A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndro...
A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. Não há evidência científica determinando que a síndrome da fibromialgia seja causada pelo trabalho. O tratamento tem como objetivos: o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, a melhora do condicionamento físico e da fadiga e o tratamento específico de desordens associadas. A atitude do paciente é um fator determinante na evolução da doença. Sobre o tratamento farmacológico da síndrome da fibromialgia, analise as afirmativas abaixo.
I. Os corticosteroides não fazem parte do arsenal terapêutico utilizado na síndrome da fibromialgia.
II. A ciclobenzaprina, um agente tricíclico com estrutura similar à da amitriptilina, é uma droga que não apresenta efeitos antidepressivos, sendo utilizada como miorrelaxante, e possui eficácia e tolerabilidade superior à amitriptilina.
III. A fluoxetina, quando usada em conjunto com um derivado tricíclico, pode amplificar a ação deste no alívio da dor e do sono e no bem-estar global.
IV. O tratamento com hormônio de crescimento recombinante pode ser útil no alívio dos sintomas de pacientes com síndrome da fibromialgia.
Estão corretas apenas as afirmativas