Questões de Concurso Militar CIAAR 2016 para Primeiro Tenente - Odontologia Necessidades Especiais
Foram encontradas 30 questões
O conhecimento das hemopatias pelo cirurgião-dentista é de grande importância. Desse modo, associe as duas colunas relacionando corretamente o tipo de hemopatia a sua respectiva doença sanguínea.
HEMOPATIA
(1) Anemias, policitemias e leucemas
(2) Eritroblastose fetal e talassemia
(3) Leucemias e leucopenias
(4) Anemia falciforme, talassemia e eritoblastose fetal
DOENÇA SANGUÍNEA
( ) provocam alteração da cor dos dentes.
( ) acometem alteração do tecido ósseo.
( ) acometem os tecidos moles bucais.
( ) contribuem para a infecção.
A sequência correta dessa classificação é:
“[...] é uma síndrome extrapiramidal induzida pelo uso crônico de antipsicóticos, caracterizada por movimentos involuntários, anormais e repetitivos, localizados principalmente na região de orofaringe, podendo acometer inclusive o sistema respiratório. Há relatos na literatura de luxação da articulação temporomandibular (ATM) em consequência dos espasmos além de causar constrangimento ao paciente.”
(SANTOS, Paulo Sérgio da Silva; SOARES JR, Luiz Alberto Valente. Medicina Bucal: a prática na Odontologia Hospitalar. São Paulo: Santos, 2012.)
O excerto acima diz respeito ao transtorno psiquiátrico
Relacione a coluna da esquerda, que apresenta consequências de interações medicamentosas, com a da direita, que apresenta drogas que podem gerar tais efeitos.
(1) Aumentam os níveis dos benzodiazepínicos
(2) Aumentam os efeitos sedativos dos benzodiazepínicos
( ) Cimetidina.
( ) Fluoxetina.
( ) Depressores neuromusculares.
( ) Analgésicos.
( ) Eritromicina.
A sequência correta dessa classificação é:
Associe os sintomas da esquerda com os efeitos colaterais da direita e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. (Alguns números podem ser utilizados mais de uma vez ou não serem utilizados).
(1) Mucosite oral radioinduzida
(2) Osteorradionecrose
(3) Xerostomia
( ) caracteriza-se pela ulceração da mucosa bucal, resultando desconforto intenso causando dor, incapacidade de se alimentar, deglutir e falar, interferindo na qualidade de vida do paciente.
( ) observa-se aumento da viscosidade salivar, da quantidade de sódio, cálcio, magnésio, cloro e proteína, além da diminuição do pH e da concentração de bicarbonato e imunoglobulinas.
( ) ocorre destruição parcial ou total das glândulas salivares e é relatada nas primeiras semanas da radioterapia com dose entre 2 e 10 Gy em campos cervicofaciais.
( ) há alterações estruturais e funcionais da microvascularização, como endoarterite, trombose e fibrose, com consequente enfraquecimento dos mecanismos de regeneração e/ou reparação tecidual.
( ) os efeitos diretos da irradiação produzem reduções da
celularidade, vascularização e vitalidade, além de danos à
medula óssea e ao periósteo, com diminuição dos números
de osteoblastos e osteócitos.
As alterações do assoalho da órbita e a hipoplasia dos ossos maxilares influem diretamente nas dificuldades encontradas nos processos de reabilitação. A maxila hipoplásica é deficiente e retroposta em relação à base do crânio. A atresia maxilar é proveniente da pouca profundidade do assoalho da órbita e uma verdadeira diminuição no sentido horizontal. A hipertrofia do osso palatal e hipertrofia da mucosa oral são constantes.
(HADDAD, Aida Sabbahg. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. São Paulo: Santos, 2007.)
O excerto acima faz referência à
Avalie as afirmativas abaixo sobre alguns dos aspectos a serem considerados pelo cirurgião-dentista ao atender um paciente com deficiência auditiva.
I. É possível considerar a ausência de relação entre surdez e hipoplasia dental, pois durante o período embrionário, o desenvolvimento do nervo auditivo ocorre depois do desenvolvimento dental.
II. O conhecimento das consequências e implicações psicológicas do deficiente auditivo é muito importante para o cirurgião-dentista, pois associa-se a elas o grau de dependência da criança em relação aos pais.
III. O atendimento odontológico deve ter diretrizes e normatizações bem definidas, devendo-se considerar vários aspectos: os relacionados à inter-relação entre surdez e alterações bucais e dentárias e, os relacionados à forma de atendimento.
IV. O tratamento dental de crianças surdas é muito semelhante àquele realizado em crianças que escutam, e numa primeira consulta, antes da primeira visita do paciente, recomenda-se a realização da anamnese somente com os pais.
Estão corretas as afirmativas