivesse sido conectada ao analisador de redes, o gráfico de S11 (ou S22) apresentaria mínimos locais nas frequências de ressonância.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q821355 Engenharia de Telecomunicações

Uma grande preocupação dos engenheiros durante o projeto e a operação de sistemas de transmissão de dados se refere ao casamento de impedância. Isso porque qualquer descasamento pode levar a reflexões de alta potência, as quais podem ser danosas aos equipamentos. Suponha um sistema de transmissão, contendo equipamentos e cabos com impedâncias de 50Ω, no qual um sinal com conteúdo espectral relevante na faixa de 210 a 216MHz e potência média igual a 100W é utilizado para alimentar uma antena cuja impedância é especificada em sua folha de dados como:

Imagem associada para resolução da questão

Supondo que os equipamentos são capazes de suportar até 20W de potência reversa, pode-se afirmar que

Alternativas
Q739494 Engenharia de Telecomunicações
Qual topologia precisa possuir um mecanismo de arbitragem para resolver conflitos, quando duas ou mais máquinas quiserem fazer uma transmissão simultaneamente?
Alternativas
Q739463 Engenharia de Telecomunicações
Calcule a potência na entrada do receptor para uma ligação microondas em visibilidade com as seguintes características: o transmissor tem 40 dBm de potência nominal de saída; sua antena tem um ganho de 40 dB; a atenuação introduzida pelo sistema de alimentação de transmissão é de 10 dB; a atenuação do espaço livre é de 130 dB; a atenuação total do sistema de alimentação na recepção é de 10 dB; e o ganho da antena de recepção é de 40 dB.
Alternativas
Q695253 Engenharia de Telecomunicações
Da definição do modelo OSI, as sete camadas podem ser classificadas como sendo superiores, que lidam com assuntos relacionados às aplicações, ou inferiores que lidam com questões de transmissão. Acerca das definições do modelo OSI disponível em várias bibliografias, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre as camadas do sistema OSI.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: B
6: A
7: C
8: D
9: A
10: D
11: B
12: C
13: E
14: C
15: D
16: D
17: C
18: D
19: C
20: D