Questões de Concurso Militar CIAAR 2018 para Primeiro Tenente - Fisioterapia
Foram encontradas 30 questões
Existem várias maneiras de classificar os ossos e uma das mais utilizadas refere-se à forma, considerando as relações entre as suas dimensões lineares como comprimento, largura e espessura.
Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que representa corretamente um exemplo de osso curto.
A locomoção bípede, denominada de marcha, é uma tarefa funcional que exige interações complexas e coordenação entre grande parte das articulações do corpo, especialmente dos membros inferiores. Trata-se de uma atividade cíclica que é relativamente simétrica em relação aos movimentos angulares das grandes articulações, padrões de ativação do músculo e descarga de peso nos membros inferiores.
Considerando os movimentos que ocorrem no quadril, joelho e complexo tornozelo-pé durante a marcha, analise as seguintes afirmativas.
I. Durante a marcha o movimento da articulação coxofemural é triaxial, com a flexo-extensão ocorrendo ao redor do eixo mediolateral, a adução-abdução ao redor do eixo anteroposterior e a rotação medial-lateral em torno do eixo longitudinal.
II. O movimento do tornozelo é restringido pelas limitações morfológicas da articulação talocrural, possibilitando assim apenas os movimentos de flexão plantar e dorsiflexão.
III. Durante a marcha a articulação do joelho permite apenas um grau de liberdade de rotação angular. O movimento primário de flexo-extensão do joelho ocorre em torno de um eixo anteroposterior.
Está correto o que se afirma em
A síndrome dolorosa femoropatelar é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais prevalente em mulheres e indivíduos com grau de treinamento mais elevado.
Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre aspectos a serem observados na avaliação e tratamento da síndrome dolorosa femoropatelar.
( ) Se o músculo Vasto Medial Oblíquo (VMO) estiver enfraquecido, a extensão final do joelho estará comprometida, pois sem o VMO atuando como estabilizador patelar, o torque de tensão gerado pelas demais porções do quadríceps não estará sendo aplicado por mecanismo palelofemural eficiente.
( ) Em indivíduos com problemas no mecanismo extensor, as atividades de fortalecimento muscular em cadeia cinética aberta para o quadril são mais seguras de 120° a 90° e de 10° a 0° , enquanto que as atividades em cadeia cinética fechada são mais seguras a 90° .
( ) O encurtamento do retináculo lateral pode afetar a ativação do VMO se o mesmo estiver em posição alongada, mantida pelo deslizamento lateral da patela. Isso acarretará em incapacidade dessa musculatura em absorver cargas, devido a mudanças na proporção comprimento-tensão.
( ) Na literatura existe uma suposição de que quanto menor for o ângulo Q maior será o momento lateral sobre a patela, pois existe correlação direta entre a incidência de síndrome dolorosa femoropatelar e tal alteração na medida do ângulo Q.
A seguir, marque a alternativa com a sequência correta.
As lesões do Manguito Rotador (MR) constituem uma causa frequente de dor no ombro em pessoas das mais variadas faixas etárias. Essa condição patológica representa uma variedade de doenças, que pode ser desde uma tendinite aguda reversível até uma lesão envolvendo todos os seus componentes. Quanto ao tratamento, pode ocorrer com base em um modelo conservador até um procedimento cirúrgico. Nesse último caso, o procedimento deve ocorrer o mais breve possível, de forma a não agravar a lesão, pois a possibilidade de retração tendinosa existe e isso pode dificultar o acesso cirúrgico. A reparação cirúrgica para reparos do MR baseia-se na dimensão da ruptura, na idade, no nível de atividade do paciente e no grau da função e dor. Após cirurgia, a indicação da fisioterapia deve ter objetivos bem traçados, considerando sempre a fase pós operatória, o tipo de procedimento cirúrgico e a condição física do indivíduo a ser tratado.
Considerando um indivíduo atleta recreacional ativo, no pós-operatório do MR do ombro (reparo miniaberto) e que se encontra na fase de proteção máxima, uma atividade considerada contraindicada absoluta nessa fase são os exercícios
As seguintes afirmativas referem-se ao sistema digestório.
I. O esôfago é um tubo muscular que segue a faringe e é continuado pelo estômago, sendo dividido em três porções: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda a maior das partes.
II. O estômago é uma dilatação do canal alimentar que se segue ao esôfago e continua no intestino. Está situado logo abaixo do diafragma, com sua maior porção a direita do plano mediano.
III. Depois do fígado, o pâncreas é a glândula anexa mais volumosa do sistema digestório. Situa-se posteriormente ao estômago em posição retroperitoneal, estando fixada à parede abdominal posterior.
Está correto o que se afirma em
Síndromes são uma coleção de sinais e sintomas que ocorrem concomitantemente, porém, não indicam uma etiologia específica. As síndromes medulares espinhais indicam a localização de uma lesão, mas não apontam sua etiologia que pode ser traumática ou causada por tumores.
Associe as colunas relacionando as síndromes medulares com suas respectivas repercussões.
SÍNDROMES MEDULARES
(1) Síndrome de Brown-séquard
(2) Síndrome da cauda equina
(3) Síndrome medular central
(4) Síndrome medular anterior
REPERCUSSÕES
( ) Interfere nas sensações de dor e temperatura e no controle motor, mas preserva propriocepção e tato discriminativo.
( ) Com lesão pequena há perda das informações de dor e temperatura no nível da lesão; já para as lesões maiores acometem, além disso, a função motora dos membros superiores
( ) Abaixo do nível há perda ipsilateral do controle motor voluntário, da propriocepção consciente e do trato discriminativo.
( ) Causa alterações sensoriais e paralisia flácida ou paralisia dos músculos dos membros inferiores, intestino e bexiga.
A sequência correta dessa associação é
O fisioterapeuta realiza avaliação em um paciente de 72 anos de idade, gênero masculino, após episódio de Acidente Vascular Encefálico (AVE) há dez dias. O paciente encontra-se com hemiparesia total a direita, restrito ao leito, e completamente dependente para Atividades de Vida Diária (AVDs).
Sobre o posicionamento do leito do paciente durante a fase adulta, considerando a fase de evolução da patologia e o quadro em que ele se encontra, é correto afirmar que deitar o paciente
O Ultrassom Terapêutico (UST) é um recurso comumente aplicado nos distúrbios do sistema músculo-esquelético. Trata-se de uma onda com frequência maior que 20.000 ciclos por segundo (Hertz- Hz). Tal fenômeno ocorre aplicando-se uma corrente elétrica alternada de alta frequência ao cristal do transdutor de uma unidade de ultrassom.
Acerca do efeito térmico gerado pelo UST, é correto afirmar que
A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada pela perda gradual de massa óssea, causando enfraquecimento ósseo por deteriorização da microarquitetura tecidual, ocasionando fragilidade e maior risco de fraturas. O diagnóstico da osteoporose é realizado por meio do exame de densitometria que possibilita avaliar a densidade mineral óssea comparando valores de referência preestabelecidos. A partir da análise desses valores a perda óssea é classificada em osteopenia e osteoporose.
Considerando um indivíduo com quadro de osteopenia, a orientação recomendada no que se refere ao controle desse quadro, especialmente objetivando evitar evolução da patologia, é
Analise as afirmativas a seguir.
I - A fisioterapia é muito importante no tratamento do paciente amputado, contando com recursos que ajudam na redução de sintomas indesejáveis como edema e dor. Contudo, após a cirurgia de amputação do membro inferior pode desenvolver o segundo tipo mais comum de dor no coto que é denominada dor neurogênica.
PORQUE
II - A formação de um neuroma no local onde o nervo foi seccionado pode ocorrer durante a cirurgia de amputação.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que
A Massagem Friccional Transversa (MFT), técnica criada por Cyriax, pode ser definida como uma técnica de movimento transverso sobre as estruturas lesionadas, tendo como princípio básico o realinhamento dos tecidos moles após lesão músculo-tendineo-ligamentar. É uma técnica bastante utilizada na reabilitação esportiva e consiste na aplicação de uma fricção digital sobre o sítio da lesão e no sentido transverso das fibras lesionadas, devendo ser realizada com uma amplitude que abranja toda estrutura lesada.
Com base nos efeitos terapêuticos da MFT, analise as seguintes afirmativas.
I. A fricção longitudinal em uma área diminui o fluxo sanguíneo e aumenta o fluxo linfático, que, por sua vez, remove os subprodutos químicos irritantes da inflamação. Concomitantemente, o fluxo sanguíneo diminuido reduz, também, a congestão venosa, sendo eficaz no controle do edema.
II. Estimula os mecanorreceptores do Tipo I e II, gerando anestesia pré-sinaptica. No entanto, se as fricções forem muito vigorosas no estágio agudo, o estímulo dos nociceptores irá sobrepor ao efeito dos mecanorreceptores, elevando a dor.
III. Auxilia na orientação do colágeno nas linhas apropriadas de tensão, contribuindo também para a hipertrofia do novo colágeno. A aplicação leve deve ocorrer em estágios iniciais das lesões subagudas, com intuito de não danificar o tecido de granulação.
Está correto o que se afirma em
O Torcicolo Congênito (TC) é definido como uma contratura unilateral do músculo esternocleidomastoideo que, em geral, se manifesta no período neonatal ou em lactentes. O diagnóstico é clínico, considerando as limitações nos movimentos do pescoço, a elevação do ombro no lado contraturado e a posição da cabeça em inclinação ipsilateral e rotação contralateral. O tratamento fisioterapeutico deve ser o mais precoce possível e deve ter participação efetiva dos pais.
Tomando como base os procedimentos adotados para o tratamento fisioterapêutico do TC e algumas precauções importantes durante tais procedimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. A técnica passiva do alongamento do músculo esternocleidomastóideo, nos casos de TC, pode ser realizada apenas com flexão lateral da cabeça na direção ao ombro contralateral ou com associação de flexão lateral isilateral com a rotação contralateral.
II. O alongamento não deve ser levado até o ponto da criança ficar cianótica. Em algumas situações um nódulo volumoso do músculo esternocleidomastóideo pode comprimir os vasos sanguíneos do pescoço durante o alongamento com associação da rotação, podendo provocar dor e cianose.
III. O fisioterapeura deve estimular a participação efetiva dos pais, ensinando como alongar o músculo e como incentivar os movimentos necessários para tanto. É importante que os pais demonstrem o alongamento e os exercícios em toda ocasião que estiverem com o fisioterapeuta, até haver certeza de que os fazem com habilidade.
Está correto o que se afirma em
A lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM) é comum nos esportes, especialmente na prática do futebol. Esse tipo de lesão pode ser graduada em três graus (I, II e III), sendo que o tratamento fisioterapêutico deve ser orientado com relação ao grau da lesão e a fase da reabilitação, que também deve ser conduzida seguindo três etapas gerais, conforme o tempo de tratamento e condição do paciente. Tais etapas são descritas em fase I ou inicial; fase II ou intermediária; e fase III ou avançada (de retorno seguro à atividade).
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a reabilitação nas lesões graus I e II de LCM.
( ) A fase I de reabilitação deve enfocar o controle da inflamação e a restauração da amplitude de movimento normal.
( ) Durante a fase II o paciente deve progredir para exercícios de força muscular (FM) e propriocepção, com os exercícios de FM incluindo atividades em cadeia cinética aberta isoladas e em cadeia cinética fechada funcionais.
( ) Durante a fase II os exercícios em cadeia cinética fechada pode incluir flexão de joelho em 1/4, subida de degraus, extensão do quadril e joelho e elevação da panturrilha.
( ) Durante a fase II os exercícios para equilíbrio e propriocepção podem incluir a tábua de equilíbrio. No entanto, o condicionamento cardiovascular somente deve ocorrer na fase III, com utilização da bicicleta estacionária por 10 a 30 minutos.
Marque a alternativa com a sequência correta.
As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada (subcutânea) é quando não ocorre o rompimento da pele; já a exposta (aberta) é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto. Por existir maior possibilidade de infecção, a fratura exposta é considerada de maior gravidade.
Além dessa classificação, as fraturas podem ser descritas pelo tipo de solução de continuidade ou ruptura do osso, sendo muito comum em ossos longos de crianças um tipo denominada incompleta, onde parte da cortical óssea é sempre mantida.
Qual é o tipo de fratura apresentada acima?
Durante um treino e como resultado de um trauma direto da mão fechada na face do lutador oponente, um pugilista (boxeador) sofreu fratura do colo do quinto metacarpo da mão direita. Após período adequado de imobilização, com consolidação comprovada (tratamento conservador), foi liberado para a fisioterapia e apresentou como principal restrição a amplitute de movimento para extensão da articulação metacarpofalangena ipsilateralmente a lesão.
Considerando apenas o déficit apresentado e a técnica de mobilização articular de Maitland, a direção correta da mobilização a ser realizada é o deslizamento
O quadro de glicosúria pode ocorrer em pacientes diabéticos. Esta é uma doença potencialmente grave que requer um tratamento continuado. Os fisioterapeutas são profissionais capacitados para reconhecer alterações desencadeadas pela patologia em indivíduos que têm distúrbios à fisiologia normal.
Acerca do sistema endócrino, é correto afirmar que a(o)
A reabilitação visa restaurar o mais alto grau de independência funcional de um indivíduo. Nesse processo, grandes esforços estão destinados à busca de uma deambulação eficiente e com menor nível de assistência possível. A adequada avaliação da marcha humana é uma competência dos fisioterapeutas.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a marcha humana.
( ) Ao se dividir o ciclo da marcha em duas fases, nota-se que a fase de apoio é constituída de um intervalo comparativamente menor em relação à fase de balanço, levando em consideração um membro inferior de referência.
( ) Na fase de apoio, o quadríceps inicialmente auxilia na manutenção do joelho em extensão e posteriormente executa uma contração concêntrica para opôr o momento flexor do joelho e controlar o grau de sua flexão.
( ) Em caso de fraqueza de glúteo médio, pode ocorrer inclinação lateral compensatória do tronco. Um glúteo médio insuficiente para esta função no lado do apoio não impede o desnivelamento pélvico para o lado do balanço.
( ) Na fase de balanço, o movimento de dorsiflexão impede o arrastar dos dedos. Em caso de falha dos músculos dorsiflexores, pode ocorrer flexão plantar contralateral compensatória.
A seguir, marque a alternativa com a sequência correta.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), tem por objetivo fornecer uma linguagem comum para a descrição da saúde, dos constructos de funcionalidade e incapacidade e estados relacionados.
I - ACIF pertence à “família” das classificações internacionais de referência desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aplicação em vários aspectos da saúde. A família de classificações internacionais da OMS proporciona um sistema de codificação. De modo complementar à CIF, preconiza-se o uso da classificação CID.
PORQUE
II - A funcionalidade e a incapacidade de uma pessoa são concebidas como uma interação dinâmica entre os estados de saúde (como doenças, perturbações e lesões) e os fatores contextuais, sendo que no caso desses últimos relativos ao contexto de vida não há quaisquer codificações previstas pela CIF.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que
Um homem de 45 anos, diabético, amputado transtibial à esquerda, deambula com prótese e sem dispositivos auxiliares, apresenta dificuldade para deslocar-se a pé pela cidade em que reside pelo relevo e falta das devidas construções urbanas e necessita sempre do acompanhamento de sua esposa.
Sobre a interpretação do caso clínico, considerando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), é incorreto afirmar que
Paciente do sexo feminino, 48 anos, em internação hospitalar por pneumonia comunitária. Tosse improdutiva e eficaz. Ausculta pulmonar evidencia redução de sons respiratórios em hemitórax esquerdo, sem ruídos adventícios. Em tratamento medicamentoso com antibioticoterapia. Sem histórico de tabagismo ou doenças pulmonares prévias.
Qual técnica de fisioterapia respiratória e qual posicionamento para sua execução estão indicados?