Questões de Concurso Militar CIAAR 2013 para Primeiro Tenente - Médico

Foram encontradas 30 questões

Q660196 Medicina
De acordo com Código de Ética Médica é vedado ao médico, exceto:
Alternativas
Q660197 Medicina

“Quando os Conselhos de Medicina analisam determinado comportamento ético-profissional com a finalidade de concluir se houve imperícia, imprudência ou negligência como fatores relacionados ao mau resultado denunciado, o que buscam é verificar se aquele médico, naquele caso específico, não agiu com o zelo indispensável à preservação da saúde de seu paciente, merecendo punição. Além de responder à denúncia em tela, esse tipo de análise, profunda, realizada por pares do profissional averiguado, tenta evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer pelos mesmos motivos e, acima de tudo, divulgar e propagar aos médicos e à sociedade o conteúdo pedagógico que dela emana.”

De acordo com o texto, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A _____________ ocorre quando o médico revela, em sua atitude, falta ou deficiência de conhecimentos técnicos da profissão. É a falta de observação das normas, deficiência de conhecimentos técnicos da profissão, o despreparo prático.

Alternativas
Q660198 Medicina
As doenças respiratórias crônicas representam um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, afetando a qualidade de vida das pessoas e gerando incapacidade física e grande impacto socioeconômico. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pelo desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. Sobre a DPOC, indique a alternativa incorreta.
Alternativas
Q660199 Medicina
As hepatites causadas pelos vírus B, C e D, também conhecidos como vírus delta, são transmitidas por via parenteral. Não são altamente contagiosas. De fato, raramente ocasionam surtos e são capazes de levar ao desenvolvimento de doença crônica e complicações evolutivas. Na hepatite C, o objetivo do tratamento é inibir a reprodução viral e, com isso, interromper ou amenizar a evolução das lesões histopatológicas, melhorar a função hepática, reduzir o risco de evolução para cirrose e carcinoma hepatocelular, reduzir a demanda por transplante de fígado, prevenir outras complicações e morte. As contraindicações absolutas ao tratamento antiviral da hepatite crônica pelo vírus C incluem, exceto:
Alternativas
Q660200 Medicina

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Associa-se, frequentemente, a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Em relação à abordagem da hipertensão arterial em situações especiais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Nos idosos: reduzir a pressão arterial abaixo de 140/90 mmHg, se necessário usar diuréticos tiazídicos, betabloqueadores, antagonistas de canal de cálcio, inibidores da enzima conversora da angiotensina ou antagonistas do receptor AT1 angiotensina II.

( ) Na depressão: alguns agentes hipotensores, como metildopa e clonidina, podem causar depressão. Antidepressivos tricíclicos, inibidores da enzima monoamina oxidase e venlafaxina exigem atenção com a pressão arterial.

( ) No diabetes mellitus: reduzir a pressão arterial abaixo de 130/85 mmHg e 125/75 mmHg se a proteinúria estiver > 0,5g/24h. Betabloqueadores podem mascarar sintomas de hipoglicemia. Inibidores da enzima conversora da angiotensina, como antagonistas do receptor AT1 da angiotensina II, reduzem o risco de eventos cardiovasculares e exercem proteção renal direta.

( ) Na apneia obstrutiva do sono: a apneia do sono pode causar hipertensão e o tratamento consiste em suporte ventilatório de pressão positiva contínua durante o sono.

Alternativas
Q660201 Medicina

A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. Não há evidência científica determinando que a síndrome da fibromialgia seja causada pelo trabalho. O tratamento tem como objetivos: o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, a melhora do condicionamento físico e da fadiga e o tratamento específico de desordens associadas. A atitude do paciente é um fator determinante na evolução da doença. Sobre o tratamento farmacológico da síndrome da fibromialgia, analise as afirmativas abaixo.

I. Os corticosteroides não fazem parte do arsenal terapêutico utilizado na síndrome da fibromialgia.

II. A ciclobenzaprina, um agente tricíclico com estrutura similar à da amitriptilina, é uma droga que não apresenta efeitos antidepressivos, sendo utilizada como miorrelaxante, e possui eficácia e tolerabilidade superior à amitriptilina.

III. A fluoxetina, quando usada em conjunto com um derivado tricíclico, pode amplificar a ação deste no alívio da dor e do sono e no bem-estar global.

IV. O tratamento com hormônio de crescimento recombinante pode ser útil no alívio dos sintomas de pacientes com síndrome da fibromialgia.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q660202 Medicina
O exame que deve ser utilizado para estabelecer o diagnóstico de hipotireoidismo primário é o hormônio tireoide estimulante (TSH). Adicionalmente ao TSH, pode-se solicitar, exceto:
Alternativas
Q660203 Medicina
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o perfil sanitário mundial está se alterando rapidamente, especialmente nos países em desenvolvimento. Os conhecimentos sobre a natureza das doenças crônicas não transmissíveis, sua ocorrência, seus fatores de risco e populações sob risco também estão em transformação. Atualmente, doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial sistêmica representam um importante problema de saúde pública para o Brasil. Especificamente sobre o diabetes mellitus (DM) tipo 2, marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q660204 Medicina
A doença diverticular é uma doença benigna, de boa resposta ao tratamento clínico, instituído na mudança de hábitos alimentares, maior consumo de fibras, antibioticoterapia potente nos processos inflamatórios mais simples e uso da radiologia intervencionista nos abscessos. A diverticulite aguda do cólon é a complicação mais frequente da doença diverticular. Dentre as condições clínicas abaixo relacionadas, indique a que não pode ser considerada como diagnóstico diferencial da diverticulite aguda.
Alternativas
Q660205 Medicina
A diverticulose do intestino grosso refere-se à presença de divertículos no cólon. A diverticulite significa a presença de inflamação e de infecção associadas aos divertículos, mais frequentemente os localizados no cólon sigmoide. A doença diverticular corresponde ao conjunto de manifestações associáveis à diverticulose, desde dor abdominal inespecífica até a diverticulite complicada. De acordo com o exposto, marque a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q660206 Medicina

A doença de Crohn é um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico e que acomete o trato gastrointestinal de forma uni ou multifocal, de intensidade variável e transmural. A respeito da doença de Crohn, analise as afirmativas abaixo.

I. Os locais de acometimento, mais frequentes, são o intestino delgado e o grosso.

II. Manifestações perianais podem ocorrer em mais de 50% dos pacientes.

III. Manifestações extraintestinais associadas ou isoladas podem ocorrer e atingem, mais frequentemente, pele, articulações, olhos, fígado e trato urinário.

IV. A dilatação aguda e tóxica do cólon pode representar uma apresentação comum, porém aguda e de elevada gravidade.

V. A doença afeta indivíduos de qualquer idade, mas o diagnóstico é mais frequentemente realizado na segunda ou terceira décadas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q660207 Medicina
A fissura anal é uma lesão longitudinal ou área ulcerada no canal anal distal, que se estende desde a linha pectínea até a borda anal. Nos últimos anos houve grandes progressos no tratamento das fissuras anais, principalmente as crônicas. Sobre o tratamento desta patologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q660208 Medicina
A hemorragia digestiva aguda, evidenciada clinicamente pela exteriorização de hematêmese, melena ou enterorragia, é uma causa frequente de hospitalização de urgência. Habitualmente, a hemorragia digestiva alta (HDA) se expressa por hematêmese e/ou melena, enquanto a enterorragia é a principal manifestação da hemorragia digestiva baixa (HDB). Acerca das hemorragias digestivas, marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q660209 Medicina
A úlcera péptica era, até recentemente, considerada uma doença de etiologia desconhecida, de evolução em geral crônica, com surtos de ativação e períodos de acalmia, resultantes de perda circunscrita de tecido em regiões do trato digestivo capazes de entrar em contato com a secreção cloridropéptica do estômago. Diferencia-se das erosões pelo fato destas não atingirem a submucosa e, portanto, não deixarem cicatriz ao se curarem. Assinale a alternativa que apresenta a condição clínica considerada a principal causa de úlcera péptica.
Alternativas
Q660210 Medicina

A doença hemorroidária pode ocorrer em ambos os sexos e tem prevalência entre as idades de 45-65 anos, com decréscimo após os 65 anos de idade. O desenvolvimento de doença hemorroidária antes dos 20 anos de idade não é comum. Em relação às entidades nosológicas que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial com a doença hemorroidária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Neoplasia retal.

( ) Condiloma acuminado perianal.

( ) Pólipo retal.

( ) Fístula anorretal.

( ) Fissura anal aguda ou crônica.

Alternativas
Q660211 Medicina
A cervicalgia é uma síndrome dolorosa aguda ou crônica que acomete a região da coluna cervical, podendo ter diversas etiologias, tais como alterações mecânico-posturais, artroses, hérnias e protusões discais, artrites, espondilites ou espasmos musculares, causando repercussões ortopédicas, reumatológicas ou até neurológicas. As cervicalgias são comuns em diversas faixas etárias de ambos os sexos, possuindo elevada predominância nas síndromes dolorosas corporais, sendo a segunda maior causa de dor na coluna vertebral. Constituem sinais de risco em cervicalgia, exceto:
Alternativas
Q660212 Medicina
O câncer de mama, dentre as neoplasias malignas, tem sido o responsável pelos maiores índices de mortalidade no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, ocorra mais de 1 milhão de casos novos de neoplasia mamária em todo mundo, o que faz com que seja o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. As situações que aumentam a chance de uma mulher vir a apresentar câncer de mama denominam-se fatores de risco. São conhecidos inúmeros fatores de risco, classificados em: muito elevado, medianamente elevado e pouco elevado. Indique, dentre as alternativas abaixo, o fator de risco que não pode ser considerado como de risco elevado.
Alternativas
Q660213 Medicina
A dismenorreia, um dos problemas ginecológicos mais prevalentes entre adolescentes e adultas jovens, afeta aproximadamente 50% das mulheres em idade reprodutiva, sendo que em 10% apresenta-se com intensidade suficiente para interferir no cotidiano. Sobre a dismenorreia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q660214 Medicina
A sífilis é uma doença infecciosa crônica, de transmissão sexual e, eventualmente, transplacentária. Caracteriza-se por longos períodos de silêncio clínico e pela capacidade de atingir múltiplos sistemas orgânicos, produzindo lesões cutâneas, mucosas, cardiovasculares e nervosas. É uma doença universal que atinge todas as classes sociais. A fonte de infecção é, exclusivamente, humana, sendo contagiosas as manifestações da sífilis primária e secundária. Não confere imunidade, sendo, portanto, possível a reinfecção e as sobreinfecções. São mais acometidos os jovens, principalmente entre 15 e 25 anos, por terem atividade sexual mais recorrente. O agente etiológico da sífilis é
Alternativas
Q660215 Medicina
A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. Atingir a alta cobertura da população definida como alvo é o componente mais importante no âmbito da atenção primária para que se obtenha significativa redução da incidência e da mortalidade por esse tipo de câncer. Em relação ao rastreamento do câncer do colo do útero, em situações especiais, é incorreto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: C
6: X
7: C
8: D
9: X
10: A
11: D
12: C
13: C
14: D
15: C
16: C
17: B
18: B
19: A
20: B