Questões de Concurso Militar CIAAR 2009 para Primeiro Tenente - Educação Física
Foram encontradas 40 questões
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
As diversas partes que compõem este músculo possuem grande importância para a articulação do ombro pois além da sua função dinâmica, cabe-lhe a importante tarefa de estabilizar a própria articulação. O músculo Deltóide tem como função: a porção ________do músculo levanta o braço para diante, a porção _________ o levanta para trás e a parte________ do músculo levanta o braço lateralmente. Além disto, a porção ________ promove a rotação interna; a parte ________ do músculo executa a rotação externa do braço.
Enumere as frases abaixo de acordo com as alternativas e seus números respectivos apresentados e assinale a alternativa correta.
1. Articulação em dobradiça
2. Articulação em pivô
3. Articulação elipsóide
4. Articulação em sela
5. Articulação esferóide
( ) a superfície da cavidade glenóide é menor que a da cabeça articular. Por isso, a articulação do ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano, mas, ao mesmo tempo, é também a articulação menos estável.
( ) rotação do capítulo do rádio na articulação rádio-ulnar proximal, dentro da chanfradura radial da ulna, assim como dentro do ligamento anular, durante os movimentos de pronação e supinação e supinação da mão.
( ) flexão dorsal e palmar e abdução de ulna e rádio, na articulação proximal do punho.
( ) articulação que permitem movimentos de flexão e extensão.
( ) a única articulação deste tipo é a articulação carpometacarpiana do polegar, entre a base do primeiro osso metacarpiano da mão e o osso trapézio do carpo.
Com base nos conhecimentos de anatomia da mão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa correta.
( ) O carpo se compõe das duas fileiras de ossos carpianos. A primeira fileira, ou série proximal, compreende os ossos: escafóide, semilunar, piramidal e trapezóide.
( ) A fileira distal é formada pelos ossos trapézio, pisiforme, capitato e hamato.
( ) Os ossos do carpo apresentam superfícies articulares revestida de cartilagem, nas suas faces de contato.
( ) Além da articulação em sela, o polegar possui mais duas articulações: a articulação metacarpofalangiana e a articulação interfalangiana.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O sistema energético mais simples é o sistema ATP-CP. Além do ATP, as células possuem uma outra molécula de fosfato de alta energia que armazena energia. Essa molécula é denominada Creatina Fosfato ou PC.
II. A liberação de energia da creatina fosfato é facilitada pela enzima creatina quinase (CK), a qual atua sobre a creatina fosfato para separar fosfato-inorganicos (Pi) da creatina.
III. Durante os primeiros segundos de atividade muscular intensa, como a corrida de curta distância, a ATP é mantida numa concentração relativamente constante, mas a concentração de creatina fosfato aumenta de maneira constante à medida que ela é utilizada para repor a ATP depletada.
IV. Na exaustão, tanto a concentração de ATP quanto o de creatina fosfato são muito baixos e incapazes de fornecer a energia para contrações e relaxamentos adicionais.
Quando se aplica uma bateria completa de testes de aptidão física em uma única sessão, recomenda-se que a seguinte sequência seja seguida a fim de minimizar os efeitos dos testes anteriores sobre o desempenho do teste subsequente, enumere na ordem correta.
( ) capacidade muscular
( ) composição corporal
( ) pressão arterial e frequência cardíaca em repouso
( ) resistência cardiorrespiratória
( ) flexibilidade
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
_____________ é uma quantidade excessiva de gordura corporal relativamente ao peso corporal. Em estudos epidemiológicos, ___________ é definido como o índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 29,9 kg/m² e _________ de peso é definido por IMC menor que 18,5 kg/m².
Com base nos estudos de cardiopatia, assinale a alternativa que preencha as lacunas abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta.
______________é causada pela falta de suprimento de sangue para o músculo cardíaco, resultante de um distúrbio degenerativo e progressivo conhecido como_____________, que envolve a formação e o deposito de gordura e de placas fibrosas na intima das artérias coronárias. Essas placas restringem o fluxo sanguíneo para o miocárdio e podem produzir ___________que consiste em uma sensação temporária de aperto e forte pressão na região do peito e do ombro. ______________, pode ocorrer um coagulo sanguíneo, ou trombo, obstrui o fluxo sanguíneo coronário.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Treinamento estático – é amplamente aplicado em programas de reabilitação para combater a perda de força e a atrofia muscular, especialmente nos casos em que o membro fica temporariamente imobilizado, também é indicado para indivíduos propensos a doenças coronarianas e hipertensos, porque a contração estática pode produzir aumentos na pressão intratorácica.
( ) Treinamento de força dinâmico – é adequado para desenvolver a capacidade muscular de homens e mulheres de todas as idades, assim como crianças. Esse treinamento envolve contrações concêntricas e excêntricas do grupo muscular , realizadas contra uma resistência constante ou variável.
( ) Treinamento de força em circuito – é um método dinâmico de força planejado para aumentar a força e as resistências musculares e cardiorrespiratórias. O treinamento de força em circuito compara-se favoravelmente aos programas de treinamento de força tradicionais para aumentar a força muscular, especialmente em exercícios de poucas repetições e de alta resistência.
( ) Treinamento isocinetico- combina as vantagens do dinâmico e do estático, considerando a adaptabilidade da resistência, o treinamento isocinético supera os problemas associados a modalidade de exercício de resistência constante ou variável. O treinamento isocinético aumenta a força, a potência e a resistência muscular e envolve contrações dinâmicas do grupo muscular contra uma resistência adaptável que se ajusta a força produzida pelo grupo muscular ao longo da amplitude completa de movimento.
Sobre o tema nutrição, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. CARBOIDRATOS- os três tipos de carboidratos são açucares, amidos e celulose. Os carboidratos são classificados como complexos (frutas, vegetais, grãos integrais e legumes) ou simples (alimentos processados ou ricos em açúcar). Os carboidratos são armazenados no fígado e nos músculos como glicogênio.
II. PROTEINA- aproximadamente 12 a 15% da ingesta calórica diária deve ser de proteínas. A dieta, portanto, deve incluir fontes de aminoácidos essenciais para a síntese protéica. A falta desses aminoácidos essenciais pode produzir perda de tecido muscular ou impedir a síntese de hormônios, enzimas e estruturas celulares.
III. GORDURAS- Há necessidade de alguma gordura na dieta para fornecer os ácidos graxos essenciais e absorver as vitaminas solúveis em gordura. Além disso, os ácidos graxos livres constituem fonte importante de energia durante exercícios aeróbios. No entanto, devido a possíveis ligações entre os níveis de triglicerídeos séricos e colesterol com aterosclerose e hipertensão, as pessoas devem restringir o consumo de gordura na dieta, especialmente o consumo de gorduras saturadas, ácidos graxos trans e colesterol.
IV. VITAMINAS, MINERAIS E ÁGUA – Alimentar-se com dieta balanceada normalmente atende as exigências de vitaminas do indivíduo. O corpo não armazena vitamina solúvel em água; no caso da maioria dessas vitaminas a quantidade excessiva é eliminada na urina. O acúmulo excessivo de vitaminas solúveis em gordura pode produzir descalcificação óssea, dor de cabeça, náusea, diarréia e outros efeitos tóxicos.
A flexibilidade caracteriza-se pela amplitude de movimento possível ou em várias articulações. Assim , analise as assertivas e assinale a(s) alternativa (s) INCORRETA(S).
I. A amplitude de movimento deve acontecer de maneira indolor para que se caracterize a flexibilidade.
II. Nas técnicas específicas de recuperação, como a cinesioterapia, adéqua a amplitude de movimento, garante a rigidez articular, aderência e reparação tecidual fibrótica.
III. O encurtamento é utilizado quando o limite da amplitude de movimento está no segmento musculotendíneo.
IV. No alongamento é possível ter a recuperação da amplitude articular e a reabilitação do movimento.
Com base nos estudos sobre treinamento desportivo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A hipertrofia resulta na redução da quantidade total de proteínas contráteis no número, e no tamanho de miofibrilas por fibra e na quantidade de tecido conjuntivo que cerca as fibras musculares.
II. A hipertrofia induzida pelo exercício ocorre por meio de mecanismos hormonais. Hormônios anabólicos como a testosterona, o hormônio do crescimento e o hormônio do crescimento similar a insulina aumentam em resposta ao exercício pesado de força e interagem para promover síntese protéica.
III. Treinamento de força exerce efeitos benéficos na saúde dos ossos tais efeitos podem diminuir o risco de osteoporose e de fraturas ósseas, especialmente em mulheres. Essa forma de treinamento pode ajudar a alcançar o pico de massa óssea mais alto possível em mulheres pré- menopáusicas e também auxiliar na manutenção e no aumento dos ossos em mulheres pós-menopáusicas e idosos.
IV. Treinamento de força altera positivamente a composição corporal e preserva os tecidos magros. Embora o peso corporal total sofra pouca mudança, a massa corporal magra aumenta enquanto as quantidades absolutas irrelativas de gordura corporal diminuem.
Relacione as colunas e assinale a alternativa correta.
Embora não exista um consenso de nomenclatura dos tipos de exercícios, eles são classificados em
A. Tipo de contração muscular.
B. deslocamento do corpo.
C. continuidade do esforço.
D. fonte energética.
E. de acordo com a intensidade dos esforços.
Estas classificações correspondem a quais exercícios.
( ) aeróbios ou anaeróbios.
( ) contínuos ou intervalados.
( ) Isométricos ou isotônicos.
( ) dinâmicos ou estáticos.
( ) suaves ou intensos.
Preencha a segunda coluna com os números da primeira e assinale a alternativa correta.
1. Superior
2. Inferior
3. Anterior
4. Posterior
5. Medial
6. Lateral
7. Proximal
8. Distal
9. Superficial
10. Profundo
11. Interno
12. Externo
( ) Em direção à cabeça
( ) Em direção ao dorso
( ) Em direção aos pés
( ) Do lado de fora
( ) Do lado de dentro
( ) Em direção à frente
( ) Próximo ao ponto usado como referencia
( ) Em direção ao centro do corpo
( ) Para a direita ou esquerda da linha mediana
( ) Longe do ponto usado como referencia
( ) Próximo à superfície
( ) Distante da superfície
“... Uma das técnicas de salvamento é a Respiração Boca Nariz, usa-se a técnica quando...”.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta.
I. __________; ferimento superficial provocado por respagens, arranhão ou cisalhamento
II. __________; ruptura da pele, pode apresentar bordas regulares ou irregulares e profundidade variável.
III. __________; extração de um retalho cutâneo, que pode ficar pendurado ou ser cortado completamente.
IV. __________; causado pela penetração de um objeto pontiagudo na pele e nas estruturas subjacentes.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Todas as lesões torácicas põem a vida em risco.
II. Dois dos principais sinais de lesão torácica são a frequência respiratória e qualquer alteração no padrão respiratório normal.
III. A prioridade principal ao tratar de lesões torácicas é assegurar a respiração adequada.
IV. O tórax flácido geralmente ocorre quando há fraturas múltiplas em várias costelas, resultando em instabilidade de uma porção do tórax.
V. O volume de sangue não é necessariamente indicativo da gravidade da lesão abdominal, danos internos graves podem resultar de traumas fechados.