Questões de Concurso Militar CIAAR 2017 para Primeiro Tenente - Fisioterapia
Foram encontradas 30 questões
A paciente C.N.M, 44 anos, portadora de meningioma na medula espinhal (tumor benigno, comum do canal espinhal, em adultos, predominantemente nos segmentos torácicos), foi avaliada pelo fisioterapeuta para iniciar tratamento e apresentou, ao exame físico, déficit na propriocepção consciente e estereognosia.
Com base nas informações do caso clínico descrito, qual o provável local da lesão na medula espinhal?
Uma paciente de 48 anos, gênero feminino, professora, sedentária, com diagnóstico de fasceíte plantar no pé esquerdo há aproximadamente seis meses, confirmado em exame de ultrassonografia, procurou atendimento fisioterápico em um centro de saúde coletiva. A paciente relata que realizou tratamento recentemente e obteve sucesso. Contudo, sentiu falta de orientações para suas práticas diárias, especialmente com o intuito de não ocorrer reincidência álgica.
Dentre as alternativas abaixo marque a que representa as medidas coerentes para a prevenção da fasceíte plantar.
Paciente X.M.N, gênero masculino, 55 anos, praticante amador de natação, foi encaminhado ao serviço de fisioterapia de uma clínica especializada com queixa de dor no ombro direito que irradia para porção média do braço ipsilateral. Segundo informações colhidas, a dor aumenta consideravelmente durante o nado, especialmente quando realizava movimentos nas especialidades crawl e borboleta. O exame de ultrassom denunciou tendão do supraespinhal com área identificável de ruptura parcial. O RX, porém, aponta leve osteoartrose acromioclavicular. Na avaliação física, observou-se no ombro referido: dor durante a flexão e abdução ativa, diminuição de amplitude de movimento (ADM) para rotação interna (por encurtamento muscular), diminuição de força muscular (FM) dos rotadores externos, diminuição de FM dos estabilizadores da escápula e positividade nos testes Neer, Yocun e Jobe.
Considerando as informações contidas no caso clínico descrito acima, indique a alternativa que contemple o plano de tratamento fisioterapêutico mais adequado. E que seja coerente com os objetivos inferidos do quadro apresentado.
A Capsulite Adesiva do Ombro (CAO) é caracterizada por um quadro de dor intensa que pode ocasionar limitação funcional. Consiste em uma condição de dor e limitação de mobilidade da articulação glenoumeral, com uma rigidez dolorosa em razão da presença de aderências fibrosas na bolsa serosa subacromial. Considerando que se trata de uma condição de saúde prevalente da população mundial, justifica-se o conhecimento dos aspectos relacionados ao seu tratamento.
Sobre o tratamento conservador da CAO, é incorreto afirmar que
Associe as duas colunas relacionando os músculos com suas respectivas ações.
Músculos
( 1 ) Palmar longo
( 2 ) Braquial
( 3 ) Subscapular
( 4 ) Infraespinhal
( 5 ) Deltóide
Ação
( ) Flexão do punho.
( ) Rotação medial do ombro.
( ) Flexão do antebraço.
( ) Abdução do ombro.
( ) Rotação lateral do ombro.
A sequência correta dessa associação é
A termoterapia é um dos procedimentos mais antigos na prática da reabilitação física. Seus efeitos incluem vasodilatação, melhora do metabolismo e circulação local, relaxamento muscular, aumento do limiar de dor, redução da rigidez articular, aumento da extensibilidade do tecido colágeno e alívio do espasmo muscular. Contudo, existem diversas formas de transferência de calor que podem ser classificadas.
Relacione as formas de transferências de calor aos respectivos recursos.
Formas de transferência
(1) Condução
(2) Conversão
(3) Convecção
(4) Radiação térmica
Recursos
( ) Infravermelho
( ) Compressas quentes
( ) Ultrassom
( ) Turbilhão (Fluidoterapia)
A sequência correta da associação é
O paciente V.M.A, sexo masculino, 39 anos, sofreu entorse de tornozelo direito durante uma partida de futebol. Procurou atendimento ortopédico no mesmo dia e, no dia seguinte, foi encaminhado a um serviço de fisioterapia esportiva. Na avaliação, o fisioterapeuta observou: dor e edema no compartimento lateral do tornozelo avaliado. Além disso, o paciente apresentava marcha claudicante.
Marque a afirmativa que representa a medida correta no que tange aos objetivos de controle do quadro álgico e edema.
Dentre as principais causas de amputações de membros inferiores, destacam-se os processos vasculares, neuropáticos, traumáticos, tumorais, infecciosos, congênitos e iatrogênicos. Entre as amputações realizadas nos membros inferiores, a maioria ocorre em pacientes idosos e são decorrentes de isquemia, consequências de doenças vasculares.
As seguintes afirmativas referem-se ao enfaixamento compressivo do membro residual (coto) na reabilitação do paciente amputado.
I. Além de reduzir o edema, protege a pele de traumas e previne a estase venosa.
II. Além de reduzir o edema, diminui o desconforto causado pela formação de neuromas, dor e sensação de membro fantasma.
III.Deve ser realizado por meio de faixas elásticas e, em hipótese alguma, causar desconforto ao paciente; além de ser realizado de acordo com a técnica específica de enfaixamento, em formato de oito ou espiral, de distal para proximal, com maior pressão proximal.
IV. Deve ser realizado por meio de faixas elásticas e, em hipótese alguma, causar desconforto ao paciente. Desta maneira, a pressão não poderá variar em todo o trajeto do coto de amputação.
Está correto apenas o que se afirma em
Considerando o estudo das alavancas no campo da biomecânica, analise as afirmativas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Os três elementos das alavancas mecânicas são o eixo e as forças de resistência e de movimento. A distância perpendicular do eixo à linha de ação da resistência é o braço de resistência; já a distância perpendicular da força de movimento ao eixo é o braço de força.
( ) As alavancas de primeira classe são chamadas de interfixas, pois o eixo do movimento está no meio. Um exemplo no corpo humano seria a articulação atlanto-occipital, em que o peso da cabeça é equilibrado pela musculatura extensora do pescoço.
( ) As alavancas de segunda classe são chamadas de interresistentes e são as mais comuns no corpo humano, nas quais o ponto de aplicação da resistência encontra-se entre a força e o eixo.
( ) As alavancas de terceira classe são chamadas de interpotentes, nas quais o ponto de aplicação da força é entre a resistência e o eixo. Nesse tipo de alavanca, o braço de força é sempre mais longo do que o braço de resistência.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, mais comum em mulheres, caracterizada por poliartrite simétrica, principalmente das mãos, associada à rigidez matinal e fadiga. As articulações dos dedos das mãos podem estar aumentadas de tamanho devido ao edema local, sendo dolorosas à palpação e durante o arco de movimento. Uma das deformidades dos dedos das mãos que podem ocorrer na artrite reumatóide é a posição em flexão das articulações interfalangeanas proximais, combinada com uma extensão das articulações interfalangeanas distais.
Essa incidência representa a deformidade em
A patela é um osso sesamoide que se articula com a fossa intercondilar na face anterior distal do fêmur, estando conectada à tíbia pelo ligamento patelar. O desalinhamento e os problemas de amplitude da patela podem ocorrer na prática esportiva e são causados por diversos fatores que podem ou não estar relacionados.
Dentre as afirmativas abaixo, marque a que representa uma relação entre o mecanismo causador e o respectivo desalinhamento ou problema de amplitude da patela.
A osteoartrite é uma desordem articular que leva ao envolvimento global da articulação (osso subcondral, ligamentos, cápsula articular, membrana sinovial e músculos periarticulares). Trata-se de uma condição muito comum após a quarta década de vida, apesar de nem sempre apresentar sintomas quando presente. Para o tratamento, o fisioterapeuta deve considerar medidas físicas para alívio da dor, terapia manual e alongamento muscular para aumento da mobilidade articular e fortalecimento para melhora da função muscular.
Marque a alternativa correta com relação aos exercícios de fortalecimento muscular para pacientes com osteoartrite.
Cabe ao fisioterapeuta a avaliação do estado funcional e o nível de atividade do indivíduo. A fim de obter um diagnóstico da funcionalidade, são necessários conhecimentos acerca de instrumentos objetivos e subjetivos de medida. Posto isto, identifique abaixo se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Nos testes realizados para determinação da capacidade de execução de atividades devem ser consideradas as condições e o cenário mais próximo ao ambiente real de vida do indivíduo.
( ) A Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento com 18 itens de mensuração da função física do estado funcional, podendo ser considerada menos abrangente que as escalas de Barthel e Katz.
( ) A independência funcional é inversamente proporcional à assistência requerida.
( ) Modelos da Classificação Internacional de Funcionalidade e de Nagi são igualmente importantes ao modelo biomédico na compreensão das limitações funcionais.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
A avaliação de tônus muscular compõe o exame detalhado do sistema musculoesquelético, sendo mais relevante em afecções do sistema nervoso. Assim, avalie as afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A presença de rigidez tipo cano de chumbo é compatível com síndromes extrapiramidais.
( ) Em lesões de neurônio motor superior são comuns hiper-reflexia e rigidez velocidade-dependente.
( ) Hipertonia com descorticação é indicativa de lesão no trato corticospinhal no tronco encefálico.
( ) Lesões de neurônio motor inferior geralmente apresentam hipotonia e ausência de clônus.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
As técnicas fisioterapêuticas direcionadas para as disfunções respiratórias são valiosas desde que adequadamente indicadas e executadas.
O Ciclo Ativo das Técnicas Respiratórias é definido como
Observe atentamente a frase abaixo:
Em posição ortostática e parada, as pressões venosas na parte inferior dos membros inferiores aumentam para +90cm H2O. O aumento da pressão nos capilares provoca extravasamento de líquido para fora do sistema circulatório.
Qual análise está adequada em relação à fisiopatologia cardiovascular?