Questões de Concurso Militar CIAAR 2015 para Primeiro Tenente - Serviço Social
Foram encontradas 30 questões
A “idade de ouro” das políticas sociais conhecida como “Welfare State” ou “Estado de Bem-Estar” surgiu com a mudança do desenvolvimento das políticas sociais nos países capitalistas da Europa Ocidental após a primeira grande crise do capital: a depressão de 1929-1932, seguida dos efeitos da Segunda Guerra Mundial, sob a consolidação da convicção sobre a necessidade de Regulação Estatal para seu enfrentamento. A consolidação da convicção supracitada pode compreender alguns fatores como:
I. estabelecimento de políticas keynesianas com vistas a gerar pleno emprego e crescimento econômico num mercado capitalista liberal.
II. instituição de serviços e políticas sociais com vistas a criar demanda e ampliar o mercado de consumo.
III. redução do orçamento social.
IV. amplo acordo entre esquerda e direita, entre capital e trabalho.
V. funcionamento livre e ilimitado do mercado.
Estão corretas apenas as afirmativas
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“O serviço social como profissão situa-se no processo reprodução das relações sociais, fundamentalmente como uma atividade_______________e _____________ no exercício do controle social e na difusão da ideologia da classe_______________entre a classe______________, isto é, na criação de bases______________para o exercício do poder de classe.”
(lamamoto, 1992, “significado social da profissão” - Renovação e Conservadorismo no Serviço Social - ensaios críticos. ”)
Informe se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação às condições concretas em que a prática profissional do Assistente Social se realiza, segundo a análise contida no subtítulo “A Redescoberta das Mediações” (Faleiros, Vicente de Paula - Saber Profissional e Poder Institucional), considerando o seguinte contexto.
Várias pesquisas como as de Eunice Reymão e Maria Luiza de Souza mostram que os assistentes sociais, na prática, confundem os objetivos profissionais e institucionais e essa confusão advém da própria realidade institucional em que se situa o serviço social e da inconsistência teórica da profissão que levou a uma reflexão teórica sobre o trabalho social e a uma retomada de discussão de sua prática. A forma de repensar a prática profissional passou para uma análise das condições concretas em que ela se realiza.
( ) O desenvolvimento do capitalismo tem levado o Assistente Social a incorporar-se em diversas tarefas como um profissional liberal.
( ) A visão humanista fazia o serviço social aparecer como um sacerdócio, uma atividade benevolente e sem o caráter específico determinado pela sua inserção no processo técnico e social do trabalho.
( ) O assalariamento e a venda da força de trabalho do Assistente Social o faz participar em condições objetivas sociais, políticas e econômicas superiores à que se encontra a população com quem trabalha.
( ) A reflexão sobre as condições institucionais vieram mostrar a realidade do serviço social como subordinado no processo decisório.
Indique a opção com a sequência correta.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004, a unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano, denominada __________________________________________________ executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Além disso, atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário e neste sentido é responsável pela oferta do _______________________________________________________ , que é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. A equipe desta unidade deve prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, bem como se articular com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de _________________________________ na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência da unidade, em conexão com outros territórios.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Em “O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional” (lamamoto, 2008), o Assistente Social, atuando na esfera das políticas sociais, das organizações e dos movimentos sociais pode interferir, no âmbito de sua área de competência, para ampliar a ingerência de segmentos da sociedade civil em questões que lhes são concernentes, compartilhando propostas e decisões, contribuindo para romper as “caixas pretas” que guardam em segredo informações que necessitam ser difundidas junto à coletividade. Esse rumo __________________ requer um profissional informado, culto, crítico e competente. Exige romper tanto com o teoricismo estéril, quanto com o pragmatismo, aprisionados no fazer pelo fazer, em alvos e interesses imediatos. Demanda competência, mas não a competência autorizada e permitida, a competência da organização, que dilui o poder como se ele não fosse exercido por ninguém, mas derivasse das “normas” da instituição, da burocracia. O requisito é, ao inverso, uma competência__________________capaz de decifrar a gênese dos processos sociais, suas desigualdades e as estratégias de ação para enfrentá-las. Supõe competência ________________ e fidelidade ao movimento da realidade; competência________________e __________________ que subordine o “como fazer” ao “o que fazer” e este, ao “dever ser”, sem perder de vista seu enraizamento no processo social.
Associe as duas colunas relacionando as metamorfoses ocorridas no mundo do trabalho às suas respectivas características observadas no universo do mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, segundo “Crise Contemporânea e as Metamorfoses no Mundo do Trabalho - In: Adeus ao trabalho?” (Antunes, 2003). Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.
(1) Desproletarização do trabalho industrial
(2) Heterogeneização do trabalho
(3) Subproletarização
(4) Desemprego estrutural
( ) resultado mais brutal observado nessas transformações.
( ) expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado, terceirizado.
( ) pode também se expressar através da crescente incorporação do contingente feminino no mundo operário.
( ) diminuição da classe operária industrial tradicional.
A sequência correta dessa associação é
A Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004, em consonância com o disposto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), capítulo II, seção I, Art. 4º, estabelece os princípios democráticos que a regem e entre eles estão compreendidos.
I. supremacia das exigências de rentabilidade econômica sobre o atendimento às necessidades sociais.
II. direcionamento e segmentação dos direitos sociais, a fim de restringir o destinatário da ação assistencial e definir e segmentar as políticas públicas e sua forma de acesso, de acordo com as peculiaridades e perfil local.
III. respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
IV. igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
V. divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
Estão corretas apenas as afirmativas
lamamoto (2000), em “O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional”, discorre que, para garantir uma sintonia dos serviço social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão “de dentro” do serviço social, prisioneira em seus muros internos. Considerando o contexto acima, os maiores desafios que o Assistente Social vive no presente, podem compreender alguns aspectos como:
I. desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade.
II. construir propostas de trabalho paliativas.
III. construir propostas de trabalho capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
IV. ser um profissional executivo e reacionário.
V. ser um profissional propositivo e não só executivo.
Estão corretas apenas as afirmativas
A Constituição Federal de 1988, capítulo II - dos direitos sociais, Art. 8º, estabelece os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem a melhoria de sua condição social. Considerando os direitos e a legislação supracitada, a associação profissional ou sindical pode compreender algumas definições como:
I. a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, cabe ao sindicato.
II. a assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei.
III. a filiação sindical é obrigatória e compulsória à todas as classes profissionais e trabalhadores urbanos e rurais.
V. a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho é facultativa e vinculada à aceitação das partes envolvidas.
V. o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.
Os aspectos enumerados anteriormente que realmente estão compreendidos pelos desafios que o Assistente Social vive no presente são apenas
A Lei n° 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) estabelece que é obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade pode compreender alguns aspectos como:
I. opinião e expressão.
II. crença e culto religioso.
III. participação na vida familiar e comunitária.
IV. gratuidade integral e incondicional em quaisquer meios de transporte de propriedade pública ou privada de natureza comercial.
V. faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
Os aspectos enumerados anteriormente que realmente estão compreendidos pelo direito à liberdade, de acordo com o Estatuto do Idoso são apenas
Associe as duas colunas relacionando o exercício profissional do assistente social com os direitos, deveres e vedações estabelecidos pela Lei n° 8.662/1993, que regulamenta a profissão e o Código de Ética do/a Assistente Social. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.
(1) Direito
(2) Dever
(3) Vedação
( ) incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
( ) pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.
( ) assinar ou publicar em seu nome trabalhos de terceiros, quando executados sob sua orientação.
( ) aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios do Código de Ética do/a Assistente Social.
A sequência correta dessa associação é
Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A Lei n° 8.662/1993, que regulamenta a profissão e o Código de Ética do/a Assistente Social, descreve entre as vedações, direitos e deveres deste profissional, que é _________________depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional; que é __________________apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania; e que é ___________________ denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os usuários ou profissionais.