Questões de Concurso Militar CIAAR 2014 para Primeiro Tenente - Pedagogia
Foram encontradas 30 questões
De acordo com a obra de Romanelli, a educação no Brasil até o início do século XX esteve praticamente abandonada, porque a economia colonial brasileira fundada na grande propriedade, e não na mão de obra escrava, teve implicações de ordem social e políticas profundas. Considerando esta assertiva, analise.
I. A classe dominante era detentora dos meios de conhecimento e de ensino implicando num modelo aristocrático de vida presente na sociedade colonial e, posteriormente, na corte de D. Pedro.
II. As oligarquias do período colonial e monárquico estavam fundamentadas na dominação via controle do saber, caracterizado nestes períodos pelo modelo de pensamento, principalmente da Europa, sendo esta a matriz de aprendizagem escolar introduzida no Brasil.
III. A ABE (Associação Brasileira de Educação) conseguiu realizar várias conferências nacionais de educação e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi publicada.
IV. A incorporação ao modelo de ensino brasileiro dos conceitos europeus foi feita através da obra dos jesuítas favorecendo o aparecimento da unidade básica do sistema de produção, de vida social e do sistema de poder representado pela família patriarcal.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s)
“Existiram fatores fundamentais na formação do modelo educacional brasileiro, ou seja, a organização social e o conteúdo cultural que foi transportado para a colônia, através da formação dos padres da Companhia de Jesus.”
(Romanelli.)
Considerando estes fatores, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Aparece com mais intensidade a predominância de uma minoria de donos de terra e senhores de engenho sobre uma massa de agregados e escravos.
( ) A contribuição para a formação do sistema educacional brasileiro deficitário ocorre pelo conteúdo do ensino jesuíta caracterizado por uma reação contra o pensamento crítico.
( ) O ensino era conservador e sem utilidade prática visível para uma economia fundada na agricultura rudimentar e no trabalho escravo.
( ) A relação entre escola e democracia independe de diferentes aspectos presentes na sociedade.
A prática pedagógica é resultante de uma longa história, praticamente tanto quanto a história da humanidade. Gadotti (2001), em sua obra, faz referências ao pensamento pedagógico como uma necessidade de reflexão em função de determinados fins e objetivos. Considerando a história das ideias pedagógicas, de acordo com o autor, associe as colunas, relacionando os tipos de pensamentos às respectivas afirmativas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Oriental
(2) Grego
(3) Romano
(4) Medieval
( ) Quintiliano defendia o ideal educacional da eloquência perfeita e, em sua famosa obra Instituto Oratória, não se limita à didática e à metodologia da retórica, mas também do talento, das tarefas do educador, do estilo de ensino e de educação, entre outras questões pedagógicas.
( ) Aristóteles era realista na sua concepção educacional e expunha três fatores principais que determinavam o desenvolvimento espiritual do homem: disposição inata, hábito e ensino.
( ) São Tomás de Aquino foi filósofo, teólogo, um dos mais ativos organizadores dos estudos, fundador das escolas superiores e reformador dos programas de ensino.
( ) o traço predominante da educação hebraica era o idealismo religioso. Em todas as
escolas, os estudos eram baseados na bíblia.
“O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. (Gadotti, 2001.)
Considerando o texto dado, assinale a alternativa que apresenta um pensador que não foi iluminista.
Considerando o planejamento como método da práxis pedagógica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O fator decisivo para a significação do planejamento é a percepção por parte do sujeito da necessidade de mudança.
( ) O planejamento é sempre uma hipótese, por isso pode se transformar em algo dogmático.
( ) Para resgatar o lugar na prática escolar, há um elemento fulcral que é o professor se colocar como sujeito do processo educativo.
( ) A análise da possibilidade real de mudança trata-se de uma postura crítica e transformadora que integra dois momentos do planejamento: a análise concreta do presente e a antecipação.