Questões de Concurso Militar CIAAR 2013 para Primeiro Tenente - Médico
Foram encontradas 30 questões
“Quando os Conselhos de Medicina analisam determinado comportamento ético-profissional com a finalidade de concluir se houve imperícia, imprudência ou negligência como fatores relacionados ao mau resultado denunciado, o que buscam é verificar se aquele médico, naquele caso específico, não agiu com o zelo indispensável à preservação da saúde de seu paciente, merecendo punição. Além de responder à denúncia em tela, esse tipo de análise, profunda, realizada por pares do profissional averiguado, tenta evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer pelos mesmos motivos e, acima de tudo, divulgar e propagar aos médicos e à sociedade o conteúdo pedagógico que dela emana.”
De acordo com o texto, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A _____________ ocorre quando o médico revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos
da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o
despreparo prático.
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se, frequentemente, a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Em relação à abordagem da hipertensão arterial em situações especiais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Nos idosos: reduzir a pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg, se necessário usar diuréticos tiazídicos, betabloqueadores, antagonistas de canal de cálcio, inibidores da enzima conversora da angiotensina ou antagonistas do receptor AT1 angiotensina II.
( ) Na depressão: alguns agentes hipotensores, como metildopa e clonidina, podem causar depressão. Antidepressivos tricíclicos, inibidores da enzima monoamina oxidase e venlafaxina exigem atenção com a pressão arterial.
( ) No diabetes mellitus: reduzir a pressão arterial abaixo de 130/85 mmHg e 125/75 mmHg se a proteinúria estiver > 0,5g/24h. Betabloqueadores podem mascarar sintomas de hipoglicemia. Inibidores da enzima conversora da angiotensina, como antagonistas do receptor AT1 da angiotensina II, reduzem o risco de eventos cardiovasculares e exercem proteção renal direta.
( ) Na apneia obstrutiva do sono: a apneia do sono pode causar hipertensão e o tratamento consiste em
suporte ventilatório de pressão positiva contínua durante o sono.
A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. Não há evidência científica determinando que a síndrome da fibromialgia seja causada pelo trabalho. O tratamento tem como objetivos: o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, a melhora do condicionamento físico e da fadiga e o tratamento específico de desordens associadas. A atitude do paciente é um fator determinante na evolução da doença. Sobre o tratamento farmacológico da síndrome da fibromialgia, analise as afirmativas abaixo.
I. Os corticosteroides não fazem parte do arsenal terapêutico utilizado na síndrome da fibromialgia.
II. A ciclobenzaprina, um agente tricíclico com estrutura similar à da amitriptilina, é uma droga que não apresenta efeitos antidepressivos, sendo utilizada como miorrelaxante, e possui eficácia e tolerabilidade superior à amitriptilina.
III. A fluoxetina, quando usada em conjunto com um derivado tricíclico, pode amplificar a ação deste no alívio da dor e do sono e no bem-estar global.
IV. O tratamento com hormônio de crescimento recombinante pode ser útil no alívio dos sintomas de pacientes com síndrome da fibromialgia.
Estão corretas apenas as afirmativas
A doença de Crohn é um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico e que acomete o trato gastrointestinal de forma uni ou multifocal, de intensidade variável e transmural. A respeito da doença de Crohn, analise as afirmativas abaixo.
I. Os locais de acometimento, mais frequentes, são o intestino delgado e o grosso.
II. Manifestações perianais podem ocorrer em mais de 50% dos pacientes.
III. Manifestações extraintestinais associadas ou isoladas podem ocorrer e atingem, mais frequentemente, pele, articulações, olhos, fígado e trato urinário.
IV. A dilatação aguda e tóxica do cólon pode representar uma apresentação comum, porém aguda e de elevada gravidade.
V. A doença afeta indivíduos de qualquer idade, mas o diagnóstico é mais frequentemente realizado na segunda ou terceira décadas.
Estão corretas apenas as afirmativas
A doença hemorroidária pode ocorrer em ambos os sexos e tem prevalência entre as idades de 45-65 anos, com decréscimo após os 65 anos de idade. O desenvolvimento de doença hemorroidária antes dos 20 anos de idade não é comum. Em relação às entidades nosológicas que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial com a doença hemorroidária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Neoplasia retal.
( ) Condiloma acuminado perianal.
( ) Pólipo retal.
( ) Fístula anorretal.
( ) Fissura anal aguda ou crônica.